Observatório Alviverde

08/10/2015

COMO TEM BOBOS NA TORCIDA DO PALMEIRAS!



Resultado de imagem para pirlo
Parte da torcida quer Pirlo, quase quarentão, no Palmeiras. Pode?


Coerência e equilíbrio nunca se constituíram em traços marcantes da personalidade da maioria dos que torcem por um time de futebol... 

Como disse em verso, há mais de dois séculos o extraordinário poeta lusitano Manuel Maria Barbosa du Bocage: "nas paixões, a razão nos desampara"! 

Eu completo: "para o bem ou para o mal!"

De fato, a paixão, desamparou a torcida palmeirense, esta semana, após a vergonhosa goleada para a Chapecoense no oeste catarinense.

Mormente a entusiasmada torcida jovem, cuja decepção só foi aplacada, em parte, por uma notícia que chega dos Estados Unidos, não se sabe se plantada propositadamente ou não.

Segundo a informação, o Palmeiras está em vias de contratar o veteraníssimo armador italiano Andrea Pirlo, de quase 37 anos .

A confirmar-se a informação, só me resta dizer que equivocaram-se e perderam, completamente, a razão todos os dirigentes palmeirenses que se empenham de corpo e alma nessa aventura, contratando um jogador que "não deu certo" no futebol norte-americano.

É elementar que Pirlo, veterano jogador, se não conseguiu jogar bem nem no incipiente e secundário futebol norte-americano, como poderia, então, dar certo no Palmeiras?

Já não basta Zé Roberto, outro veterano, surpreendentemente em processo avançado de renovação contratual com o Verdão, que só entra nos jogos que lhe aprazem e só joga quando deseja, sob a capa falaciosa de pretensos esforço, abnegação, doação e amor pelo Palmeiras, (HAHAHAHAHAHA) que não passam de obrigação? 

Em relação a Pirlo, o Palmeiras, se vier a confirmar interesse pelo italiano e tentar contratá-lo (será a peso de ouro) vai passar, publicamente, um atestado de incoerência, incompetência, ignorância e estupidez e, como sempre ocorre, será motivo de chacota da parte da mídia e daqueles que conhecem futebol.

Quando, ainda sob Felipão, o Palmeiras teve a chance de contar com Rivaldo (ele ainda dispunha de  um certo gás e de uma condição excepcional para o chute, para o drible e para os lances originados de bola parada), muitos daqueles que hoje pedem Pirlo, estrilaram, chiaram, abriram a saia e rodaram a baiana...

Desprezado pelo clube pelo qual torcia, Rivaldo, então, acabou indo para os bambis, onde, apesar do respeito e do afeto que nunca escondeu pelo Verdão, obrigou-se a (quase) encerrar a carreira!

Em verdade, em verdade, lhes digo que Rivaldo, mais velho do que Pirlo é muito mais jogador do que o italiano e sua contratação, na comparação inevitável, seria (mesmo hoje) um mal menor para o Palmeiras .

Aliás, nem se sabe se, na qualidade de veterano, economicamente realizado e com um volumoso histórico de contusões, Pirlo encontraria motivação suficiente para defender um time -o Palmeiras- que ele deve conhecer, apenas, pelo nome ou pela reprise dos gols mostrados pela TV em seu país.

A suposta contratação de Pirlo, em face de seu elevado custo, não passa, em meu entendimento, de um factóide, possivelmente colocado para que a torcida palmeirense se esqueça da goleada em Chapecó.

Os palmeirenses mais vividos e equilibrados têm de interpretar essa notícia como outra piada útil.

Lembra-me a década de 80 quando, num momento de grande crise, o então diretor de futebol da época, Nicola Racciopi, concedia entrevistas nas quais garantia que o alemão Schumacher, considerado à época o maior goleiro do mundo, interessava ao Palmeiras e que poderia ser contratado a qualquer momento.  

Shumaccher não veio tanto e quanto Pirlo não virá!

Tomara que não venha mesmo!

COMENTE COMENTE COMENTE