Observatório Alviverde

06/10/2019

ESTE BLOGUEIRO PREVIU O TROPEÇO DO PALMEIRAS. O CULPADO DESTA VEZ FOI MANO MENEZES!


ESCRITO AO FINAL DO 1º TEMPO

Quem está perdendo o jogo é Mano Menezes.

Conforme antecipamos, ele sabia que o Galo jogaria fechado com cinco na defesa.

Ainda assim escalou Lucas Lima e insistiu com Borja.
 
Lucas Lima é jogador para atuar mais à frente sem responsabilidade de marcar.

Borja não deveria, sequer, ter sido escalado.

Mano insistiu em manter o time de bola comprida ainda que sabendo que não havia espaços.

Era jogo pra ser levado à base da paciência e do toque de bola.

Há (faz tempo) um buraco à frente de Marcos Rocha.

Bruno Henrique deveria ocupar o setor e voltar para marcar.  Ele tenta fazê-lo sem conseguir.

Borja e Lucas Lima deveriam marcar a saída de bola atleticana e não conseguem.

Se não houver uma mudança drástica em relação a essas duas peças vai ser difícil a virada.

Mesmo sem elas, convenhamos, será igualmente difícil.

Em todo o caso, vamos torcer e acreditar.

Deixe sua opinião até que fique pronta a postagem final.

O 2º TEMPO

Meus amigos...

A síntese do jogo, modéstia à parte, antecipei no comentário acima feito no intervalo do jogo.

Tudo o que aconteceu na etapa complementar, até o desastroso empate,  passou pelas escalações equivocadas de Lucas Lima e, sobretudo, de Borja. Culpa, claro, do Sr. Mano Menezes.

Será que o esclarecido Mano, profissional de elevado QI e muito acima da média de 90% dos atuais técnicos do futebol brasileiro, ainda não conseguiu perceber que Borja, apesar da seriedade, do esforço, do empenho e do espírito de luta que evidencia, é um atleta incompatível com o apuro técnico do time e a grandeza do (clube) Palmeiras?

Jogaria, Borja, pelo que apresentou no Verdão desde que foi contratado,  em um time como a Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão ou outro desse naipe? 

Seria, ele, titular nesses clubes? 

D-U-V-I-D-O!

Estaria, Borja, sendo utilizado para que o Palmeiras não perdesse tanto dinheiro desperdiçado na compra de um jogador abaixo da linha mediana?

Matos tem de por na cabeça que esse investimento foi frustrado e que a frustração, nessa circunstância,  é irreversível. Não adianta insistir. Se Felipão não conseguiu recuperá-lo, quem poderá fazê-lo? 

Mano até tem tentado mas duvido que irá consegui-lo e se for realmente inteligente só escalará o colombiano em caso de extrema necessidade. 

A propósito, alguém tem notícia de Henrique, o Ceifador? 

Ou ele veio da Europa apenas para que o Palmeiras pagasse-lhe o salário e tratasse e curasse a sua lesão até o fim do empréstimo, previsto para o fim do ano? Quanta irresponsabilidade!

Da mesma maneira, será que Mano ainda não percebeu que Lucas Lima tem mais nome do que bola? 

Do ponto de vista individual e da habilidade -reconheço- é um bom jogador, mas se antes eu tinha alguma dúvida, hoje tenho a certeza de que LL não tem a menor capacidade para entrar no time como titular, correr o campo todo e exercer as impositivas tarefas de marcação!

Trata-se de um atleta que só consegue render,  se desempenhar, exclusivamente, tarefas que não exijam força física excessiva ou aquelas que o forcem a correr atrás de adversários para ajudar a marcar.  

Para render o que rendia em seu tempo de Santos teria de jogar livre e desobrigado de marcar!
Mas existe isto no futebol de hoje? 

A conclusão a que se chega é a de que Lucas Lima tem de jogar apenas quando as circunstâncias do jogo sejam favoráveis a sua forma de atuar e, por causa disso, já concluí, também, que o seu lugar tem de ser no banco de reservas.

Aliás, se ele disputa a titularidade com Scarpa, será que ainda não deu para que Mano verificasse que o rendimento do jovem meia que veio do FLU é anos luz superior ao de Lucas Lima?

A minha conclusão acerca das escalações intempestivas desses dois jogadores (LL e Borja) é que Mano deve ter atendido algum pedido especial de Matos.

Mattos deve estar incomodado com o fato de Borja e Lucas Lima, contratados a peso de ouro, estarem (faz tempo) deixando a desejar, sem render o que deles o Palmeiras precisa e necessita.

Mas Mattos, para que sejamos honestos, em teoria não errou nessas duas contratações, conquanto tenha errado na maior parte das outras.

