Observatório Alviverde

18/07/2019

INTER VENCE NOS PÊNALTIS A RETRANCA PALMEIRENSE.



No fragor da derrota fala-se tudo, até o que não se queria falar, mas tudo o que o torcedor palmeirense disser sobre a medíocre atuação do Palmeiras -ontem- contra o Inter, não merece reprimendas.

Antes de mais nada diga-se que o time (há anos) sempre fraqueja nas decisões e dificilmente vence as decisões por penais.

Essa marca é antiga e, como uma tatuagem, tem marcado o Verdão, sempre incompetente em mata-matas e nos chamados torneios eliminatórios.
------------------------------------------------------------------

Ontem, a diferença mais clara entre Inter e Palmeiras foi, inegavelmente, a atitude dos times. 

O Inter parecia que disputava a final do Mundial interclubes e o Palmeiras parecia que jogava displicentemente o amistoso da semana retrasada contra o Guarani em Campinas.
------------------------------------------------------------------ 
OUTRAS RAZÕES DA DERROTA:

1) A imprópria escalação de Lucas Lima. Muito longe do bom meia que fora no Santos, ele, no Palmeiras, é um completo fiasco e não merece ser titular. Felipão teima em escalá-lo.

2) A retirada de LL no intervalo, trocado por Moisés, mas por que Moisés?
Completamente fora de forma, sem ritmo de jogo e em última análise fraquíssimo, Felipão errou pela segunda vez e trocou seis por meia dúzia. Literalmente!

3) A jornada sem nenhuma inspiração do time, ressalvados poucos jogadores: 
 Destaco apenas Marcos Rocha, Diogo Barbosa e o melhor em campo, o goleiro Weverton. 
PS - Quando o goleiro de um time é o melhor em campo é sinal que o outro time foi melhor.

4) A substituição equivocada com a entrada de um jogador recém operado, William, que o próprio Felipão afirmou em entrevista na semana passada  não poderia jogar mais de 10 minutos.   
Será que "o maior e melhor elenco do Brasil" tem de colocar jogadores em processo de recuperação de cirurgia e completamente fora de forma em jogos decisivos?

5) A ausência de um jogador que pense o jogo e facilite os avanços da equipe rumo ao gol adversário em uma noite na qual Bruno Henrique, inexplicavelmente, jogou uma de suas piores partidas com a camisa palmeirense. 
Mas, se mal pergunto me perdoem, "o maior e melhor elenco do Brasil" tem esse jogador em seu elenco? 

6) A manutenção durante quase todo o transcorrer do jogo do (ontem) inepto Deyverson a quem não crucifico e nem peço a dispensa pois se trata de um atleta útil . 
Constituiu-se em outro erro palmar do treinador palmeirense a entrada de Carlos Eduardo, jogador de velocidade e bom físico, apenas quando o jogo estava se encaminhando para o final.

7) O VAR interveio em alguns lances capitais, mas o prejuízo das decisões equivocadas, como sói sempre acontecer, ficou com o Palmeiras. 
No lance do pênalti  sobre Felipe Melo, ele foi derrubado após ser tocado de maneira sutil no joelho esquerdo quando se preparava para fazer o gol. 
O Sportv mostrou o lance inicialmente em duas tomadas e a segunda mostrou de maneira clara a existência do penal anotado pelo árbitro e cancelado não pelo VAR mas por Sandro Meira Ricci (notório corintiano e conhecido pelas arbitragens que sempre favoreciam o Curica).
Antes mesmo da decisão do VAR Ricci emitiu o seu bostejo na TV e funcionou como uma espécie de VAR do VAR. Reparem que tem sido sempre assim!
Ele garantiu  que não existiu a penalidade máxima porque o jogador do Palmeiras não fora tocado por ninguém, mas o Sportv não reprisou a segunda tomada em que ficou patente a existência da penalidade. 
Como quem fornece as imagens para o VAR é a imoralíssima GLOBO eu desconfio que os árbitros que acompanham o jogo pela geringonça recebem as sugestões globais.
ADENDO
Lembram-se de quando eu dizia que o VAR serviria apenas para coonestar as decisões pró Corinthians e para os times parceiros que interessam à Globo? Está acontecendo!

