Observatório Alviverde

19/12/2015

A VOLTA DO BOM E BARATO! MATTOS PARECE QUE, FINALMENTE, ENCONTROU O CAMINHO DAS PEDRAS!



O BOM E BARATO QUALIFICADO!
Resultado de imagem para o caminho das pedras
MATTOS PARECE QUE, FINALMENTE, ENCONTROU O CAMINHO DAS PEDRAS!


Parece que Mattos, finalmente, encontrou o caminho das pedras, isto é, a trilha segura que tem tudo para conduzir o Palmeiras  a um futuro promissor sem exagerar nos gastos. Já não era sem tempo.

Tenho notado coerência nas contratações empreendidas pelo jovem diretor de futebol, investindo exclusivamente em jogadores novos, aspecto que, em outras palavras, significa a volta do bom e barato.

A diferença da implementação desse sistema nesta transição para 2016 em relação às outras vezes em que o Palmeiras fracassou ao tentar seguir este caminho é que o time, desta vez, não está saindo do zero.

O Palmeiras parte, antes disso, de uma base que se não é perfeita tem qualidade, que se não foi bem no Brasileiro, ainda assim é vitoriosa pois arrebentou na Copa do Brasil sagrando-se campeã do único torneio efetivamente de âmbito nacional.

Essa base, (quem não sabe?), se retocada, abre ensanchas para que seja montado um time diferenciado para a temporada que se avizinha.

Quero (sinceramente) parabenizar Mattos pelas escolhas realizadas produto de um garimpo de quem, efetivamente, está de olho no mercado e o tem na palma da mão.

É óbvio que clube algum no mundo consegue contratar todos os jogadores que pretende e o Palmeiras mesmo dispondo de um excelente negociador ficará sem contratar um ou outro jogador de seu interesse. 

Isso, porém, torna-se irrelevante, na medida em que há outras opções alternativas que, muitas vezes, substituem com vantagem aquelas que preteriram o clube e partiram em busca de outros horizontes.

Outro aspecto importante dessas negociações foi o sigilo absoluto que Mattos -milagrosamente- conseguiu manter surpreendendo as gralhas e os bem-te-vis importunos da mídia que ajudam sempre os adversários a "melar" os negócios do Verdão.

Foi uma jogada bestial de Mattos sobre algumas bestas midiáticas, contratar e anunciar os primeiros reforços antes que a mídia os antecipasse ou anunciasse, como é de praxe.

Da mesma forma o foi quando com extrema habilidade negocial, desviou o foco da contratação do jovem armador Roger acenando com um hipotético interesse pela aquisição de Diego Souza que, pelo que se presume, jamais existiu.

Enquanto aquela parte da mídia que solapa o Palmeiras ficou discutindo se a torcida "aceitaria ou não" Diego Souza, Mattos negociava com o verdadeiro objetivo do Palmeiras no Sport, o garoto Régis e tirando o Santos da parada.

Embora a contratação de Diego Souza me satisfizesse plenamente, confesso-lhes que estou muito mais feliz com Régis, pois se todos nós sabemos onde Diego pode chegar, para um jovem que chega ao Palmeiras com moral e alguma experiência na elite do futebol brasileiro, o céu é o limite.

Não sou avesso à aquisição de jogadores experientes mas entendo que custam caro e as suas performances nem sempre vão ao encontro das expectativas da torcida.

Por isto, torço para que o Palmeiras, como jamais aconteceu em sua história, levante, sacuda a poeira do imobilismo e do conservadorismo, dê a volta por cima montando um time jovem, renovado e cheio de garotos 

Fala-se muito em times que tenham identidade com a torcida jogando com alma, coração e espírito de luta, tanto e quanto com muito gás, cujos atletas estejam sempre dispostos a entrar em campo. Isso só se alcança através de um time jovem!

Há questão de uns sete ou oito anos, nos primórdios do lançamento deste OAV, eu cravei que o Palmeiras jamais iria ter craques...

A não ser numa situação em que algum craque, fortuita, acidental ou lotericamente, (a exemplo de Valdívia) surgisse inesperadamente de alguma contratação, porque o time não contratava jovens jogadores e, sobretudo, desprezava a sua base.

Num momento em que Mattos parece disposto a romper com essa estupidez, se houver a manutenção dessa política, o Palmeiras, a exemplo dos outros clubes, passará a contar com muitos jogadores acima da média e, certamente, também fará alguns craques (espécimes raras, exótica, difíceis, mas existem) em suas fileiras.

Quero deixar bem claro que não estou defendendo a tese de o Palmeiras formar um time só de jovens, mas predominantemente de jovens, sob o comando em campo dos melhores jogadores experientes que o clube puder adquirir.

Em resumo, a mescla é a solução ou se quiserem, a filosofia do café com leite, mais ou menos escuro, conforme as necessidades.

Ao afirmar isso, quero colocar que o atual time do Palmeiras está carente de um zagueiro experiente que jogue pela direita e substitua com vantagem o mediano Jackson.

Da mesma forma, terá de ter um meio campista altamente criativo, preferentemente canhoto renomado e craque para ser o cérebro do time, tanto e quanto um centro avante rápido, ágil, driblador para mudar a tática ofensiva, quando necessário.

Meus amigos, finalmente quero deixar claro que nunca me senti tão animado quanto me sinto nesta transição de 2015 para 2016.

Ao que tudo indica, o palmeirense não terá, apenas, um bom natal, mas um próspero e profícuo ano novo em 2016.

Para encerrar, uma pergunta:

"você é contra a política de renovação que o Palmeiras, leia-se Nobre, Mattos e Marcelo, está implantando"?

Querem apostar que a quase totalidade da mídia temendo a mudança de filosofia por parte do Palmeiras vai criticar pesadamente a fim de que o Palmeiras continue o clube carunchado, carcomido, antigo e antiquado de sempre e não se modernize?

COMENTE COMENTE COMENTE