Observatório Alviverde

25/10/2020

VITÓRIA SOBRE O DRAGÃO RENOVA AS ESPERANÇAS DA TORCIDA DO VERDÃO!

Meus amigos

Vocês analisaram o jogo. 

De minha parte falarei sobre ele, mas sob outro viés.

Assistindo aos jogos contra o Tigre e Atlético Goianiense, a constatação é minha, concluo que Luxa vinha sendo boicotado por parte expressiva do elenco.

Só isso pode explicar a súbita melhora de rendimento de um time de boa qualidade que exibia um futebol de média qualidade e, muito mais, empatava do que ganhava.

A causa? 

Presumo que, além do compadrio de Luxa com alguns atletas, provinha das escalações erradas e -principalmente- do modelo de jogo extremamente defensivista.

Tudo isso, adstrito à aspectos políticos do próprio clube, mais a impaciência e a inconsequência da torcida, levou um dos melhores treinadores (ainda) deste país à demissão, em hora intempestiva. 

Faltou ao Palmeiras (tem faltado através dos anos) um diretor de futebol de personalidade forte e que  entendesse de futebol, para chamar Luxa "no cantão" e expor aquilo que tantas vezes comentamos (eu e muitos de vocês) sobre os erros táticos nos quais ele vinha insistindo.

Ou, levando-se em conta a belicosidade centenária de dirigentes e torcedores de um clube cujos maiores inimigos são aqueles do intramuros, por  que não uma comissão técnica permanente que dê suporte ao treinador e ajude o time, exatamente nessas horas?

Um diretor de futebol lúcido ou uma comissão técnica permanente teriam alertado ou chamado Luxa à responsabilidade para o fato dele poucas vezes ter entrado em campo com três atacantes...

O alertariam, também, em relação às sequentes escalações do improdutivo Lucas Lima e de outros jogadores como Bruno Henrique que pareciam fazer favor ao Palmeiras quando entravam em campo vestindo a nossa camisa. 

Com três atacantes, retiraria a possibilidade dos adversários atacarem sem se preocuparem tanto em se defender...

Da mesma forma, seu time deixaria de ter dependência para feitura de gols restrita à aproximação de "meias que corriam para não chegar"...

Dariam força para que o técnico encarasse a influência e a truculência invisível -porém real- de alguns jogadores a quem chamamos de sublíderes. 

O fato é que, apesar dos erros (sempre os apontamos neste espaço), houve total inconsequência e precipitação na mudança do treinador e os detratores de Luxa, todos analistas de resultado, já têm a resposta pronta quando chamados à responsabilidade: 

Se der certo dirão: "Viram? Foi só tirar o treinador e tudo melhorou!". Já estão dizendo isto!

Se não der certo bostejarão: "Depois que o Luxa acabou com tudo, liquidou com tudo (deslavada mentira) aí não tinha jeito mesmo. Eles não perdem nunca e acham sempre com a razão!

Meus amigos, o futebol profissional, mormente nos dias que vivemos, não pode ser dirigido emocionalmente e ao sabor dos momentos altos ou baixos que um clube vivencia. É necessário seguir aquilo que se chama de planejamento!

Ontem, contra o qualificado time do Atlético goianiense, o Palmeiras, noves fora o placar dilatado,  jogou com vontade, com gana e com um indomável espírito de luta. 

Foi por isto que venceu, não pelo técnico interino que, d-u-v-i-d-o, tenha ou terá qualquer ascendência sobre o grupo que "dirige".

Os méritos de Cebola foram os de ter escalado o time com três atacantes e de efetuar com correção as substituições, nada mais que isto.  

Creiam, Cebola vai funcionar até que a boleirada curta a mudança e, a partir daí, novas acomodações, "novos protestos" farão com que tudo retorne ao "status quo" inicial.

Só por isto torço para a chegada de um técnico que, espero, tenha personalidade e força mental suficientres para conseguir se impor à malandragem do grupo, descontaminar a garotada, prestigiá-la e impor uma nova dinâmica ao time. 

Se não vier alguém com esse perfil, é melhor manter-se o interino, pois corre-se o risco de contratar outro treinador que em tempo muito breve será contestado, sabotado e substituído. 

Do ponto de vista técnico o time tem  (ainda) muito a acertar e ajustar, mas pode-se dizer que progrediu muitíssimo em relação ao que vinha apresentando sob Luxa.

