Observatório Alviverde

30/10/2018

ESCALE O TIME DE SUA PREFERÊNCIA PARA ENFRENTAR O BOCA AMANHÃ NO ALLIANZ PARQUE


Prefiro nem lembrar que esta semana o Palmeiras enfrentará o Santos pelo Brasileirão.  

Todo o esforço palmeirense tem de ser direcionado de forma total e exclusiva, para o jogo contra o Boca Júniors, time contra o qual o Palmeiras disputa a sua classificação para as finais da Libertadores/18.

Sobre esse Palmeiras x Boca de amanhã, em pleno Allianz, o maior jogo do Verdão este ano,   não há nem necessidade de que se ressalte sua importância transcendental.  

As duas camisas falam por elas mesmas e garantem que se trata de um dos maiores jogos das Américas e, por extensão, um dos maiores do mundo. 

Em suma, o Palmeiras x Boca de amanhã vem marcado pelo poder de definição e vai conduzir o time vencedor à decisão da Libertadores/18, que, de longe, é o mais importante campeonato das Américas.

Após perder em Buenos Aires por 0 x 2, o Palmeiras, agora, quer dar o troco nos argentinos e mandá-los de volta sem a classificação que ficaria no Brasil.

Se atender as exigências matemáticas do regulamento e superar numericamente o rival pela diferença de dois gols, o Palmeiras leva o jogo para os penais.

Caso estabeleça diferença igual ou superior a três gols, o Verdão classificar-se-á  diretamente  para as finais da competição. É tudo o que a torcida mais vibrante do país está esperando!

Na hipótese de vencer no tempo regulamentar, enfrentará o vencedor de Grêmio e River Plate.

Gaúchos e argentinos fazem o confronto decisivo do grupo oposto nesta 3ª feira à noite em Porto Alegre.

Os gaúchos, que jogam em casa após derrotarem"Las Galinas" no jogo de ida, em plena Buenos Aires, apresentam boa vantagem para a decisão.

Dito isto quero dizer agora que muito me estranha e causa espécie o fato de que não ver ninguém da mídia realçar ou ressaltar que o Campeão da Liberta receberá um passaporte visado para representar o Brasil no Mundial de Clubes e concorrerá ao privilégio de se tornar Campeão do Mundo de 2018. 

Já imaginaram se quem estivesse chegando fossem as galinhas pretas? A mídia não estaria falando em outra coisa que não fosse o MUNDIAL DE CLUBES...

Aliás, meus amigos, en passant eu quero sugerir que passemos a usar o título de  "galinhas pretas" todas as vezes que nos referirmos ao Curica, parafraseando os argentinos que chamam o River de "Las Galinas". 

A propósito do jogo de amanhã, Felipão não tem dado nenhuma pista do time que pode colocar em campo para a decisão.

Sabe-se que Marcos Rocha e Artur, que estavam contundidos, voltaram a treinar ontem o Palmeiras, mas dificilmente estarão aptos para o jogo decisivo de amanhã.

De qualquer forma, como nada é impossível, quem sabe Marcos Rocha, muito melhor apoiador do que Mayke, conquanto menos eficiente como marcador, reforce o time e Artur reforce o banco. Pior do que Guerra, quem desconhece, Mayke não é.

Entre os jovens da base seis deles estão treinando (voltaram a treinar, ontem) com os titulares: Papagaio, Luan, Cândido, Gabriel Furtado, Matheus Rocha e Yan, Acredito que apenas Papagaio deva figurar no banco. 

O time anunciado pela mídia é este:
Waverton, 
Mayke, Luan (se melhorar), Gustavo Gomez e Diego Barbosa.
Felipe Mello, Moisés, Bruno Henrique, Dudu. 
William e Borja.

Cá entre nós, conhecendo Felipão como conheço, não acredito que o time seja, rigorosamente, esse.  Sou convicto de que há e haverá algum elemento surpresa na formação que for a campo.

Fazendo reflexões sobre o time, eu, um primeiro momento, imaginei uma zaga com Antonio Carlos e Dracena.

