Observatório Alviverde

14/08/2019

GAGLIOTE FOI À CBF PROTESTAR CONTRA O VAR!!!



Quando Galiotte peca por inação ou omissão, o criticamos severamente. Nem poderia ser diferente.

Mas quando ele acerta, o bom jornalismo e o bom-senso recomendam que, no mínimo, reconheçamos. 

Hoje, além de reconhecer, elogio o máximo mandatário do Verdão que, provido das melhores intenções, esteve na CBF onde foi reclamar do VAR e dos sequentes prejuízos de que tem sido vitíma a Sociedade Esportiva Palmeiras, sempre prejudicada pelas arbitragens sob quaisquer circunstâncias em todos os torneios ou campeonatos dos quais participa.

Galiotte, com a fidalguia e educação que o caracterizam, reclamou da arbitragem mineira que esteve em ação no jogo Palmeiras x Bahia de domingo passado, a partir do árbitro Igor Benevuto, dos bandeiras e da turma do VAR, todos das Minas Gerais. 

De acordo com as informações provenientes do Rio, o máximo mandatário palmeirense carregou nas críticas à arbitragem pela equivocada atuação de domingo passado quando do jogo Palmeiras x Bahia. 

Galiotte abriu seu fogo verbal principalmente contra o VAR, realçando o grande erro do grupo mineiro de arbitragem quando lance do segundo pênalti contra o Verdão e dos acréscimos mínimos a um jogo que exigia muito mais do que os dez minutos acrescentados.

Para que todos tenham uma ideia do escândalo, até Paulo César Oliveira disse na Globo que ele, particularmente, não marcaria, embora fosse um lance "interpretativo", principal desculpa dos comentaristas de arbitragem da TV que cultivam evitar de dizer no ar que o Palmeiras foi ou está sendo prejudicado.

Deu pra notar que quando o Palmeiras sofre prejuízos por qualquer lance mais complicado TODOS os comentaristas de arbitragem, exceto o Saulo Spinola, que também discordou da marcação, entram com essa história de lance interpretativo?

Na CBF Galiotte esteve com o ex-árbitro Leonardo Gaciba, atual chefe de arbitragem da CBF, notório anti-palmeirense, solicitando uma reunião de todos os clubes com a comissão de arbitragem para discutir o uso do VAR, justamente na virada do primeiro para o segundo turno do Brasileirão. Gaciba ficou de estudar. Será que Galiotte vai cobrá-lo?

Embora eu aplauda a iniciativa do presidente, considero estéril a ação porquanto, como eu disse muito antes  da adoção do VAR, " que a tecnologia iria servir, simplesmente, para coonestar, isto é, dar aparência de honesto, a todos os lances prejudiciais ao Palmeiras". 

Com uma ou outra exceção, tem sido exatamente assim...

Embora parabenizando Galiotte pela ação, quero dizer ao presidente que tem faltado ao Palmeiras em termos de bastidores da arbitragem, é a antecipação das situações. O clube nunca reclama das escalas e aceita, passivamente os árbitros que lhe empurram goela abaixo. 

Da mesma forma tem de fazer barulho quando é prejudicado e enviar protestos à CBF com pedidos de impugnação dos árbitros que o prejudicarem. 

Se o Palmeiras houvesse protestado e solicitado à CBF para que Igor Bevenuto não apitasse mais seus jogos após aquele jogo contra a Chape no ano passado, quando ele anulou um gol legítimo do Verdão a palhaçada de domingo não teria acontecido.

O clube tem de reagir às arbitragens prejudiciais através de entrevistas preventivas em que além do protesto contra as escalas indevidas, mostre os erros anteriores cometidos por este ou aquele árbitro escalado, via rádio, TV, mídia e redes sociais...

É preciso dar ampla repercussão aos protestos, a fim de que os árbitros sintam a força descomunal do clube e toda a sua influência no cenário esportivo.

Qual o árbitro que gostaria de ficar fora da escala de jogos do Palmeiras. Em sã consciência, nenhum deles. 

Um fax pedindo para extrair este ou aquele árbitros dos jogos do Verdão, ainda que na prática não ocorra,  tem um poder descomunal para o qual a diretoria ainda não atinou.


Exemplifico:

Quando Daronco foi escolhido para apitar o derby e prejudicou o Palmeiras. a diretoria deveria  ter feito muito barulho e protestado contra a escalação desse árbitro que já se acostumou a prejudicar o Palmeiras nos jogos contra o Corinthians e, mesmo assim, continua sendo escalado.

Ou eu estou é que estou errado e ele cumpriu uma excelente performance no derby?

Vou além e digo que se o Palmeiras houvesse protestado junto à CBF já na primeira vez em que ele liquidou o Verdão contra o Curica em 2017, ele dificilmente teria sido escalado em 2018 ou no último derby em 2019. Já são três anos que ele é escalado no derby em detrimento do Verdão

Quando foi escolhida uma equipe mineira inteira para a arbitragem de Palmeiras x Bahia, com o Galo chegando à ponta da classificação do Brasileiro, vocês acreditavam que eles não fariam o serviço que mais interessava à FMF? 

Pois fizeram, com a ajuda do VAR que, outra vez, coonestou erro palmares contra o Palmeiras sem usar do mesmo critério quando do pênalti muito mais claro sobre Adriano.

Se Galiotte,  pessoalmente, não quiser fazer o serviço de prevenção de arbitragem, que encontre um porta-voz, isto é, alguém que o faça e pode ser até o Mattos. 

Mattos tem verborragia suficiente e (imagino) conhecimento da matéria para defender o Palmeiras através de dados consistentes para reclamar acerca da pertinência  da arbitragem, antes e depois dos jogos.

Infelizmente os árbitros já descobriram que prejudicar o Palmeiras não lhes proporciona qualquer tipo de punção, censura ou constrangimento.

Em razão disto, continuam colocando as mangas pra fora, já a priscas e longínquas datas. É preciso dar um basta nisto e desmascarar essa farsa em pleno ar, no rádio e na TV, nem que se seja "apenas para fazer espuma". 

O interessante de toda essa situação que envolve principalmente o VAR, é que a nova metodologia da arbitragem prejudica muitíssimo o primeiro time que se manifestou favorável à implantação e utilização da tecnologia apoiando a arbitragem.

COMENTE COMENTE COMENTE.