Observatório Alviverde

03/09/2020

VOCÊ CONSIDERA QUE LUXA TEM DE SER SUMÁRIA E IMEDIATAMENTE DISPENSADO?


Direto ao assunto.

Meus amigos, digam o que quiserem deste velho escriba, mas não serei incoerente em minhas opiniões para agradar a quem quer seja.

Indo além, peço-lhes que não cometam a aleivosia de afirmar que o time esteve morto ontem contra o Inter, que não correu, que não lutou, que não brigou...

Até Lucas Lima correu (surpreendentemente muito) e ficou claro: ele está fechado com Luxa e, reciprocamente, Luxa o prestigia. Isto não é bom pois cheira a time pequeno!

O fato é que ninguém poderá acusar os jogadores de corpo mole, frouxidão, omissão e de não terem se empenhado e dado tudo de si em campo. 

Se o resultado não veio foi por outras circunstâncias e a principal delas é que o Palmeiras enfrentou o líder do campeonato. Jogar sozinho só se joga em treinos, é preciso reconhecer isso.

 De Lucas Lima a Bruno Henrique, Ramirez, Rôny, Viña e Mayke, todos deram tudo de si e sob o ponto de vista do empenho pessoal têm de ser elogiados.

Vejam que Viña ficou muito bravo e, por um momento, até se indispôs com Luxa ao ser substituído. 

Não, não vou dar uma de bonzinho e afirmar que só vocês que aqui opinam falaram grosso sobre a acomodação de alguns jogadores. Eu mesmo, várias vezes critiquei Lucas Lima por esse motivo...

Hoje, porém, por questão de honestidade, não posso fazê-lo já que ele se esforçou, deu tudo de si e correu mais do que em qualquer outra vez em que vestiu a nossa camisa.

O grande problema é que esses fatores que citamos, per si, são insuficientes. Fosse assim era só contratar pedestrianistas e tudo estaria resolvido. Para que se vença os jogos é necessário, também, técnica, habilidade, drible e tantos outros justamente o que tem faltado à maioria dos atacantes palmeirenses.

Dito isso a gente rasga, então, o véu diáfano do palestrismo, do palmeirismo, do fanatismo e da própria fantasia para dizer aquilo que, de fato, precisa ser dito.

1) Temos um elenco tecnicamente um pouco acima da média e do razoável em relação à maioria dos adversários, porém com falhas e gargalos em várias posições. Faltam-nos vários jogadores do meio de campo para a frente mas Luxa jamais menciona isso em suas entrevistas objetivando tirar a carga do presidente e supondo-se capaz de encontrar todas as soluções dentro do próprio elenco. Mas cadê que ele acredita na garotada da base e tenha peito para lançá-los em número cada vez maior no time principal? Para confirmar o que digo, ele teve medo até de lançar Neymar e o fazia homeopaticamente segurando um atleta que queria deslanchar, dizendo a toda hora que era preciso ter calma com o "filé de borboleta"!

2) Luxemburgo tem abusado em errar na escolha dos jogadores para iniciar os jogos e opta, reiteradamente, por aqueles que (tá mais na cara do que cavanhaque) não são os melhores. Insiste em armar times com reduzido poder ofensivo, em contraposição ao DNA ofensivo que sempre caracterizou os times do Palmeiras.

3) É inexplicável sua teimosa por insistir tanto com Lucas Lima. Ontem, quando o repórter da TV  anunciou que esse atleta entraria de cara, murmurei para mim mesmo. Difícil que ganhemos este jogo! Não deu outra! O time só teve profundidade ofensiva, só chegou e chutou mais ao gol quando ele foi substituído. Será que só Luxemburgo não enxerga?

4) Como um time que almeja o título brasileiro pode ser monotático e prestigiar tanto a retranca? Culpa de Luxa que enche o time de marcadores e armadores e.via de regra, começa sempre com um único atacante!

5) Como um time que almeja o título brasileiro consegue tocar tanto a bola inutilmente para os lados ou para trás e chutar como no primeiro tempo de ontem duas bolas ao gol?

Muitas outras coisas poderiam ser ditas, mas deixo para os analistas que frequentam este espaço e que conseguem ver além do alcance.

Depois de tudo o que eu disse, do que tantos disseram e do que você mesmo pensa, optaria pela dispensa de Luxa ou pela manutenção de Luxa?

Este velho blogueiro, no entanto, faz questão de firmar antes a sua posição

Considero que a volta de Felipe Melo em condições totais de jogo será um significativo reforço para Luxa, tanto e quanto o retorno do único atacante desequilibrante e acima da média que o Palmeiras tem hoje em seu elenco, Veron, o potiguar com nome de craque argentino,   .

Vocês todos verão o up-grade que a simples reinserção dessas duas peças proporcionará o time.

Imagino, então, se o Palmeiras adquirisse um meia inteligente e diferenciado para abastecer o ataque.

Ah, dirão muitos, não existe mais esse tipo de jogador.

Pode ser até não exista mais um Valdívia, um Alex, um Rivaldo ou um Jorge Mendonça, mas a maioria dos que vejo, até na série B, joga muito mais do que Lucas Lima.

Luxa precisa se cuidar, mudar a preferência e deixar de teimosia, pois, do contrário irá morrer abraçado a Lucas Lima que já provou -por a+b+c+d e por todas as demais letras do alfabeto- que não tem bola suficiente para ser protagonista, mas, apenas, um coadjuvante no time do Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE

Parece que vai dar certo a sequência do Blog. Que Deus nos ajude!