Ontem, contra o Dragão todos os atletas, sem exceção, jogaram bem mas os melhores em campo foram Weverton, Felipe Melo, Luan e Luís Adriano, que, pelos dois gols assinalados, foi a personagem do jogo.

Vinhas mesmo com mínimas falhas defensivas foi o melhor de todos e, outra vez, o craque do jogo!  Ao menos em meu entendimento!

COMENTE, quem quiser.

PALMEIRAS, EM GOIÂNIA ENFRENTA UM DOS MELHORES TIMES ENTRE OS MEDIANOS DESTE BRASILEIRÃO, O ATLÉTICO GOIANIENSE!

O jogo vale pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro! 

Atlético-GO e Palmeiras medem forças no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, hoje, domingo, (dia 25/10, às 16h).

O Palmeiras vai para o jogo ocupando a oitava colocação do Brasileirão com 22 pontos ganhos, mas vive uma situação incômoda, porque já está sem ganhar a quatro em que acumulou quatro derrotas consecutivas. 

O Atlético goianiense, com um jogo a mais que o Palmeiras, empata em pontos com o Verdão (22), empata em número de vitórias, mas perde no saldo de gols e está em 9º lugar. 

O retrospecto da rodada passada, a 17ª, aponta o empate do Dragão contra o Atlético PR, 1 x 1,  em Goiânia e a derrota do  Palmeiras para o Fortaleza por 0 x 2 na capital cearense.

Como se percebe os dois times estarão lutando não apenas para deixar o adversário atrás na tabela, mas pela própria reabilitação.

No Palmeiras, a desconfiança em relação a ausência de Gustavo Gomes, suspenso, foi minimiza com o anúncio do retorno do zagueiro Luan, que esteve em tratamento e se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda, que o tirou dos últimos três jogos. 

Ele treinou normalmente antes da viagem, recuperou-se plenamente e será a grande novidade alviverde para o confronto em Goiânia formando uma dupla de área muito experiente e categorizada com Felipe Melo.

Por outro lado, os laterais Marcos Rocha e Lucas Esteves nem viajaram a fim de continuar o tratamento de suas lesões musculares, e estão fora do jogo desta tarde.

O Atlético, agora dirigido por Eduardo Souza, comemorou a pausa que teve esta semana para preparar o time visando o jogo contra o Verdão.

Sabe-se de antemão que dois jogadores importantes não jogam: Willian Maranhão e Éverton Felipe (suspensos pelo cartão vermelho);  

Em compensação o time goiano contará com o retorno de Gustavo Ferrareis que cumpriu suspensão em decorrência do 3º cartão amarelo.

Dois jogadores importantíssimos do Atlético estão com dois cartões amarelos, o zagueiro central  João Victor e o quarto zagueiro Éder Ferreira. Seria bom se o Palmeiras forçasse o jogo em cima deles, pois não poderão exagerar nas faltas, sob pena de ficarem fora do jogo seguinte contra o Coritiba               

O interessante é que o novo técnico Eduardo Souza do Atlético, nas entrevistas que concedeu, elogiou muito o Palmeiras e disse que estudou muito o time alviverde, visando o jogo de hoje.

Ressaltou a mudança tática dos últimos jogos e até elogiou a conduta da equipe no confronto contra o Tigre, afirmando que o Palmeiras é uma grande equipe, com jogadores acima da média. 

E finalizou com esta frase: "O nível de exigência e dificuldade que vamos ter hoje é muito grande!"

FICHA TÉCNICA DO CONFRONTO:
ATLÉTICO-GO X PALMEIRAS
Data: Hoje, domingo, dia 25/10/2020 às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia (GO)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF).
VAR: Wagner Reway (PB)                                                                                                                     Transmissão: Globo (para os estados de AL, GO, PA e SP) e Première (para todo o Brasil) 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:

ATLÉTICO-GO: Jean; Dudu, João Victor, Éder Ferreira e Nicolas; Gabriel Baralhas (Matheus Frizzo), Marlon Freitas e Chico (Matheus Vargas); Gustavo Ferrareis, Janderson e Zé Roberto. Técnico: Eduardo Souza

PALMEIRAS: Weverton, Gabriel Menino, Luan, Felipe Melo e Matías Viña; Patrick de Paula, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Wesley e Luiz Adriano. Técnico: Andrey Lopes
DETALHE IMPORTANTE: Danilo e Gabriel Veron​ estão servindo a Seleção sub 20.