Observatório Alviverde

05/08/2016

A QUE FICOU REDUZIDO O TIME DO PALMEIRAS!


O Palmeiras desperdiçou a grande chance de voltar à liderança do Brasileiro e só empatou com a Chapecoense no interior de Santa Catarina.

O time começou bem o jogo, dominando territorialmente as ações em que pese a falta de imaginação de seu meio de campo e da pouca (quase nenhuma) criatividade de sua inofensiva linha de ataque.

Os defeitos apresentados ontem foram os mesmos de sempre e, sem querer criticar Cuca, mas, simplesmente alertá-lo, eu diria que quando não se tem um time suficientemente forte e apto para tomar as iniciativas, atacar  e se impor, há a necessidade de adaptá-lo, taticamente, às suas limitações. É o "beabá" do futebol!

Sem a qualidade técnica e a liderança do melhor goleiro do país, Prass e sem o craque Gabriel de Jesus (outra vez boicotado e preterido na Seleção por Neymar et caterva), o Palmeiras não pode continuar se expondo através de esquemas pretensamente ofensivos que, na falta de um armador talentoso, de atacantes agudos e de laterais que avançam, são inócuos e perfeitamente dispensáveis.

Com os jogadores rápidos de que dispõe, o Palmeiras deveria adotar uma postura tática mais inteligente, fechar-se na defesa e só jogar em contra-ataques, até que pudesse recompor o time e o seu modo antigo de jogar que só funcionava tão bem em decorrência do desequilibrante Gabriel Jesus.

Do jeito que o time tem jogado e vem jogando ultimamente -sejamos realistas-, será extremamente difícil a manutenção da liderança e até a permanência da equipe na ponta da tabela.

Para evitar o pior Cuca precisa ter criatividade e inventividade em seu trabalho mas receio que sem Gabriel Jesus e sem a contratação de um ou dois reforços que retoquem o time, o Palmeiras chegue lá!

Esta semana tomei conhecimento de que o Palmeiras negociava com Éverton Ribeiro.

Animei-me, então, com a possibilidade, pois sei que se trata de um armador inteligente, criativo, canhoto, agudo e artilheiro, justamente tudo de que o Palmeiras precisa para manter a dianteira e brigar pelo título.

Agora prestem atenção no que vou dizer porque como dizia Carlos Imperial, não está nos livros, mas está mais na cara do que "ray-ban" cara de rico em dia de muito sol:

O problema crucial do Palmeiras neste momento (será que só Cuca não percebe) reside nas duas laterais porque o homem do lado direito, Jean, não apoia e nem faz jogadas de fundo porque não sabe e Zé Roberto, o homem do setor esquerdo, não as faz porque não pode!

A propósito, com Egídio no banco, como é que ele continua escalando Zé Roberto o tempo todo e em todos os jogos, cercando-o de cuidados defensivos e coberturas que comprometem o desenvolvimento tático do time?

Por que não faz o mesmo com Egídio, mais driblador, mais ousado e que apoia muito mais, dando-lhe o devido respaldo para que ele possa atacar sem deixar um buraco na posição e que pode se transformar em atacante e proporcionar muito mais ímpeto ofensivo e criatividade ao time?

Essa de Zé Roberto como capitão, verdadeiro atestado de titularidade, é um equívoco do treinador palmeirense, embora Zé em si não esteja jogando mal. O que tem de ser visto e analisado são todos os aspectos que cercam a atuação desse jogador.

Para que jogasse o Palmeiras tinha de ter alguém que fizesse aquele trabalho de acompanhar o lateral adversário e, de quebra, atacar com perigo e eficiência.  Mas teria o Palmeiras alguém com essa característica e com essa disposição? Parece-me que não!

Zé Roberto, que estava morto ao final do jogo, tem de ser sempre analisado não apenas pelo que faz ou fez mas pelo que não faz e nem é capaz de fazer, isto é, apoiar o ataque e jogar dentro dos ditrames exigidos pelo futebol atual. O Palmeiras, em última análise, necessita de um especialista na posição ou, do contrário, não terá força ofensiva pelo setor!

Róger Guedes no banco é piada já que se trata do atacante cuja qualidade futebolística mais se aproxima de Gabriel Jesus. Pena que um jogador dessa qualidade tenha sido rebaixado ao banco e seja obrigado a ficar correndo atrás de beques (sem ter essa vocação) o tempo todo. 

Entendo que a correção das deficiências da equipe passam em primeiro lugar pelo aprimoramento técnico das laterais já que os nossos laterais -repito- quase  não ultrapassam o meio de campo e deixam os atacantes, principalmente os que jogam pelos flancos do campo, com poucas opções de jogo.

Em relação ao goleiro Vagner ele demonstrou, em todos jogos que foi escalado, que não tem a frieza dos grandes goleiros e, em razão disso tem de ir para o banco e voltar só quando estiver mais bem preparado, sobretudo psicologicamente.

A falha infantil que cometeu ontem foi, também, outro fator desencadeante do mau futebol do Palmeiras, haja vista que o time sentiu muito a falha infantil do goleiro palmeirense.  

