Observatório Alviverde

02/02/2014

QUE OS JOGADORES DO PALMEIRAS NÃO SE ESQUEÇAM DE QUE OS BAMBIS SÃO OS NOSSOS MAIORES INIMIGOS!




Desde que me entendo por torcedor, na década de 50 do século passado, que os bambis hostilizam o Palmeiras dentro e fora do campo. Verdade verdadeira!

Por que (?) muitos vão perguntar, aos quais respondo apenas o seguinte: Quem ajuda um amigo, arranja um inimigo!

Esclareço:

Foi, -nada mais, nada menos- exatamente isso o que aconteceu na relação Palmeiras\Bambis!

Era  um tempo em que ninguém os chamava assim mas eles já assumiam posturas impertinentes, desleais  e perpetravam ações nazistas como, quando da segunda guerra mundial, trabalharam pela
extinção do Palmeiras e tentaram, de todas as formas tomar-nos o Parque Antártica.

Quis o destino que em cima deles, dos bambis, surgisse o alviverde imponente, isto é, que o Palestra mudasse de tome e surgisse a SE Palmeiras!

Isso nos enche de orgulho na medida em que o herdeiro e sucessor direto do Palestra, clube desconstruido e torturado até morrer líder nos porões atrozes da ditadura maragata, deu seguimento perfeito à saga!

Filho legítimo e sucessor do velho Palestra Itália, clube que morreu líder, o Palmeiras nasceu campeão em 1942 ao derrotar o SPFC por 3 x 1, mas poderia ter vencido por 4 x 1, em episódio que ficou importalizado nos anais da história do futebol como "A arrancada heróica"!

Explico:

Sem ética, sem escrúpulos e  sem respeito ao público de quase 50 mil espectadores que lotou o Pacaembu naquele jogo -vide foto- os bambis fugiram de campo quando já perdiam por 3 x 1 sob a desculpa de não concordar com um pênalti assinalado para o Palmeiras.

Se o árbitro aplicasse a lei, o pênalti teria sido batido sem goleiro e os bambis cairiam de quatro!
t
No jogo que marcou a estréia do Palmeiras com o nome oficial, os  sãopaulinos iam atirar ovos e outros objetos sobre o alviverde, com o intúito de desmoralizar o nosso time.

Com o Capitão Adalberto Mendes, fardado, à frente e a bandeira nacional conduzida pelos jogadores do Verdão, os bambis não ousaram atacar pois poderiam atingir dois símbolos nacionais em tempo de guerra

 Detalhe: nesse tempo se respeitava o exército, a bandeira e se amava, verdadeiramente o Brasil.

--------------------------------------------------

Vejam como, já naquela época os dirigentes palmeirenses já eram tolos, inocentes, infantis e subservientes!

Depois de tudo o que fizeram contra nós, o Palmeiras deveria homenagear os bambis como você vê abaixo?



O SPFC, fundado, manipulado e mantido pela elite paulistana do início do século passado, em conluio com políticos importantes e influentes, sempre foi um clube aristocrático, cobiçoso, invejoso, elitista e arrogante, uma espécie de prolongamento do poder dos chamados paulistas quatrocentões ou de Barões do Café,todos de uma prepotência inimaginável e intolerável!

Suas verdadeiras origens remontam, praticamente, os primórdios do futebol no Brasil, através da camisa do nobilíssimo Clube Atlético Paulistano, que, por não admitir perder para ninguém e por se achar acima dos concorrentes, afastou-se dos campeonatos regulares e chegou a liderar uma liga independente no futebol paulista, que não vingou nem prosperou.

Ao gabar-se da fidalguia de sua origem, -cabotinismo explícito e vergonhoso-, a ex-turma do Canindé ganhou ou ocupou, -não sei bem-, um terreno no Morumbi para onde mudou, de mala e cuia, após vender o Canindé para a Portuguesa e onde construiu um estádio, irregularíssimo, em demanda constante com os moradores do bairro!

Em razão de todos os favorecimentos recebidos do erário, os bambis, hoje, estão impedidos, moralmente, de criticar o CU-ríntia pelos favores recebidos pelos gambás de Lula & camarilha.

A diferença é que as ajudas destinadas aos bambis -muitíssimas- sempre esteve restrita às áreas municipal e estadual, pois em termos federais só a gambazada foi aquinhoada com as benesses do dinheiro público!

Diante disso, apenas o Palmeiras e os palmeirenses, podem criticar esse autêntico assalto ao dinheiro do povo brasileiro, na espúria operação Itaquerão que, anotem, vai transferir -direta e indiretamente- dinheiro e patrimônio públicos para uma organização particular relapsa, devedora até em relação  ao próprio governo que a acoita e, criminosamente, a  ajuda e protege!

Os sãopaulinos, soberbos e pretensiosos, se esquecem, hoje, completamente, do  celebérrimo "jogo das barricas", realizado no dia 03 de julho de 1938 em que Palmeiras e CU-rintias protagonizaram um espetáculo beneficente, a fim de que o SPFC não falisse! 

As barricas segundo a mídia da época, foram colocadas estrategicamente, a fim de que recebessem o dinheiro das doações. Daí o nome do jogo!

Em vez de demonstrarem grandeza por terem saído do nada e chegarem onde chegaram, os sãopaulinos, de forma covarde e inexplicável, negam a história e fazem de tudo para esconder o episódio. 

Falta-lhes, sem sombra de dúvida, a nobreza de que se jactam e se
auto-investem e, principalmente, caráter!

Quem quiser detalhes sobre o jogo em que Palmeiras & CU-rintia salvaram os bambis da falência e da extinção, entre no espaço abaixo e verifique o texto documentado do episódio!


Só a partir do jogo das barricas que o São Paulo prosperou, sem, entretanto que seus dirigentes perdessem, jamais, o cabotinismo, a pose, a ostentação e o indisfarçável e inexplicável complexo de superioridade!

Durante esses anos -todos eles, e com o apoio perverso de parcela considerável da mídia-, o São Paulo tem feito de tudo para ocupar a posição de liderança que o Palmeiras, por tradição e por merecimento, há anos ostenta no cenário esportivo paulista e brasileiro, em que pesem os turcos, os sacomanis e os tantos dirigentes que assumiram o poder sem nada realizar em termos práticos. 

Algumas coisas, entretanto, somos forçados a admitir e a reconhecer: o progresso de nosso inimigo, o crescimento imenso de nosso inimigo!

Eu não gostaria de estar dizendo isso, mas tenho, por dever de ofício, de dizê-lo. 

O que conquistaram, até agora, foi, sem qualquer dúvida, admirável, mas ainda é insuficiente para que possam colocar a bandeira deles em posição superior à nossa bandeira!
   
Mas enquanto isso não ocorra, eles, de há muito, nos afrontam, pois, costumeiramente, com os presidentes bananas e sem visão que temos tido, que correm o tempo todo -seguindo o conselho estúpido de Avalone e de torcedores apedêutas, arrogantes e inconsequentes- atrás de jogadores de nome e marketing,-noventa por cento deles em final de carreira- o São Paulo, com políticas de contratação diametralmente opostas às nossas, nos tem superado em quase tudo, entra ano sai ano! 

Culpa, fique claro, exclusivamente  nossa!

Vencer os Bambis, hoje, no Pacaembu é uma obrigação, a fim de que possamos recuperar um jogo em relação à vantagem que o inimigo nos impôs, nos últimos tempos, na história dos confrontos!

Eles têm sete vitórias a mais do que o Verdão e são o único time entre os grandes paulistas que nos superam na história dos confrontos. São 302 jogos, com 104 vitórias deles, 98 nossas e 101 empates.

Eles marcaram 411 gols contra 395 do Palmeiras e têm, portanto, 16 a mais do que o Verdão!

Nada, entretanto, que em dois ou três anos o Palmeiras não possa reverter, considerando-se que o alviverde sustentou sobre eles durante largos e longos 27 anos um tabu em jogos válidos pelo Brasileirão.

O interessante é que as maiores "roubadas" sofridas pelo Palmeiras, -com o beneplácito e acomodação explícitos da maior parte da mídia paulistana- ocorreram, coincidentemente, quando de jogos do Paulistão e de torneios regionais e interregionais, isto é, com interferência direta ou indireta das arbitragens locais, costumeiramente subservientes ao sistema. 

Até que o Palmeiras conseguisse afastar Paulo César Oliveira de seus jogos de seu caminho, quantas vezes ele nos prejudicou? 

Por acaso alguém se esqueceu que até gol de mão, aquele do Adriano, que ele validou em um choque-rei simplesmente para prestigiar a assistente Barbosa, dona de belíssimas pernas, mas fraquíssima em termos de arbitragem?

Verifiquem que, com árbitros de fora, que desconheciam a política vigente no futebol paulista, tudo, na maior parte das vezes, correu, sempre, melhor!

Vigiados pelas transmissões diretas de tv em plano nacional, as distorções dos árbitros de outros estados sempre foram menores e menos prejudiciais ao Palmeiras.

Esses árbitros, na maioria das vezes, procuravam, mais, cumprir a lei sem quaisquer favorecimentos, e, nessas circunstâncias, com arbitragens neutras, o Palmeiras superava os bambis!

Ainda assim, fomos esbulhados por Armando Marques na decisão do Paulistão em 71 quando ele anulou um gol cristalino, de cabeça, de Leivinha sob a desculpa de que houvera sido feito com a mão.

Em qualquer outro país Armandinho sofreria uma punição exemplar em razão de um erro gravíssimo cometido!

Da mesma forma, Arnaldo César Coelho tirou-nos, à mão grande um paulista contra o Guarani em 78 e  o pernambucano Wilson Mendonça, com uma atuação prá lá de facciosa, tirou-nos uma sequência, não me lembro se de Copa do Brasil ou de Libertadores em um passado  recente!

