Observatório Alviverde

21/02/2018

GANHAR DO CURICA TEM MAIS SABOR DO QUE GANHAR UM CAMPEONATO!!!


Para um palmeirense da velha guarda, muito mais sabor existe numa vitória contundente sobre o Curica, preferentemente de goleada, do que a conquista de um campeonato.

Não, não estou falando em termos de importância porque, é ululantemente óbvio (Nelson Rodrigues) que ganhar um campeonato tem muito mais importância do que sair vencedor de um jogo, ainda que contra o maior rival.

Reitero, então, que não, não estou falando neste instante em importância, em praticidade, em objetividade, mas em emoção, em enlevo, em arrebatamento espiritual algo que a conquista de um campeonato pode até chegar perto, mas, efetivamente, jamais alcançará.

Como esconder os meus sentimentos em relação a um adversário pelo qual nutro tanta rejeição, posto que ele sempre foi movido à mídia, à arbitragem e invariavelmente protegido e favorecido pelo sistema?

Quando menino eu, literalmente, ia aos prantos quando o Palmeiras perdia para o Curica. Minha mãe me consolava.

Vejam, fui menino justamente na década de 50, em um tempo de vacas magras em que o Palmeiras ficou nove anos em desvantagem em relação ao Curica. Chorei mares de lágrimas, até a vitória redentora de 1958, a partir da qual, como num passe de mágica, passei a viver só alegrias.

Para que vocês tenham uma ideia, de fevereiro de 52 quando venceu o rival por 2 x 1, até a quebra definitiva do tabu em agosto de 1958, quando o Palmeiras meteu 4 x 0 neles, foram disputadas 28 partidas, com 6 empates, 4 vitórias do Palmeiras e 18 vitórias dos adversários. Uma diferença brutal a favor deles...

Lembro-me que em razão disso, muitos garotos de meu tempo migraram para os bambis, para o Santos que emergia, com Pelé, para a Portuguesa de Desportos que ainda tinha uma grande torcida e, alguns, até para o próprio Curica.

Apesar do sofrimento, perseverei como palmeirense e jamais me arrependi! Acontece que nasci palmeirense e já naquele tempo estava escrito nas estrelas, morrerei palmeirense. Alea jacta est!

Pelos meus antecedentes de muito sofrimento em relação ao Curica, torço para que, no próximo sábado, eu possa festejar outra retumbante vitória palestrina que como dizia o então presidente Juscelino Kubistcheck, telegrafista e médico, é algo que faz muito bem ao fígado ao que eu acrescento: à alma, também.

O Palmeiras já conseguiu uma enorme vantagem sobre o Curica nos confrontos entre os dois chegando a atingir 15 vitórias a mais do que o seu maior rival.

Infelizmente por mil e uma razões essa diferença foi diminuindo, diminuindo, só diminuindo até chegar aos seguintes números contestados pela mídia curicana:

NÚMEROS DEFENDIDOS PELO PALMEIRAS

Foram 364 jogos, 129 vitórias do Palmeiras, 125 do Curica e 110 empates.

O Palmeiras teria 4 triunfos a mais, 520 gols marcados, 478 sofridos e um amplo saldo de 42 gols.

NÚMEROS DEFENDIDOS PELO CURICA

A mídia curicana discorda dos números palmeirenses e apresenta estes números:

Alega que teriam sido 365 jogos,  com 125 vitórias palmeirenses, 123 do Curica e 107 empates. Inevitavelmente admite a vantagem palmeirense, mas não se sabe até quando. Vai que desejem mudar...

Segundo o jornalista Celso Ulzete que escreveu livros dos confrontos do Palmeiras e do Curica em toda a história, os curicanos divergem dos palmeirenses em relação ao derby dos seguintes confrontos de "torneios-inícios" pois não os consideram jogos oficiais completos.

Relação de jogos considerados pelo Palmeiras e ignorados pelo Corinthians:
26/01/1919 – Palestra Itália 0x0 Corinthians – Torneio Início (15min)
15/04/1923 – Palestra Itália 1×0 Corinthians – Torneio Início (15min)
11/04/1926 – Palestra Itália 1×2 Corinthians – Torneio Início (15min)
12/05/1935 – Palestra Itália 0x0 Corinthians – Torneio Início (15min)
03/07/1938 – Palestra Itália 0x0 Corinthians – Taça Augusto Henrique Mundel – (30min)
12/03/1944 – Palmeiras 0x1 Corinthians – Torneio Início (15min)
01/08/1954 – Palmeiras 0x0 Corinthians – Torneio Início (15min)
04/06/1957 – Palmeiras 2×1 Corinthians – Torneio Início (15min)
17/05/1958 – Palmeiras 1×0 Corinthians – Torneio Início (15min)
12/01/1969 – Palmeiras 2×0 Corinthians – Torneio Início (15min)

A minha pergunta é esta:

Mas os dois clubes não entraram em campo devidamente uniformizados para confrontos oficiais cujos regulamentos antecipadamente aprovaram e com os quais concordaram.que previa jogos de 15 minutos?

Os jogos foram realizados ou não?

Quem os venceu?

Adivinhem para que lado a mídia pendeu e qual versão considera a real, a oficial? Será preciso dizer?

E se o Curica houvesse vencido a maior parte desses jogos, o que é que a mídia diria e de que lado estaria?

Por estas e por outras razões é que adoro quando o Palmeiras derrota o Curica!!!

Para mim, em termos de emoção e vibração é incomparável. Vale mais do que um campeonato!!!

E para você?

COMENTE COMENTE COMENTE