Observatório Alviverde

07/09/2019

GOIÁS X PALMEIRAS ÁS 21 HORAS EM GOIÂNIA. PORQUE ESTOU COM MEDO DESSE JOGO!


Apesar da redução da pena, Felipe Melo está suspenso e fora do jogo da estreia de Mano Meneses esta noite contra o Goiás.

A falta que faz esse jogador é imensa haja vista que o Palmeiras não dispõe de um reserva a altura para por em campo.

Thiago Santos, esforçado, aplicado, diligente e sempre útil no esquema tenta suprir as seguidas ausências de Melo mas, ao menos até ontem, sempre esteve longe de consegui-lo. 

E não consegue porque Thiago, além de limitado tecnicamente,  é um volante exclusivo de destruição, dotado apenas de capacidade física e resistência, sem intimidade com a bola. 

Ele consegue substituir Felipe às vezes até com vantagem na marcação, mas fica muito longe do titular por sua reduzida capacidade de saída de bola, lançamentos, construção de jogadas e artilharia.

Não tenho nenhum receio de afirmar, também, que Thiago está bem longe de poder substituir Melo à altura naquilo que ele sabe fazer melhor, isto é, na liderança, no toque de bola e na capacidade de fazer o time atuar com harmonia e, sobretudo, com ritmo.

Muito se falou da derrota e da consequente desclassificação do Palmeiras na Libertadores em todas as rádios, tvs, jornais, revistas e até na WEB e e os argumentos não tiveram limites.

De Gagliotte a Mattos, passando pela neutralidade do Pacaembu, pela arbitragem ruim, pela escalação equivocada do time, tanto e quanto pelas péssimas alterações de Felipão e até pela ação inescrupulosa da uniformizada bandida que mina o Palmeiras jogo a jogo, tudo foi abordado pela torcida e pela mídia, exceto o fato maior e desencadeador da derrota para o Grêmio, a ausência de Felipe Melo!

Eu não tenho nenhuma dúvida de que o fator preponderante da debacle palmeirense e da consequente desclassificação na Libertadores foi a ausência do melhor entre todos os jogadores palmeirenses da atualidade, o irascível, o incontível e controvertido Felipe Melo um craque que faz a diferença e cuja ausência teria de ser muito sentida. Foi!

Digam todos o que disserem ainda que venham de encontro, isto é, em rota de colisão com a minha tese que mesmo sem concordar eu os aceitarei e respeitarei. 

Espero, porém, que a recíproca seja verdadeira em relação a este velho escriba que ousa escrever isto:

"Ainda que sem o espírito de luta e o esforço de Thiago Santos, (O Palmeiras teve isto), mas com o talento de Felipe Melo (o Palmeiras não o teve no jogo decisivo da Libertadores) eu cravo que o Verdão não teria -definitivamente- perdido a classificação para o Grêmio.

Da mesma forma, agora fica fácil culpar Melo pela expulsão que sofreu no primeiro jogo em Porto Alegre, quando o Verdão derrotou os gaúchos na casa deles por 1x0. 

As reclamações contra a arbitragem foram poucas em face da vitória fora de casa que minimizaram o trabalho do soprador de apitos argentino Patrício Loustau que exagerou na expulsão do palmeirense. 

Na prática a expulsão ocorreu (muito mais) por conta da imagem que a mídia criou em relação a Melo, imagem essa que há muito tempo já transcende -também- as fronteiras nacionais.

É claro, é óbvio que todos sabemos que Melo não é nenhum santo, embora não seja o demônio que a mídia curicano-bambi-sereia tenta pintar. Muito longe disto!

Indo além, não tenho nenhum receio em afirmar que faltam, às vezes, ao jogador palmeirense, cálculo, inteligência, leitura de jogo e presença de espírito quando ele está em campo e exagera.

Estupidamente e não se sabe a título de que, ele insiste nas reclamações, irrita os árbitros e é habitualmente castigado com desnecessários cartões amarelos à beira de expulsões estúpidas e desnecessárias. Seria excepcional se ele parasse com essas bobagens comportamentais.

Da mesma forma Melo exagera no chamado jogo de risco, em que entra desnecessariamente de maneira muito forte sobre os adversários em jogadas mortas em que não há necessidade de que ele prevaleça fisicamente e a todo o custo sobre eles agredindoós ou colocando-os em risco. 

Reconheço, sim, que "ele" melhorou muito em relação à época em que chegou, mas ainda está indo mal nesse quesito.

A ausência de Felipe Melo, sem um substituto à altura no elenco palmeirense, foi, em meu entendimento, o fator determinante da eliminação do Verdão das semifinais da Libertadores. 

A diferença entre ele e seu substituto imediato, Thiago Santos, reconheça-se, é imensa, abissal, incalculável e a ausência de Melo esta noite em Goiânia é o fator que mais me preocupa em relação a esse jogo.

A presença de Tiago à frente da zaga (se ocorrer) traz-me a segurança de uma defesa firme, mas não me dá a garantia daquele "plus" de que o time terá um ataque letal.

Com Felipe Melo no time eu me atreveria a cravar que a vitória do Palmeiras estava garantida, mas sem ele e com Thiago Santos na "volância" já não tenho tanta certeza e convicção.

O que você espera do jogo desta noite?

Acredita que mesmo sem Felipe Melo o Palmeiras possa vencer?

COMENTE COMENTE COMENTE