E o lance da falta sobre Felipe Melo quando do gol irregular do Inter?
Dessa vez Meira Ricci não falou antes do VAR e fez-se justiça. 

Ao bostejar acerca do lance, Sandro Meira Ricci, com a mesma desfaçatez com que assinalava pênaltis em favor do Curica e nada marcava contra o Curica, teve o desplante e a cara de pau de afirmar em pleno ar que "era um lance interpretativo, que ele não vira nenhuma irregularidade e que validaria o gol do Inter."

O Palmeiras deu sorte dele não se pronunciar logo após o lance pois teríamos (como vem acontecendo sistematicamente) outro caso de os comentaristas de arbitragem globais cumprirem novamente o papel de VARs do VAR.

CONCLUSÃO

DE QUALQUER FORMA É BOM QUE FIQUE CLARO QUE O PALMEIRAS JOGOU MUITO POUCO, ISTO É, MUITO AQUÉM DO QUE SABE E PODE E QUE O TRIUNFO DO INTER E SUA CLASSIFICAÇÃO PARA SEGUIR NA COPA BRASIL FORAM  MERECIDOS.

Que Felipão, Mattos, Galiotte e a diretoria coloquem a mão na consciência e tratem de melhorar o time contratando, pontualmente e de maneira urgente, no mínimo, um zagueiro experiente e um centroavante que estejam prontos para entrar no time. 

Em caso contrário as coisas em campo tornar-se-ão cada vez mais difíceis e problemáticas, tanto no Brasileirão como na Libertadores. 

Em tempo: muito cuidado com o Ceará Sporting que pode, perfeitamente, aprontar em cima do Verdão. Jogando em casa, tem cacife para tal!

FICHA TÉCNICA DE INTERNACIONAL 1 X 0 PALMEIRAS  (Tempo Normal)

DECISÃO NOS PÊNALTIS: INTER 5 X 4 PALMEIRAS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 4ª Feira, 17 de julho às 21,39H.
  
Árbitro: Rafael Traci (SC) (fraquíssimo, sem personalidade)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ).
VAR: Rodrigo D´Alonso Ferreira (SC) auxiliado por Carlos Eduardo Braga Nunes (RJ) e Michael Correia (RJ) Horríveis
Cartões Amarelos:  
Nico López, D’Alessandro e Wellington Silva (Internacional); 
Dudu, Luan, Gustavo Gómez e Marcos Rocha (Palmeiras)
Cartão Vermelho: D’Alessandro e Pedro Lucas (Internacional)
Gol:
INTERNACIONAL:
Patrick, aos 40 minutos do 1º tempo
INTERNACIONAL: 
Marcelo Lomba; Bruno (Nonato), Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel (Wellington Silva); Rodrigo Lindoso, Edenílson e D´Alessandro; 
Nico López (Rafael Sóbis), Patrick e Paolo Guerrero
Técnico: Odair Hellmann

PALMEIRAS: 
Weverton; O melhor em campo. NOTA 8.
Marcos Rocha - Salvou-se do incêndio. NOTA 6
Gustavo Gómez - Não reeditou atuações anteriores. NOTA 4
Luan -Idem idem. NOTA 4
Diogo Barbosa - Também salvou-se pelo empenho - NOTA 5,5 
Felipe Melo - Deixou D'alessandro livre. Não impôs sua liderança. NOTA 4.
Bruno Henrique - Comeu demais? Estava com sono no 2º tempo? NOTA 4.
Lucas Lima - Procurado vivo ou morto não foi encontrado, NOTA ZERO.
(Moisés) - Fim de ciclo? Deu sinais evidentes que tem de procurar clube. NOTA 3
Dudu - Sobreviveu de lances individuais. NOTA 5
Zé Rafael - Sonhou que estava na Bahia. NOTA 3
(Willian) - Conseguiu errar tudo. Não deveria ter entrado. NOTA 3
Deyverson - Procurou a bola o tempo todo. Não encontrou NOTA 2
(Carlos Eduardo) - Não conseguiu produzir uma única jogada. NOTA 2
Técnico: Felipão (Ontem teve uma performance sofrível)
Foi a pior atuação do homão desde que chegou ao Verdão. NOTA 3 
(AD)

PS - Fique claro, não me alinho a ninguém que deseje a demissão de Scolari. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE