Observatório Alviverde

11/04/2014

O QUE COSME RIMOLI PRECISA LER E SABER!



 
 Será que algum palmeirense que respeita o clube e se respeita, acredita ou leva em consideração o que  Cosme Rímoli escreve? 

Só trouxa, mesmo! Nunca vi esse indivíduo, profissionalmente aborrecido e antipático escrever uma simples palavra de reconhecimento, elogio, apoio ou incentivo ao Palmeiras.

A cada matéria que publica, o cansativo e monofrásico cronista do R7 parece disposto a liquidar o Verdão, tamanho é o ódio que manifesta, tanto e quanto a dose de veneno letal que habitualmente destila contra o clube em suas crônicas(?), as quais considero, simplesmente, os maiores bostejos que se pode ler na Internet.

Aliás, ninguém na Web, nem Neto (nem eu) consegue escrever tão mal ou pior do que ele!

Da mesma forma, ninguém, (nem Juca, nem Trajano, nem Flávio Prado, nem Perrone, nem Chico Lang, figadais e tradicionais inimigos do Palmeiras), consegue ser mais venenoso e ferino do que Cosme, se o assunto é o Verdão.

Talvez por isso que as opiniões que tenho ouvido de torcedores do Palmeiras e, até, de outros clubes a respeito dos escritos de Azedo Rímoli, estejam divididas. 

Para alguns, são comentários de merda e, para outros, são merdas de comentários! Você, que me lê, como definiria?

Uma coisa não consigo compreender quando o assunto é Rimoli: como é que pode, alguém, a toda hora, o tempo todo, a vida toda, divulgar tantas notícias negativas quanto esse indivíduo, afirmando, reiteradamente e sempre, que tudo o que ocorre no Palmeiras está errado? Será que, ao menos de vez em quando, ou, uma vez ou outra  as nossas diretorias não acertam?

Que ou quais motivos podem levar um cronista que, a princípio e por princípio deveria ser isento e imparcial, a atuar de forma tão rude, agressiva e insensata contra um único clube, sem a necessária noção da boa medida?

Teria ele alguma bronca, alguma queixa recôndita, alguma mágoa latente ou, vá lá, algum trauma psicológico escondido em relação ao clube? Teria, porventura, alguém no Palmeiras, alguma vez, o maltratado ou tratado desrespeitosamente? 

Se não houver nada disso, o caso de Azedo Rímoli, será essencialmente pinel, e, talvez só possa ser tratado e resolvido sobre um divã!

Esta semana ele atacou o Verdão, como se diz aqui em Minas "de com força", mas tão "de com força", que quem o levar em consideração, vai imaginar que a Sociedade Esportiva Palmeiras esteja às portas da inadimplência, da insolvência e da falência. Um absurdo!

Vejam as pérolas do monofrásico, aquele que escreve curto, (tão curto quanto as suas idéias) e que passa a impressão de que aquilo que escreve está sendo falado por algum robozinho. 

Reparem que ele faz tudo para escrever as frases sem ultrapassar a extensão de uma linha. Talvez ele ache que é diferente, que está sendo moderno, que está agradando... mas o comprimento das frases parece compatível com a medida de seu raciocínio!

Ele inicia os bostejos antipalmeirenses assegurando que Kardec exige do Palmeiras a equiparação de seus salários aos de Wesley, Lúcio e Prass e em seguida afirma que Kardec recebe a metade dos companheiros.

R: Quem acompanha o noticiário, sabe que Wesley está com um pé fora do Palmeiras, justamente em função de não querer aceitar o salário por produtividade. Nobre já anunciou que quem não aceitar, seja lá quem for, não continua! Kardec, pelo que se vê, não será a exceção, pois se trata de política salarial adotada pelo clube e vale para todo o elenco!

Após garantir (?) que o Palmeiras já aceitou pagar 12 milhões ao Benfica e que quer acertar com Kardec um contrato de cinco anos, afiança que o presidente propôs ao centro avante um salário fixo de 220 mil, mais as gratificações por produtividade e assegura que se o time não ganhar nada, os proventos de Kardec não sobem.

R: Ninguém sabe (é tudo especulação) se o Palmeiras aceitou ou aceita pagar pela liberação de Kardec, haja vista que o COF desaconselha a sua aquisição definitiva (Mustafá se manifestou pela própria coluna de Rimoli há dois ou três dias, mas o jornalista, convenientemente, se esqueceu). Nobre está receoso em fechar o negócio, que, pode sair, sim, se Kardec baixar a pedida salarial. Rímoli acha (será que acha mesmo ou só está enchendo o saco?) que o contrato por objetivos só diz respeito a conquista de títulos, se esquecendo de incluir as gratificações por vitórias, os jetons por presença no time, por ações de marketing, por conquista de turnos e etc. O que se percebe nas entrelinhas é que Rímoli está louco para que Kardec deixe o Palmeiras!

Em seguida fala do descontentamento do jogador, das reuniões realizadas que não deram em nada, que de nada adiantou Kardec "ter sido o principal atleta do Palmeiras" e  que "foi o único jogador cotado para ir à Copa", terminando por dizer que o jogador "se sente desvalorizado"!

R: Quem não sabe que as renovações em tempos de crise financeira são assim? Agora essa de Kardec ter sido o "principal" jogador do Palmeiras e o "único" cotado para a Seleção, temos que debitar na conta da fecunda imaginação de Rímoli. O principal jogador do Palmeiras, de longe, foi Prass e quem "cotou" Kardec para a Seleção foi parte da mídia, em face de um discreto elogio de Felipão ao atleta quando visitou nosso centro de treinamentos. O único jogador do Palmeiras que chegou à atual Seleção foi Henrique, agora no futebol italiano, negociado porque, além de ter acionado o clube na justiça,  não quis se enquadrar ao sistema salarial implantado por Nobre!

Depois disso, Rímoli dá uma guinada de 180 gráus, vai ao Parque São Jorge e insinua que o Curintia quer Kardec. Garante que o atacante curintiano Guerrero está indo para o Boca, cita fatos que nada têm a ver com a matéria e chega a citar a contratação de Elias como fator  impeditivo à compra de Kardec, admitindo, porém,  que o nosso maior adversário topa adquiri-lo por empréstimo.

 R: Viram porquê ele tanto elogiou Alan Kardec? Kardec é bom, sim, mas longe de ser um craque ou um jogador desequilibrante. Há dezenas de centroavantes tão bons ou melhores do que Kardec no futebol brasileiro e para que se os tenha, basta garimpar! Na realidade Rimoli força a barra a fim de forçar o  Palmeiras a renovar com Kardec ou, se não renovar, para que ele vá para o Curintia. Cabe ao Palmeiras e tão somente ao Palmeiras, decidir, (bem ou mal), com quais os jogadores vai renovar ou com aqueles com quem vai contar! É óbvio, a maior parte dos torcedores quer Kardec. Eu, particularmente, também quero, embora acredite que ele seja, perfeitamente substituível, até por alguém mais barato. Oportunisticamente, Rimoli "promove a transferência verbal" do curintiano Guerrero para o Boca Júniors (pura especulação, sem o menor fundamento) apenas como uma forma de justificar o balão de ensaio, -verdadeiro factóide-, publicado e não titubeia em envolver até Elias, que nada tem a ver com essa situação!  Ele tem mania de escrever sobre o Palmeiras e ficar comparando o time com os adversários, sempre colocando-o abaixo de todos eles.

Rimoli ressalta que, apesar da ameaça curintiana, Brunoro e Nobre não se sentem abalados, mas que houve um efeito colateral ruim quando o Palmeiras tentava renovar com Leandro. E vai mais além, afirmando que Leandro ficou desgastado com os dirigentes, com Kleina (?) e com os companheiros (?), -não explica porquê- afirmando, peremptoriamente,  que o ambiente, para Leandro, já não é mais o mesmo! 