Fique claro o seguinte: com arbitragem decente, coisa rara de ocorrer em choques-reis, o Palmeiras encara os bambis de igual para igual!

A diferença, entretanto, mesmo nas raras ocasiões em que  temos times competitivos à altura de nossos inimigos, reside no fato de as arbitragens promoverem a diferença, levando os resultados positivos para o currículo deles.

Hoje, o árbitro será Luiz Flávio de Oliveira, assessorado por  Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

A minha preocupação com esse apitador é enorme, até porque houve erro no sorteio que o indicou para apitar o jogo. Por que erram tanto quando se trata desse jogo? 

Leiam:

http://www.futebolpaulista.com.br/arbitragem/noticia/2014/01/31/Sobre%20erro%20no%20sorteio%20de%20%C3%A1rbitros%20da%205%C2%AA%20rodada%20do%20Paulist%C3%A3o%20Chevrolet%202014

O mando, hoje, é do Palmeiras e isso será muitíssimo importante para a motivação da equipe. 

Até ontem 20 mil ingressos haviam sido vendidos e os restantes, todos do tobogã, ainda que mais baratos, RS 30, são aqueles que estão em disponibilidade.

Sobre o adversário nada quero dizer a não ser que, hoje, temos um time muito superior ao deles, mais bem treinado, mais motivado, com aproveitamento de 100% no campeonato e com tudo para vencer...

não ser que a velha "cagüira" se manifeste e a onda  de azar que sempre nos persegue nesse confronto -aliada às performances
maldosas dos juizes- venha a se repetir.

Prass, Wendel, Lúcio, Wellington e Junho é, teóricamente, a melhor defesa com que podemos contar!

O jogo de hoje servirá de teste definitivo para a aferição daquele que, hoje, é o nosso setor menos eficiente.

Será que Wendel vai reeditar a grande performance mostrada contra a Penapolenese? 

Será que ele subir para o ataque e arriscar o chute de longe, como fez na partida anterior? 

Não me preocupo por Wendell, tanto e quanto não me preocupo com Prass, hoje, de longe, nossos principais jogadores de defesa!

Lúcio entrará com ódio dos bambis e esquecerá de jogar? 

Correria, ele, risco de expulsão por atuar com força excessiva? 

Nas entrevistas ele disse que não, mas temos de esperar que entre em campo preparado, motivado e não irado, pois essa não é a melhor atitude a ser adotada por um grande profissional!

Estará, Lúcio, novamente lento? Vamos verificar!

Wellington tem tudo para "arrebentar a boca do balão" por sua classe, seu talento, sua juventude, seu bom jogo aéreo e sua velocidade de recuperação. 

A grande dúvida é se ele sentirá ou não o peso do clássico.

Juninho, bom para atacar e, apenas, razoável para defender, é outra incógnita. 

Tem de haver uma ótima cobertura para liberar as suas investidas e eu acredito que Marcelo Oliveira, possa realizá-la com acerto e perfeição, ele que, do ponto de vista tático e coletivo é, hoje, o melhor jogador do Palmeiras e dispensa adjetivos.

Wesley, cuja saída chegou a ser anunciada esta semana, está motivado e tem tudo para manter-se, por sua regularidade, como um dos principais articuladores palmeirenses. Espero muito dele, esta tarde no velho Pacaembu!

Valdívia, que não foi nada bem contra a Penapolense, está motivadíssimo, na mesma medida de seus jogos anteriores contra os bambis, por sua intensa rivalidade com Ceni.

Creio que ele, ainda fora de forma, visivelmente, poupou-se na quinta-feira, para dar tudo esta tarde. Antevejo o Mago como o melhor dos palmeirenses e torço para que isso aconteça.

Mazinho, Leandro e Kardec será o nosso ataque, ainda desentrosado, porém com um imenso potencial a ser desenvolvido, mas suficientemente capacitado a ganhar o duelo com a fraca defesa sãopaulina.

Hoje não haverá desculpas para um mau rendimento ofensivo, haja vista que Valdívia fará a armação das jogadas!


FICHA TÉCNICA:(extraída da Lancenet)
PALMEIRAS X SÃO PAULO
LOCAL: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
DATA/HORA: 2/2/2014, às 17h (horário de Brasília)
ÁRBITRO: Luiz Flavio de Oliveira
AUXILIARES: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
PALMEIRAS: Fernando Prass, Wendel, Lúcio, Wellington e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley e Valdivia; Mazinho, Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Wellington, Maicon e Ganso; Ademilson, Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

 
E VOCÊ, ACREDITA EM UMA VITÓRIA?
TEMOS MAIS TIME DO QUE OS BAMBIS?
VALDÍVIA VAI "CROMAR O JOGO" E SER O MELHOR EM
CAMPO?

COMENTE COMENTE COMENTE!