E pensei assim não só pelo entrosamento (fizeram a maioria dos jogos) como, principalmente por serem altos, bons cabeceadores e armas importantíssimas no jogo aéreo, sobretudo o ofensivo que, especificamente amanhã, será a nossa maior carência.

Num segundo momento, porém, fico imaginando que se o Palmeiras forçar demasiadamente no ataque (terá de fazer isso obrigatoriamente) o Boca colocará em vigor a tática da bola comprida e da velocidade e aí haverá a necessidade de zagueiros mais velozes.

Estou convencido, também, de que o time argentino vai fazer tudo para impedir que o Palmeiras atue pelos lados do campo e, da mesma forma creio que  promoverá marcação  pessoal especial, severa e exageradamente forte sobre Dudu.

Diante disso eu imagino que o Palmeiras teria de ter forçosamente em campo um meia habilidoso que fizesse o time jogar  e que aliviasse um pouco a carga sobre Dudu que, não tenham dúvidas do que digo, será caçado em campo e pode até ser cassado do jogo pelas botinas tradicionalmente traiçoeiras dos violentos jogadores argentinos.

As alternativas, neste caso, são Lucas Lima e Scarpa, mas, de novo, conhecendo Felipão como conheço, tenho certeza de que por questões de hierarquia e tempo de banco, dificilmente ele irá iniciar o jogo com o meia que veio do Fluminense, seguramente, a melhor opção.

Tenho ouvido muito, também, que Scolari pode tentar jogar pelos flancos, a partir do povoamento da área defensiva e imediações com três homens, sejam elas zagueiros, volantes ou com quem saiba jogar de beque, a fim de liberar Mayke e Diogo Barbosa para atuarem como alas e não como laterais de guarnição estritamente defensiva.

Agora, pensando bem, conclua comigo: laterais chegando para cruzar para quem, se a opção for pelos lances predominantemente aéreos? 

Para Borja, que não sabe cabecear? 
Para Bruno Henrique e Moisés, medianos na estatura e neste fundamento? 
Para os baixotes William e Dudu? 
Para Felipe Melo que só atua recuado?

Da mesma forma, Luan, e Gustavo Gomes não são exatamente aqueles jogadores nos quais se possa (ainda) confiar no chamado jogo aéreo ofensivo. 

Para atuar dessa forma, só se fosse para começar com o Deyverson que, para mim, é a melhor alternativa ofensiva de banco, superior a todas as outras por sua ótima presença física, alta mobilidade e capacidade para incendiar -se preciso- o jogo.

É por isto que eu digo: os cruzamentos só encontrariam os bons cabeceadores nas faltas ou nos eventuais córneres e as formações anunciadas como titulares não são favoráveis ao jogo aéreo. 

Em razão de tudo isso eu entraria em campo com um time habilidoso e experiente, e jogaria sempre guarnecido por três marcadores em delta cercando a área fim de não sofrer gols, logo à frente do goleiro.

O time porém, teria de estar disposto a colocar a bola no chão e partir com muita criatividade, usando bastante as jogadas individuais para catimbar, irritar os argentinos e provocar faltas, cartões e até expulsões, tanto e quanto para encontrar mais facilmente o caminho do gol. 

É claro que eu escalaria, também, a zaga artilheira (Antonio Carlos e Dracena) para as eventualidades de cobranças de faltas e de escanteios que (estou certo disto) aconteceriam em profusão. 

Digo isto porque, amanhã, a prioridade será fazer primeiramente a feitura dos gols sem os quais o Palmeiras não passa às finais! Depois, se possível, não tomá-los, mas esse expediente de nada adianta porque o Palmeiras, se não fizer gols, não se classifica!

Eu (mas fique claro que sou eu) colocaria em campo este time:

Prass
Mayke, Antonio Carlos, Dracena e Barbosa.
Melo, Moisés, Bruno Henrique e Scarpa (Lucas Lima)
William e Dudu..

E você?

Qual considera a melhor tática para amanhã?
 Escalaria qual time para a decisão?

COMENTE COMENTE COMENTE