R: Por que Brunoro e Nobre, que ousaram implementar no clube uma política salarial tipo "pés no chão" iriam ou vão se perturbar caso Kardec não queira renovar? Kardec é bom mas está longe de ser Messi, Cristiano Ronaldo ou Valdívia! Agora, se mal pergunto, o que tem a ver a dificuldade de renovação de Leandro com o seu relacionamento com Kleina e os companheiros? Por que o ambiente não seria mais o mesmo? Pelo fato, -seria isto?- de Leandro ter descolado um salário um pouco mais alto. Chega de estricnina, seu Cosme!

Não satisfeito em falar tanta abobrinha por conta da (previsível) dificuldade de renovação de contrato de Alan Kardec, passou a abordar (do jeito dele) a situação de Wesley, que, de há muito -eu não diria em litígio- anda estremecido com a diretoria não só por sua resistência em aderir ao contrato por produtividade, mas, principalmente, em razão de uma ação judicial impetrada contra o Palmeiras pelo empresário do jogador. Disse, também, que o Wesley, cujo contrato vence o ano que vem, pode firmar um pré-contrato com qualquer clube em agosto e sair sem deixar que o Palmeiras fature um único tostão escrevendo, ironicamente, venenosamente: "justo ele que custou 21 milhões", terminando por dizer que Wesley "quer um grande aumento para continuar"!  

R: Notícia velha, requentada, inútil, divulgada, seguramente, com a finalidade única de tumultuar o ambiente às vésperas da estreia no Brasileiro e, sobretudo, para não fugir ao velho vício de depreciar o Palmeiras. Até os gandulas dos fraldinhas sabiam dessa notícia, que só se configuraria se Wesley deixasse de renovar com o Palmeiras. Por que ele não disse que Wesley censurou publicamente o seu empresário por ter entrado com uma ação judicial contra o Palmeiras? Por que ele não noticia que o jogador declarou estar feliz no Palmeiras? Por que ele não informa que clube e jogador estão em negociação e continuam mantendo contatos? Como se percebe, Rimoli promove a crítica imotivada e sem razão pelo simples prazer de criticar!

Sobrou, também, para Valdívia. Como poderia poupá-lo? Rímoli afirmou, categoricamente, taxativamente, que o Mago torce para que o Chile faça ótima campanha na Copa a fim de que, por isso, algum clube do exterior o contrate. E sustenta que a relação de Valdívia com o Palmeiras está desgastada, principalmente aquela do atleta com a torcida, e que os dirigentes e conselheiros cansaram de apostar nele. Foi mais além com uma grave acusação, ao dizer que Valdívia, no recente jogo contra o Braga pelas quartas de final do Paulistão, ao perceber que a vitória houvera sido sacramentada e garantida, provocava os jogadores do Braga que chutaram-lhe os tornozelos, impedindo-o de enfrentar o Ituano na semifinal. Que ninguém (no clube) criticou o Mago"para evitar confusões" e que o nome de Valdívia "agrada" cada vez menos no Palestra Itália.