Quando Borja foi adquirido junto ao Nacional de Medellin era um expoente do futebol sul-americano e considerado o melhor centroavante do continente.

Lucas Lima, no Santos era tido, até vir para o Palmeiras, como um jogador desequilibrante que cansou de liquidar o Verdão em muitos clássicos com o time praiano, realizando partidas memoráveis.

Aqueles que gostam de criticar pelo simples prazer de criticar e adoram meter a boca, xingar  e ofender desbragadamente (como são atrasados espiritualmente) os atletas sem a menor compostura ou educação, se forem honestos hão de reconhecer o acerto de Mattos nessas duas aquisições que, em teoria, na época em que ocorreram foram excelentes, mas que, na prática, tempos depois, revelaram-se infrutíferas.

Eu mesmo me entusiasmei com essas contratações e quero registrar que o grande erro, no que respeita à contratação de um meia armador categorizado (a maior carência, hoje, do time palmeirense) o erro não foi de Mattos mas de Felipão.

Mattos tentou encontrar esse atleta quando contratou Lucas Lima que parece ter esquecido seu brilhante futebol no Santos e Felipão quando do fechamento do ciclo de contratações jamais colocou como prioritária a contratação de um meia de ligação categorizado e desequilibrante.

DADOS TÉCNICOS:
PALMEIRAS 1×1 ATLÉTICO-MG
Data: 06/10/2019, domingo
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Horário: 16 horas (de Brasília)
Público: 32.659 pessoas
Renda: R$ 2.052.902,35
Árbitro: Rafael Traci (SC) Prejudicou demais o Palmeiras, NOTA 5
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Alex dos Santos (SC) Ambos bem. NOTA 7
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ) Pouco trabalho NOTA 7.
Cartões amarelos: 
 Gustavo Gómez, Deyverson e Dudu (PAL). 
Luan, Leonardo Silva, Di Santo e Cleiton (CAM)
GOLS:
ATLÉTICO-MG: Nathan, aos 47 minutos do 1°T.
PALMEIRAS: Dudu, aos 37 minutos do 2ºT.

Escalações:
Técnico: Rodrigo Santana
ESCALAÇÃO E NOTAS

PALMEIRAS: 
 
Weverton:
Salvou o time com duas grandes defesas Evitou um placar maior no primeiro tempo.
NOTA 7.

Marcos Rocha:
Sobrecarregado. Faltou o primeiro combate em seu setor. Responsabilidade de B.Henrique e de Lucas Lima que não fecharam o setor. Esteve melhor no 2º tempo.
NOTA 6. 

Gómez:
Falhou no gol de Nathan, mas, de um modo geral, esteve bem. 

NOTA 6.
 

Vitor Hugo:  Ainda se entrosando e se adaptando, só se firmou no 2º tempo.NOTA 6.

Diogo Barbosa:

Seguro na marcação mas entre apoiar mais ou cumprir as determinações táticas, preferiu obedecer o treinador e guarneceu a defesa.
NOTA 6

Felipe Melo: 
Sobrecarregado. LLima não marcava e Bruno Henrique marcava pouco. Em termos de marcação no chamado penúltimo combate, ficou tudo só pra ele. 
NOTA 6.
Raphael Veiga: -
Entrou tarde no jogo para substituir Felipe Melo e não teve influência alguma no gol de empate que o Palmeiras marcou imediatamente após ele ter entrado em campo. 
Melhor que ele  teria sido algum garoto da base. 
SEM NOTA

Bruno Henrique:
Redimiu-se da má performance do primeiro tempo apenas no segundo tempo. Não foi sacado do time porque Lucas Limas conseguiu ser pior do que ele. É um jogador útil, embora esteja longe da condição de craque.
NOTA 6.

Lucas Lima: 4,5
Chegou a me dar muita esperança de recuperação há algumas rodadas. 
Lembro-me da análise que fiz de sua atuação contra o CSA, assim:
(sic)
"(Lucas Lima) - Entrou pilhado e contagiou o grupo na hora da acomodação. Excelentes lançamentos. Deu a assistência para o gol de Adriano. A ampliação da goleada, deve-se a ele. NOTA 8"
Lembro-me, também do que falei quando do jogo contra o Inter:
(sic) 
"(Lucas Lima): Bem. Ajudou mudar a cara do jogo mas precisa ganhar mais ritmo. NOTA 7. 
No jogo de ontem, porém, a impressão que LL passou foi a de que não estava a fim de jogar. Entrou com a bateria arriada e pouco ou nada fez contra o Atlético Mineiro.
Péssima atuação. Ficou em campo em demasia. Deveria ter saído no intervalo.
NOTA 4.

