Observatório Alviverde

04/12/2024

TERIA, O PALMEIRAS, ENVIADO MALA BRANCA AO INTER?

Se o Palmeiras enviou alguma mala branca ao Inter eu não sei, mas o Portal Terra garante que sim, em matéria atribuída ao jornalista Jorge Nicola, não confirmada pela presidente Leila Pereira.

Segundo o portal o Verdão pagaria 2 milhões de reais aos jogadores do Inter, caso derrotem o Botafogo esta noite  na Capital Gaúcha.

O incentivo financeiro seria uma forma de garantir que os jogadores do Inter joguem com motivação do início ao fim e deem o seu melhor em campo. 

De minha parte, não consideraria estranho se o Palmeiras enviasse u'a mala branca a Porto Alegre, mas, antes de tudo, terá de derrotar o Cruzeiro em BH.

Da mesma forma, não criticaria o Verdão já que, além de não estar promovendo nenhuma falcatrua estaria reverberando o que acontece hoje neste país.

Os puristas hão de dizer que o Inter, que briga e busca o 3º ou o 4º lugar do Brasileirão/24, não necessita, definitivamente, de estímulos ou bichos extras para tentar vencer o Bota. 

Dizem que essa seria a tarefa de rotina e objetivo do time gaúcho nesta rodada semifinal em que o time colorado busca um lugar na Libertadores do ano que vem. 

Noves fora qualquer hipocrisia, com um "bicho" caprichado o time gaúcho correria e se esforçaria muito mais do que corre e se esforça habitualmente e isso basta para que eu concorde com sua adoção. Eu só não admitiria a criminosa mala escura!

De um ponto de vista prático, só o Palmeiras, com 70 pontos, pode alcançar e, até, ultrapassar o Botafogo que já tem 73, e se encontra na perspectiva de tornar-se o campeão da temporada.

O título botafoguense pode vir hoje se o Bota aumentar para 4 pontos ou mais a sua diferença para o Palmeiras.  Exemplifico:

Se o Palmeiras, não pontuar contra o Cruzeiro esta noite em BH e o Botafogo empatar ou vencer o Inter em Porto Alegre, o título será antecipado, conquistado e festejado ainda esta noite pelo time carioca que, com 74 ou 76 pontos, poderá até perder na última rodada em seu jogo derradeiro e fácil contra o SPFC.

Resumo da ópera: o Palmeiras precisa ganhar do Cruzeiro e precisa, também, que o Botafogo perca, pois se esses dois resultados adviessem, o Verdão assumiria a liderança e, nos detalhes, passaria a necessitar apenas de si para ficar com o título.

Exemplifico: o Botafogo perde, fica com 73 pontos e o Palmeiras vence e também vai aos. Como há empate nos pontos, a liderança será definida no número de vitórias (Palmeiras 22 X 21 Botafogo).

Com uma vitória a mais, o Palmeiras ficaria, então, na dependência de um resultado semelhante ao do Botafogo na última rodada, sendo que o Verdão enfrentará o Flu em Sampa e o Bota deve passar por cima do SPFC no Maracanã. (Alguém acredita que, os bambis farão algo para derrotar o alvinegro carioca se este estiver na iminência de ser campeão? Eu, não!"

Em razão de tudo isso eu ouso afirmar que a decisão do Brasileirão para o Palmeiras está, efetivamente,  na rodada desta noite e que qualquer resultado negativo do Verdão ou qualquer resultado positivo do Fogão, tira do Palmeiras a condição de ser pela terceira vez consecutiva, Campeão Brasileiro.

Qualquer outro formato que venha a ocorrer ao final do certame, para mim, será uma gigantesca "zebra" (royalties para Gentil Cardoso) ! 

Em pior hipótese, enfim, dois aspectos importantes também podem ocorrer se o Palmeiras não fizer ao menos um ponto nos últimos seis (dois jogos) que disputa:

1) Poderá ser ultrapassado na segunda posição por Flamengo e Inter ou Fortaleza, terminando o campeonato em terceiro lugar.

2) Se tiver o mesmo resultado do Bota (empate, vitória ou derrota) a decisão ficar para a última rodada em que o Bambi vai correr para não chegar e o Palmeiras terá de lutar contra o Flu, tudo levando a crer que o campeão será, efetivamente, o time carioca.

Sem Gomez e Marcos Rocha, suspensos, o mais provável time do Palmeiras, para o jogo de hoje contra o Cruzeiro e para a sua análise, será este: 

Wevertpm, Mayke, Vitor Reis e Caio. Anibal, Rios e Veiga. Estevão, Anderson e Rony.