R: Observem que Rímoli, quando se trata de Palmeiras, sempre exorbita e excede nas diatribes e críticas. Ele diz que Valdívia precisa fazer uma grande copa para que alguém o contrate e se esquece que no início do ano o Villareal queria levar Valdívia e que o All Ahli deseja o jogador de volta tão logo seja possível. A relação Palmeiras/Valdívia e vice versa, não está desgastada, já que a torcida comum o adora, mas, apenas na relação do jogador com as organizadas e com o grupo político da oposição que deseja acabar com os salários milionários. Rimoli, igual a 99% da mídia paulistana, só viu, em relação a Valdívia, no Palmeiras x Braga, o que lhe interessou. Não foi suficientemente claro e verdadeiro porque omitiu -vergonhosamente- que Valdívia foi caçado em campo durante os 90 minutos. Como é patético e inadequado esse Rimoli! Ele só conseguiu ver os pontapés em Valdívia depois que o Mago, cansado de apanhar sob os olhares cúmplices da arbitragem, resolveu irritar alguns jogadores do Braga que o haviam caçado! (explico, não justifico e nem concordo com a atitude de Valdívia). Agora essa de dizer que ninguém o criticou "para evitar confusões", não sei de que cartola (literalmente) ele tirou. Afirmar que Valdívia agrada cada vez menos no Palestra é uma ilação antes dos fatos, um sonho, uma quimera, uma fantasia... Como esses caras gostariam de ver Valdívia longe do Palmeiras... Qualquer grande jogador que o Palmeiras tiver, receberá, com certeza, o mesmo tratamento! Quem desconhece isso?

A crítica de Azedo Rímoli ao Palmeiras é ampla, completa, total e envolve (só) tudo de uma forma muito abrangente. Ele afirma, por exemplo, que a perda do título custou caro ao Palmeiras e que isso espantou as empresas que pensavam em assumir o patrocínio master. Disse mais que desde maio de 2013 o time está sem patrocinador na camisa,e, criticou o fato de Paulo Nobre ter emprestado 85 milhões ao clube.

R: Como é que um portal como o R 7 não consegue enxergar tanta bobagem, tanta balela, tanta futrica, tanta crítica sem base e fundamento proferida por um de seus "profissionais"? A perda do título custou caro ao Palmeiras?  Claro que custou! E ao Curíntia, que nem se classificou, não custou? E aos bambis, cuja campanha foi inferior? Se, também, custou caro aos concorrentes, porque em relação aos dois as críticas não existiram ou foram abrandadas?Já chega, Sr. Rimoli de tentar plantar crises artificiais no Palmeiras! O senhor é um dos jornalistas que mantém e consagra essa cultura pois só tem palavras de censura e reproches e repreensão para com o clube, na vitória ou na derrota! Com relação à falta de patrocínio nas camisas, por favor, vá cobrar da Rede Globo, que exibe, criminosamente, 90% dos jogos do Palmeiras exclusivamente em "pay-per-view"! Nobre emprestou 85 milhões ao Palmeiras? Rimoli pagará o empréstimo ou o próprio Palmeiras? Por mais perdulário que possa ser, duvido que Nobre emprestaria, do bolso, semelhante soma ao Palmeiras sem a necessária garantia de ressarcimento. Na verdade ele tomou empréstimos e os avalizou como pessoa física responsabilizando-se pelos débitos. O resto é papo furado!

Não satisfeito com toda a violência de seu longo e demorado discurso, falou sobre o processo que Marcos Assunção move contra o clube, que deve (Rimoli diz que sabe a soma. Será que sabe mesmo?) 700 mil ao ex jogador que foi cobrar Brunoro e "aconselhado" por este a entra na justiça!  Aí Rimoli diz: "uma tristeza"(?) o dirigente saber que o time deve e mandar o credor cobrar na justiça. E termina afirmando que Assunção teria dito "nunca pensei que o clube iria tratar-me desse jeito.

