Observatório Alviverde

26/05/2012

AINDA BEM QUE NÃO VAMOS ENFRENTAR O GRÊMIO REPRESENTADOS PELO TIME MISTO!

 

Fiquei apreensivo quando noticiaram que o Palmeiras enfrentaria o Grêmio com um time misto.

Seria uma irresponsabilidade em função da enorme importância do Campeonato Brasileiro e da necessidade de o time somar pontos a partir de agora, a fim de ficar cada vez mais longe do descenso.

@@

No ano passado, mesmo sem perder muitas vezes, quase sempre empatando, o Palmeiras só conseguiu escapar do rebaixamento nas últimas rodadas, a partir de uma importante vitória sobre o Bahia em Salvador.

Felipão, que pode ser tudo menos burro, ele, que viu as próprias barbas pegando fogo em 2011, as coloca de molho neste 2012. Ainda bem!

@@

Minha tranqüilidade só voltou a partir do momento em que tomei conhecimento da relação dos jogadores que viajaram a Porto Alegre.

Aí pude constatar que a irresponsabilidade perpetrada contra a Portuguesa não seria repetida pois nem Valdívia será poupado. 

O Palmeiras terá um hiato de uns dez dias entre a sua participação no Brasileiro e na Copa do Brasil.

Consequentemente, haverá tempo suficiente para recuperar os possíveis contundidos, a tempo de poderem enfrentar o próprio Grêmio em Porto Alegre na primeira partida da Copa do Brasil.

@@

Eis a relação dos que viajaram a Porto Alegre e que estarão à disposição de Felipão

Bruno e Deola [goleiros]

Cicinho, Artur, Juninho e Fernandinho [laterais]

Henrique, Leandro Amaro e Maurício Ramos [zagueiros]

Márcio Araújo, João Vitor e Marcos Assunção [volantes]

Valdivia, Patrik e Felipe [meias]

Maikon Leite, Barcos, Luan, Mazinho e Betinho [atacantes]

Desta relação dos melhores jogadores disponíveis sairá o time para enfrentar o Grêmio

@@

Até hoje, desde que Felipão assumiu, eu jamais consegui antecipar nenhuma escalação do Palmeiras, haja vista que ele cultiva o mistério e parece adorar contrariar a lógica e o senso comum.

O melhor que consegui fazer em dois anos de tentativas, ocorreu no jogo contra a Portuguesa.

Consegui (ufa) acertar todos os nomes exceto Mauricio Ramos que acabou como fiquei sabendo posteriormente, sendo poupado.

Ele foi substituído à última hora por Leandro Amaro, tendo ficado no banco, só entrando no segundo tempo.

@@

Você acerta sempre as suas previsões de escalação, ou, como eu, é sempre contrariado pelas idiossincrasias de Felipão?

Considerando-se a relação dos que viajaram, você arriscaria acertar a formação do Palmeiras que começa o jogo contra o Grêmio?

@@

De minha parte vou arriscar novamente, convicto de que não acertarei, outra vez, os onze escolhidos pelo Homão.

Bruno, Cicinho, Maurício Ramos ou Leandro Amaro, Henrique e Juninho. Marcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdívia. Barcos e Luan.

Pela leitura “tático-técnica” do jogos contra a Portuguesa e Atlético Pr., considerando-se o rendimento individual dos jogadores e a filosofia defensivista prioritária de Felipão, pode-se adiantar que essa é a tendência natural da escalação.

@@

É óbvio que o time colocado acima,  não seria, o meu, mormente do meio de campo para a frente.

Meu time seria outro com Bruno, Cicinho, Ramos, Henrique e Juninho. Araújo, Assunção, Valdívia e Mazinho ou Luan. Maikon Leite e Barcos.

A alternativa entre Mazinho e Luan no meio de campo significa o seguinte: se o time tiver necessidade de ser mais defensivo, entraria Luan, e, se mais ofensivo, jogaria Mazinho.

Mas, com a cabeça voltada exclusivamente para a prática do defensivismo e da marcação, Felipão jamais escalaria um time assim para começar o jogo.

Infelizmente, Felipão é viciado em retranca e não se sente seguro quando o time entra com muitos atacantes, e joga ofensivamente, direcionado para o gol.

@@

QUAL O TIME QUE, VOCÊ IMAGINA.  SERÁ COLOCADO EM CAMPO POR SCOLARI?

QUAL O SEU MELHOR TIME PARA PEGAR O GRÊMIO EM PORTO ALEGRE?

COMENTE COMENTE COMENTE