Parece que Prass, com o braço operado e na tipóia que esteve com o time em Chapecó se se dispusesse a  entrar em campo e jogar, conseguiria atuar melhor que ele! 

A propósito por que cargas d'água o Palmeiras contratou Jailson junto ao Ceará? Ele é um goleiro tão ruim assim ou (perguntar não ofende) porque ele é feio e mulato não está sendo aceito?

Mas se ele é tão ruim assim, por que teve o contrato renovado?

Apesar de tudo e apesar dos pesares, eu continuou acreditando no Verdão e considero que além da rodada favorável, o Palmeiras trouxe um ponto importante dos três que foi buscar em Chapecó.

O lamentável disso tudo é constatar a que ficou reduzido o time do Palmeiras com o impedimento físico de Prass e a venda (ainda, como ocorreu com outro craque, Valdívia, sem reposição à altura) milionária de Gabriel de Jesus para o futebol inglês. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

E o árbitro, gostaram? Deu com u'a mão e tirou com as duas. Em matéria de bastidor a influência do Palmeiras é zero mesmo. O goiano não deveria ter apitado o jogo de ontem, mesmo marcando aquele pênalti que, no Brasil, costuma ser marcado apenas para o Curica, para os Bambis, para o Fla e para o time mais beneficiado hoje em dia pelo apito-amigo, o Santos FC não por acaso o líder do Brasileirão. (AD)
 FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 1 X 1 PALMEIRAS
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 04 de agosto de 2016, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartão amarelo: Josimar (Chapecoense)
GOLS:
CHAPECOENSE: Kempes, aos 29 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Jean, aos 40 minutos do segundo tempo
CHAPECOENSE: Danilo; Gimenez, Thiego, Filipe Machado e Dener; Gil, Josimar, Cleber Santana e Hyoran (Ailton Canela); Kempes (Bruno Rangel) e Tiaguinho (Lourency)
Técnico: Caio Júnior
PALMEIRAS: Vagner; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Cleiton Xavier), Tchê Tchê e Moisés; Dudu (Allione), Erik (Lucas Barrios) e Leandro Pereira
Técnico: Cuca


AS CONSEQUÊNCIAS DO EMPATE NO CONTEXTO DA TABELA!

O sofrido 1 x 1 de ontem em Chapecó conduz o Palmeiras a um tríplice empate com Santos e Curica, todos com 33 pontos e 10 vitórias cada.

A definição da classificação do triunvirato paulista, ao final da penúltima rodada do primeiro turno do Brasileiro, passa a ser definida pelo saldo de gols, assim:

Em 1º Santos, saldo de 16, em 2º Palmeiras, saldo de 14 e em terceiro o Curica com 13 gols.

Como Santos, Palmeiras e Curintia não venceram e marcaram passo na rodada deste meio de semana, estão ameaçados pelas aproximações do Grêmio, do Galo com 32 pontos e respectivos saldos de 7 e de 6 gols.

Mas as ameaças aos ponteiros do Brasileirão não ficam por aí, haja vista que ao Flamengo, com 31 pontos e ao Atlético Pr com 30, bastam-lhes três pontos para fazerem parte do bolo da liderança 

A única vantagem do Palmeiras e, por extensão, do Santos e do Curica é que os três clubes dependem apenas de si para que se sagrem campeões do turno.

O Palmeiras, teoricamente, tem a tarefa mais fácil, ou -eu prefiro dizer- menos difícil porquanto enfrentará o Vitória domingo às 16H em sua Arena e com o apoio da LEAL torcida que até ontem houvera comprado 22.000 ingressos de forma antecipada.

O líder, Santos, vai a Belo Horizonte fazer o jogo da TV domingo às 11H e enfrentar o imprevisível e desesperado América no alçapão do Independência, logo após o time mineiro ter realizado a sua melhor apresentação neste Brasileiro e empatado em  Recife com o Sport quando foi o "operado" pela arbitragem.

Já o Curica, segunda-feira, às 21H enfrenta outra equipe desesperada, o Cruzeiro, em sua desesperada luta para fugir da antepenúltima colocação com 18 pontos e apenas 5 vitórias. Além de enfrentar um time tecnicamente muito forte e de grandes jogadores, motivado pelo novo treinador e pela goleada aplicada ontem contra o Internacional por 4 x 2.

O maior problema para o Curica será o de ter de jogar no Pacaembu onde não atua já há muito tempo e que retira do time o importante fator casa porquanto o Estádio Municipal passa a ser território neutro!

O Flamengo, que vem comendo pelas beiradas e subindo na tabela mediante o beneplácito e a colaboração das arbitragens, não obstante o bom time deste ano, abre a rodada enfrentando o Atlético PR sábado às 18,30H em Cariacica.

Fla e Furacão disputam, ponto a ponto, a sexta posição do Brasileiro e sabem que o empate é um péssimo resultado para os dois. Se houver um vencedor, este entrará, definitivamente, no seleto grupo dos maiores candidatos ao título.

O Palmeiras, portanto, só depende dele mesmo para garantir o segundo lugar, registrando que para retomar a liderança, além de vencer o Vitória precisa contar com (no mínimo) um empate do Santos contra o Cruzeiro.

Alea jacta est! A sorte está lançada! (AD)