Deyverson:
Foi muitíssimo melhor do que Borja, teve um gol anulado e mostrou muito mais presença de área que o colombiano, atuando com muita raça e disposição.  
NOTA 6

Willian:
Jogou isolado no 1º tempo tentando movimentar-se pelos lados do campo, principalmente o esquerdo. Melhorou na etapa complementar,  mas não reeditou hoje as suas melhores atuações no ataque palmeirense. 
NOTA 6
 
Borja:
O que esperar de um centroavante caneludo e limitado (ao menos até agora) que ontem quis atuar fora da área realizando o que não sabe fazer, isto é, armar o jogo? Ele valeu apenas e tão somente pela dedicação e pelo esforço. 
A julgá-lo pelos antecedentes não deveria, sequer, ter sido escalado.  
Mano, isto é, Sidnei Lobo, demorou demais para sacá-lo do jogo e o time perdeu tempo e capacidade técnica para virar o marcador contra um time muito mais fraco.
Borja só não conseguiu ser pior do que Lucas Lima.
NOTA 4.

Scarpa: 6,0
Sua entrada melhorou muito o time, embora ontem Scarpa estivesse longe de jogar tudo o que sabe e pode. Com ele o time melhorou no toque de bola, passou a chegar com mais frequência ao gol do Galo e melhorou até na marcação. Scarpa mostrou versatilidade e inteligência na tabela que fez com Dudu e que ensejou o empate palmeirense. 
NOTA 6
O CRAQUE DO JOGO
Dudu:
Foi o jogador de sempre aplicado, lutador e desequilibrante Mesmo não estando num dia tão inspirado, foi o melhor do time e marcou um belo gol.
NOTA 8.
 
EN PASSANT
Vocês viram, ouviram ou leram alguém da mídia dar destaque ou afirmar que o gol de Dudu, uma obra prima, foi o mais bonito deste Brasileirão?  Imaginaram se Gabigol, Vagner Love ou Daniel Alves houvessem construído essa jogada? Seriam chamados de geniais, extraordinários, maravilhosos e de outras loas, dignas do próprio Dudu, ele, sim, um gênio.
E depois a mídia diz que ela é justa e imparcial e que os palmeirenses é que " têm a mania de chorar e de pegar no pé dos homens da imprensa. HAHAHAHAHAHAHAHA

Mano Menezes, 
digo
SIDNEI LOBO o auxiliar: 
Se o Galo vinha retrancado (este blog adiantou que sim) não havia necessidade de o Palmeiras entrar com Lucas Lima, mas com jogadores de maior mobilidade e de maior poder de marcação em face do sistema de contra-ataques do adversário. 
Lucas Lima não marca bem e ninguém, quem não sabe disso? É um jogador de pouca capacidade ofensiva que quase não chuta a gol e toca mais para os lados. 
Sei que a torcida pediu a escalação do ex-santista e, confesso-lhes, de início, não considerei tão ruim a iniciativa. 
Só que por volta de trinta ou trinta e cinco minutos do primeiro tempo, já se sabia que LL fazia uma de suas piores partidas com a camisa do Palmeiras e não apenas expunha a equipe porque não marcava, mas nada fazia em termos de conclusão das jogadas. Era preciso sacá-lo do time imediatamente, o que ocorreu apenas aos 15 minutos do 2º tempo. 
Da mesma forma, era preciso sacar também o incompetente Borja que, por incrível que pareça, resolveu armar o jogo. Pode? Sidnei Lobo determinou?
A excessiva demora em retirar de campo os dois jogadores mais improdutivos da equipe foi o grande pecado de Mano e Sidnei.
O aspecto positivo dos técnicos palmeirenses foi que eles enxergaram o jogo e realizaram as alterações necessárias, embora tardiamente, assim como ocorrera contra o Inter em Porto Alegre e o time, outra vez, chegou ao empate.
COMENTE COMENTE COMENTE 

PALMEIRAS X GALO MINEIRO UM JOGO IMPORTANTÍSSIMO PARA AS PRETENSÕES ALVIVERDES NESTE BRASILEIRÃO!!!



Aqui em BH a mídia abre manchetes e garante que o Galo jogará retrancado logo mais às 16 H no Allianz contra o Palmeiras.

O técnico atleticano jura que não e diz que "apenas optará pela presença de cinco atletas na linha defensiva", o que, no fundo, significa a mesma coisa.

O capitão Réver será a grande ausência da equipe mineira contra o Verdão e será substituído pelo veterano ex-palmeirense Leonardo Silva. Uma perda e tanto se ele, de fato, não jogar, considerando-se a veteranice do ótimo zagueiro baiano que um dia vestiu a camisa do Verdão.

