Observatório Alviverde

07/07/2017

ALGUNS COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES DO EDITOR, MAS O TEMA É, RIGOROSAMENTE, LIVRE!

  

... A derrota de 0 X 1 para o Barça paraguaio, digo, equatoriano, não é um fim de mundo na vida do Palmeiras. Bem preparado e jogando a decisão com inteligência em casa, o Verdão, na minha opinião, tem maiores chances que o Barça de prosseguir na Libertadores. 
===================

... A decisão já tem data, 09/08/17 às 21,45 H, isto é, daqui a um mês e dois dias. Na Liberta e na Copa do Brasil em que adversário é o Cruzeiro, a situação do Palmeiras é a mesma: em ambos os casos terá de jogar por uma vitória simples. A diferença é que no caso da CdB a decisão será fora de casa, cá em BH.
===================

... Na mesma data (09/08/17) jogam também Grêmio X Godoy Cruz e Atlético X Jorge Wilsterman. O Grêmio só será desclassificado se perder nos pênaltis (caso seja derrotado no tempo normal por 0 x 1) ou por uma diferença de dois gols. O Galo Mineiro vive a mesma situação do Palmeiras pois joga em desvantagem contra o excelente time boliviano e, assim como o Palmeiras, tentará uma vitória simples dentro de casa.

===================

... Os outros jogos de brasileiros serão dia 10/08/17. O Botafogo, derrotou o Nacional em Montevidéu ontem por 1 x 0, só será desclassificado se perder o jogo de volta em casa, o que, convenhamos, é possível mas improvável. 
O duelo doméstico Santos x Furacão, após a vitória santista por 3 x 2 em Vila Capanema, não garante mas encaminhou muito as traíras à classificação. Se o Palmeiras passar pelo Barça, terá, muito provavelmente, o Santos como adversário.
====================

...A grande preocupação do Palmeiras na sequência da Libertadores é (tem de ser) com as arbitragens. Para angariar simpatias, fazer relações públicas e reconhecer o valor de um árbitro sério e correto, sugerimos que ao Verdão encaminhar um ofício à comissão de arbitragem da Sul-América elogiando o argentino Patrício Losteau e seus auxiliares, pela brilhante arbitragem no Barça x Palmeiras. De fato, sem qualquer ironia, foi um verdadeiro show de apito.
==================== 

...Alô alô Cuca. Ninguém quer a cabeça ou o afastamento de Zé Roberto, mas queremos que você use a sua cabeça e seja racional ao escalá-lo. Zé não pode mais ser titular, na lateral, no meio ou em qualquer posição, está provado! Ou
ainda não deu para vc se convencer?
Mas também é verdade que ele pode, perfeitamente, ficar no banco e ser escalado quando necessário, porém sempre a partir dos 20 minutos do 2º tempo ou mais, quando o adversário estiver cansado e já sem tanta capacidade físico-aeróbica. Se continuar com ZR como titular ou mantê-lo na integridade dos jogos, você acabará morrendo abraçado com ele. Abra os olhos, amigo, enquanto é e há tempo.
====================

Sr. Matos: por que, em sua concepção, só o Cruzeiro tem os laterais de que o Palmeiras precisa? Por que vc só contrata laterais desse clube, principalmente aqueles que estão sempre fora do time? Por que, de quebra, manda as nossas crias embora como foi feito com João Pedro e Victor Luiz? 
Já chega de jogadores do Cruzeiro, a não ser que surja algum negócio lucrativo e diferenciado, o que não é comum em se tratando de seus co-estaduanos! Estamos de olho no senhor, Sr. Matos
====================

...E agora, Cuca, vai poupar quem ou quais? Até quando vamos continuar assim indefinidos, à base do empirismo e do improviso? Um time jovem que carece de definições não pode ter auto-confiança para atuar com tranquilidade, render tudo o que sabe e de ser explorado em suas melhores condições técnica, física e, principalmente, emocional. Quem não constata que os jogadores do Verdão andam inseguros quanto ao status que desempenham no grupo em face das constantes indefinições de escalações que vivem, decorrentes de  trocas constantes que geram no grupo um clima de temor e insegurança. Em meu entendimento a definição imediata do time principal é pequenos retoques quando necessários, é a única atitude a ser tomada capaz de balançar os espíritos, despertar as almas e reabilitar o moral do elenco.  Abaixo a poupança desnecessária!
Tenho um parente próximo, médico, que não concorda com minha tese e até chamou-me à atenção afirmando que sempre há que se poupar e fazer rodízio de jogadores, sim. Disse mais que vivemos hoje outros tempos em que os equipamentos dos fisiologistas têm condições de examinar e mensurar as microfibras musculares, os batimentos cardíacos, a condição aeróbica de cada atleta e tudo mais que se imagine e que, em razão disso, as "poupanças" são, mais do que necessárias, inevitáveis.
Com todo o respeito que ele, a fisiologia e a ciência me merecem eu lhes respondo com o exemplo dos grandes times de volei que jogam quase todo o dia, com o intervalo de apenas 24 horas, partidas muito mais longas do que um jogo de futebol, e com uma exigência ósseo-articular muito maior e perigosa, sem que se ouça falar em tanta cirurgia entre os praticantes do esporte da rede esticada. 
No futebol o que se vê, na realidade, é a "manha" de jogadores paparicados e superdimensionados em suas importâncias procurando, na maioria das vezes, um subterfúgio para não participar de certos jogos ou viagens que não lhes interessam, tanto e quanto de treinadores que adotam a política do "ficar  bem com todo mundo" e procuram sempre um motivo para tal!

COMENTE COMENTE COMENTE