Observatório Alviverde

28/01/2015

QUEM É BOM JÁ NASCE FEITO!



 

A toda a hora tenho tido o desprazer de ler e ouvir depoimentos equivocados de palmeirenses, que afirmam, enfaticamente: 

"os garotos do time de juniores precisam ser lançados bem devagarinho e com todo o cuidado, porque ainda não estão preparados para a titularidade"!

A essa estúpida afirmativa acrescentam outra: "lançá-los de imediato no time principal pode, definitivamente, queimá-los". 

E complementam com a ridícula frase: "a camisa do Palmeiras pesa"!

Quem conhece futebol sabe que nada disso é verdade! 

O que pesa, mesmo, no processo é a política equivocada do clube, da mídia, da torcida e da diretoria que não criam um ambiente favorável ao lançamento de jovens jogadores!  Afinal, quem é bom já nasce feito!

As promoções recentes de Nathan, Vitor Luís e João Pedro, (todas por necessidade) colidem, frontalmente, com a política superada de excesso de zelo, cuidados e procrastinação de lançamento dos jovens, desmentindo-a, completamente.

A prova maior é que esses três atletas, sem cuidados especiais, sem nenhuma preparação psicológica ou coisa assim, emergiram, diretamente, da base para o time titular do Verdão em um único salto e  deram, plenamente, conta do recado.

Quem, se não eles, ajudaram, mesmo que a duras penas, a retirar o Verdão do rebaixamento? 

Alguém tem dúvida de que o descenso sobreviria, houvesse o Palmeiras mantido "ad-aeternum" no time principal, os Lúcios, Vitorinos, Egurens e tantas outras tranqueiras defensivas que o time havia contratado, a maioria a peso de ouro?

Vou mais longe: se o retranqueiro Dorival houvesse tido o descortino de promover os jovens atacantes da base (ele não teve peito, coragem e disposição para tal) o Verdão teria escapado do descenso com antecipação e ampla facilidade!

O Palmeiras está iniciando, este ano, um processo de promoção massiva de seus jogadores da base, embora com o atraso de 50 anos, ou um século. Antes tarde do que nunca!

É uma pena que o exagero numérico das contratações de Mattos vai inibir,  o lançamento de tantos jogadores espetaculares oriundos da base.

De qualquer forma, a simples presença dos jovens talentos sub-20, Guilherme, Juninho, Gabriel Leite, Gabriel de Jesus e Chistófer junto aos titulares, já se constitui em um passo gigantesco, para uma mudança total de mentalidade.

Com Alexandre Mattos no futebol profissional, ele que é egresso de Minas Gerais, estado campeão em revelar jogadores, espero que o Palmeiras possa ter, a partir de agora, a suficiente coragem para lançar, em hora apropriada, a garotada da base, de forma contínua e perene.

Mas, para isso, é preciso superar os mitos inverossímeis do excesso de cuidado, da falta de amadurecimento e, principalmente, aquele da camisa que pesa.

Tudo isso representa entraves absurdos que impedem o Palmeiras de obter dividendos técnicos e pecuniários nessa que é a mais rentável e promissora faixa do mercado do futebol.  

VOCÊ ACREDITA QUE OS JUNIORES PROMOVIDOS  POR OSWALDO TERÃO CHANCES NO TIME PRINCIPAL?

OU TUDO VAI FICAR, COMO SEMPRE, PARA O ANO QUE VEM?

COMENTE COMENTE COMENTE