Observatório Alviverde

08/02/2020

PONTE PRETA 0X1 PALMEIRAS NO MOISÉS LUCARELLI! PELO MENOS O TIME VENCEU!


Afirmar que o Palmeiras jogou bem ontem em Campinas contra a Ponte é uma falácia...

Na mesma proporção, porém, afirmar que tudo foi negativo e que o time não se esforçou, que se poupou e merecia ter sido derrotado é uma irresponsabilidade.

Nem uma coisa e nem outra!

Na verdade, com erros e acertos, mas sempre ousando e experimentando paulatinamente todo o elenco, Luxa está, devagarinho e na mesma passada curta e lerda da diretoria, tentando montar um time para esta temporada! Ainda estamos longe de ter um time ao menos confiável!

Luxa sabe que daqui ao final do campeonato, terá de manter um certo nível de atuação e de resultados pois em caso contrário não sobrevive sequer ao Paulistinha. 

Ontem ele tratou de ganhar o jogo, pois, caso perdesse e Santo André e  Novorizontino vencessem nesta rodada a situação de classificação  do Palmeiras no campeonato começaria ficar difícil e problemática.

Aí é que se pesa e mede a inutilidade do torneio denominado Florida Cup que, conquanto tenha proporcionado um pequeno faturamento aos clubes que dele participaram, prejudica em demasia o processo de preparação dos jogadores em razão da decorrente escassez de tempo. 

No caso do Palmeiras foi muito tempo perdido, sobretudo para um clube que se propunha a uma mudança radical de filosofia e imaginava poder lançar muitos jovens da base.

Creiam, Luxa não está  preterindo a base por preferência aos mais experientes, mas porque ele não está querendo arriscar e perder um torneio (o paulistinha) que, se ele vencer, dirão que não fez mais do que a obrigação e se perder corre o risco de receber "bilhete azul"!

Ontem, nem tudo foi negativo a partir da própria vitória reabilitadora. 

Algumas coisas boas aconteceram ontem contra a Ponte, um time extremamente desleal, que bateu o tempo todo e deu tudo pela vitória. Só perdeu porque o Palmeiras esteve muito melhor em quase 80% do confronto, e impôs a sua técnica muito mais apurada.

Ontem  Weverton voltou a jogar de maneira discreta e efetiva e Maike mostrou mais uma vez à torcida que tem condições de revezar com Marcos Rocha e lutar pela titularidade com um dos melhores laterais direitos do país. 

Como podem falar mal de Felipe Melo atuando na zaga pela terceira ou quarta vez, mas já impondo o seu físico agora menos exigido e melhorando extraordinariamente o jogo aéreo e a saída de bola defensiva do Verdão.

Com a chegada do lateral esquerdo uruguaio Matias Viña, se ele for tecnicamente a metade do que estão anunciando, o Palmeiras vai melhorar ainda mais o seu compartimento defensivo!

Do meio de campo para a frente o Palmeiras tem as peças necessárias mas precisa de tempo para o encaixe.

O jogo de ontem consagrou que, apesar da melhora de produtividade de Lucas Lima, só por um aborto da natureza ou por um milagre dos deuses do futebol o Palmeiras poderá chegar a algum lugar de destaque no cenário esportivo com um armador desse naipe.

Causa-me espécie o Palmeiras falar tanto em contratar um atacante. quando está mais na cara do que nariz que o time precisa de um jogador criativo que o comande do meio de campo pra frente.

Enfim, quero dizer-lhes que estou esperando pacientemente pela definição do time principal, acreditando em Luxa e nas boas perspectivas para este ano.

O que me tranquiliza, ao menos em termos domésticos, é que eu olho para os adversários e os vejo tão inferiores ao Palmeiras que nem me preocupo.

É óbvio que para se equiparar e, quem sabe, superar o Flamengo, o Palmeras necessita de algumas contratações pontuais as quais só poderão ser definidas em plenitude daqui à fase final do paulistinha 2020.

Esta é a minha opinião mas quero deixar claro que respeito todas as outras e sei que há muitos  companheiros  que já estão malhando além da conta um time que ainda não tem sequer dois meses de tempo de preparo.

A esses eu apenas quero lembrar (é até bíblico) que um fruto não amadurece antes da hora!

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)     

COMENTE COMENTE COMENTE

SEM RÔNY, O PALMEIRAS AGORA QUER MARRONE DO VASCO DA GAMA, VALE A PENA?


O Palmeiras investiu demais e errado em temporadas anteriores pagando um alto preço por isso na temporada que passou.

Menos mal que a temporada passada, embora sem conquistas, trouxe como lenitivo a classificação alviverde para a Libertadores e mais respeito a sua camisa.

O lado negativo foi, senão a supressão completa, mas a drástica diminuição dos investimentos, que ocasionou a vinda de um treinador fora dos planos iniciais que, embora conte com o  meu apoio e de tantos deste blog, não é uma unanimidade entre a torcida.

Menos mal ainda que esse treinador é velho conhecido do clube e já vem atrelado à obrigação de respeitar a filosofia de investimento do clube e contratar só o necessário.

Isso pressupõe o aproveitamento da garotada da base com a perspectiva (enfim) de o Palmeiras finalmente conseguir fazer craques dentro de casa. 

Contratações mesmo, só aquelas pontuais e ao alcance da capacidade de investimentos do Palmeiras.

Ontem li, vi e ouvi na mídia mineira, que o Galo está querendo Marrone, jovem atacante cruzmaltino e uma das grandes promessas do futebol brasileiro.

Concomitantemente, quando eu dava como certa a aquisição do atacante Rôny do Athlético PR, a diretoria desse clube conseguiu contornar a situação e acertar com o atleta, tirando o Palmeiras da jogada.

A partir daí a mídia paulistana começou a divulgar a perspectiva de o Palmeiras contratar o jovem Marrone, do Vasco (não confundam com aquele que foi do Sport e do Curica, fraquíssimo) por indicação, certamente, do próprio Luxa que trabalhou com o atleta em 2019.

De minha parte eu gostaria que o Palmeiras tivesse trazido o Michael do Goiás, que acabou indo para o Fla e a esta altura penso que o time esteja carente -muito mais - de um camisa dez capacitado, criativo e desequilibrante.

Ainda assim, aprovo plenamente a contratação do Marrone pretendido, pois se trata de um jogador jovem, futuroso, muito habilidoso que fez quase 60 gols no ano passado.

Outro ganho, caso o negócio venha se realizar, é a perspectiva de o Verdão colocar vários jogadores que não serão aproveitados no pacote do negócio

Mas a maior vantagem é que Marrone está sendo indicado pelo próprio Luxa que o conhece bem da temporada passada quando o jovem jogador foi uma das principais peças da reação vascaína para evitar a queda do tradicional cruzmaltino para a segunda divisão.

COMENTE COMENTE COMENTE