R: Bem se vê que Rimoli jamais administrou uma empresa ou conhece, sequer, rudimentos da CLT. Estou pasmo e perplexo! Em 50 anos de janela, eu nunca ví um jornalista proferir semelhante asneira. É demais para o meu visual e para o meu espiritual! Solicitar ao empregado para entrar na justiça, Sr. Rímoli, é uma estratégia empresarial inteligente que serve para esperar a melhora do fluxo de caixa a fim de cumprir o compromisso, que, se reconhecido pela justiça, será pago com juros e correção. Mas a principal finalidade de a empresa mandar o funcionário entrar na justiça é para que, a partir do momento em que débito for honrado junto ao juiz, seja "extinta a relação jurídica".  Se não houver isso o reclamante poderá continuar entrando com outras ações, indefinidamente e reivindicando muito mais. Como se vê Rimoli confunde ações empresariais com sentimentalismos que nada tem a ver com nada! Essa é boa! Vejam quão longe foi o guapo repórter em sua ânsia de minar  e explodir o Palmeiras. Até o caso de Marcos Assunção, que corre, há tempos, na justiça, foi motivo de abordagem em sua coluna, que, creio, ele deve ter levado umas dez horas para aprontar e colocar na Web a considerar sua (não resisto em criar um pleonasmo) extensa extensão. HAHAHAHAHAHAHA

Depois disso, já sem ter mais o que criticar,  ele fala sobre Vinicius e aproveita o ensejo para assacar, novamente, contra o clube, mencionando uma declaração (fantasiosa) de Vinicius, ao menos no que respeita ao próprio jogador , afirmando que o Palmeiras não aposta na base e que não tem coragem de bancar os garotos, preferindo contratar atletas de outros clubes.

R: Se Vinicius tivesse a coragem de dizer isso aqui em Minas iriam dizer: "olha o porco falando do toucinho". Se há um jogador da base que não pode reclamar absolutamente nada do Palmeiras é esse garoto que a miopia e a falta de visão de Felipão (seria só isso?) conduziram precocemente para o time profissional, queimando etapas importantes que (conforme citei em comentário anterior), só gênios tipo Edu, Rivelino, Ademir da Guia, Neymar, Pelé e jogadores desse calibre poderiam dar-se ao luxo de evitar. Com 108 jogos e 8 gols marcados o que mais quer você, Vinicius, cara pálida? Salário de Prass e de Valdívia? Um lugar cativo como titular? Vá chorar na cama que é lugar quente. Foi tardia a dispensa desse jogador, que não passa de um mediano e, ao menos no momento, não serve para o Palmeiras! Se vai servir depois -aposto que não- é uma outra história. Sua atuação na Copa São Paulo este ano quando se dizia que ele iria "reforçar" (?) o time de juniores , foi pífia. Será que o senhor Rímoli contou quantos jogadores o Palmeiras lançou, nos últimos dois anos, a partir de sua base? Que houve erros, concordo, mas, vamos com calma, meu caro, preclaro e ilustríssimo"docente"! Uma pergunta ao Sr. Rímoli; "-o senhor aplaude e incentiva os jogadores da base que o Palmeiras, de quando em vez, solicita que sejam lançados entre os profissionais e os chama de revelações? Nunca ví, li, nem ouvi! Ou só gava as revelações do Cu-rintia, dos bambis e principalmente do Santos, as quais, em quaisquer circunstâncias, a mídia nomina com empáfia e estardalhaço de "os garotos da Vila"?

Vejam como ele, Rimoli, finalizou os seus bostejos:

"E o ano do centenário vai passando.
Sem motivo algum para alegria...

R: E os bambis, Sr. Rimoli. Têm motivos para alegria? E os gambás, desclassificados, endividados muito mais do que o Palmeiras, e que nem perto chegaram das finais do Paulistinha? Então, nem bem terminada a primeira competição do ano, o senhor já tem a coragem,  o desplante e a cara de pau de dizer que o "ano do centenário vai passando e sem motivo algum para alegria?

Ah, entendo, a alegria é sua em poder criticar, mas, cuidado para não morder a língua! O queremos com vida para assistir em pé as conquistas do Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE

Obs- Este blogueiro não tem procuração para defender o Palmeiras e nenhum interesse de qualquer espécie o move a defender Nobre, Brunoro e a diretoria do Palmeiras o que faz, exclusivamente, por amor ao clube!
Em tempo: Não há nada de pessoal contra o cidadão Cosme Rímoli e as críticas feitas restringem-se, exclusivamente ao seu trabalho como jornalista.