Vejam que, até na hora de anunciar o time que inicia o clássico, a escalação sugere a retranca:

Cleiton; Guga, Igor Rabello, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; Nathan, Elias, Luan e Otero; Di Santo.

O Galo, hoje, é um time desequilibrado, mal treinado, com maus resultados, muitos veteranos no grupo, e um técnico com status inferior ao time que dirige e não o considera, mas que ainda tem uma imensa força de camisa. 

Inobstante tudo isso, o Atlético MG é (sempre foi) tradicionalmente, um adversário que incomoda o Palmeiras e que impõe muito respeito. 

Este ano, porém,  o Galo (ainda bem) não chegou a incomodar haja vista a vitória palmeirense em pleno Independência por 2 x 0, em jogo no qual Dudu arrebentou com e "esmerilhou"! (Royalties para o inesquecível Loureiro Júnior).

Há que se destacar também que, mesmo na babel tática em que está transformado, o Galo tem um jogador que pode incomodar muitíssimo o Palmeiras nas cobranças de córneres e de faltas de qualquer distância, pois se trata do melhor chutador em atividade no futebol brasileiro nos últimos anos,  o venezuelano Otero. 

Todo cuidado em relação a esse jogador será pouco porque ele pode definir o jogo na chamada "bola parada".

No Palmeiras a grande ausência será a do comandante Mano Menezes que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso automaticamente. Seu auxiliar, Sidney Lobo, o substituirá. 

Há várias dúvidas quanto ao time que entra em campo e, a propósito, esta semana alguns repórteres que cobrem o Palmeiras anunciavam de Luís Adriano seria poupado a fim de enfrentar o Santos e adquirir u'a melhor condição física. 

Ele seria substituído pelo colombiano Borjá de quem se pode esperar tudo, para o bem ou para o mal em termos de rendimento em campo. Será? Em melhor hipótese prefiro, pela ordem, o Ceifador (se estiver bem fisicamente pois ainda nem estreou) e Deyverson (tem mais mobilidade e presença no jogo aéreo)

Desta relação sai o time para esta tarde:  

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Lucas Lima); Dudu, Willian e Luiz Adriano (Deyverson ou Borja).

Convém salientar que as vitórias do Santos sobre o Vasco e dos Bambis sobre o Fortaleza, assim como os empate do Curica contra o Grêmio e do Inter contra o Cruzeiro, fizeram com que todos os time que estavam próximos e somaram se aproximassem do Palmeiras perigosamente.

Para que sejam mantidos os mesmos números que os separavam do Verdão antes do início da 23ª rodada, e, do mesmo modo, para que o Palmeiras possa se aproveitar de um improvável porém possível tropeço do Fla logo mais às 11 horas em Chapecó contra a Chape, o Verdão fica obrigado a vencer o Galo no Allianz. 

Nesse caso, como disse um dia o ex-presidente Juscelino, "não há substituto para a vitória". 
Não há, mesmo! Hoje o lema será vencer e vencer mesmo que sem convencer!"

Outro aspecto importante referente ao jogo de hoje é que o Palmeiras está com  cinco jogadores pendurados e que se receberem o terceiro cartão ficam impossibilitados de ser escalados contra o Santos no meio de semana:  
1) Felipe Melo - o único titular absoluto.
2) Lucas Lima - vem entrando eventualmente e luta pela titularidade.
3) Thiago Santos - Reserva muito importante
4) Deyverson - É, hoje, a terceira opção para o comando do ataque.
5) Antonio Carlos - Há muito tempo não é escalado.

Esses cinco atletas têm de se cuidar (principalmente Felipe Melo) para que não recebam outro cartão amarelo, para que não fiquem fora do próximo compromisso, o clássico contra o Santos.

O trio de árbitros volta a ser catarinense com Rafael Traci auxiliado por Henrique Ribeiro e Alex dos Santos. Espero que Traci não seja tão ruim quanto o seu despersonalizado co-estaduano Bráulio da Silva Machado.

O VAR será comandado por um trio carioca (é muita coincidência) cujo árbitro responsável será Rodrigo Nunes de Sá.  Já estou com as minhas barbas de molho!

E você, o que espera desse Palmeiras e Atlético de logo mais? 

Quanto a mim creio que, no contexto da situação dos dois times hoje em dia, o Palmeiras deverá vencer até com uma certa tranquilidade. 

Tomara que o meu prognóstico esteja certo e que eu esteja escrevendo pelo teclado de um anjo. (AD)


COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade dos de quem as escreve! (AD)