Observatório Alviverde

23/01/2019

VERDÃO VENCE A PRIMEIRA NO PAULISTINHA/19.


O Palmeiras esqueceu tudo o que ocorreu na decisão do ano passado e voltou, humilde, dócil e subserviente, a jogar o Paulistinha. Aconteceu ontem na Allianz Arena!

Fosse eu o presidente, considerando-se as "sacanagens" sofridas e todas as críticas e processos que o clube, em represália, abriu contra a FPF, a infame e desavergonhada casa de tolerância "bambicuricana", e teria entrado em campo com um time de garotos da base.

A FPF e seu parcialíssimo presidente, personagem que veste a camisa do Curica por baixo das camisas de uso corrente e cujo nome não menciono justamente para não promovê-lo, não merecem ter sob comando e controle um clube da força, do prestígio e da grandeza da SE Palmeiras. 

Infelizmente a nossa Sociedade Esportiva sucumbiu e voltou atrás da então corajosa decisão tomada de (ao menos) boicotar e minimizar o Paulistão, e, quem diria, resolveu colocar azeitona na pizza de sem-vergonhas que na maior desfaçatez, farão o que for possível para levar o Curica ao Tri-Campeonato Paulista. Quem viver, verá!

Já que o flagrante atestado de submissão do presidente Gagliote foi entregue à FPF eu só espero agora que o Palmeiras não repita a humilhação na chamada "guerra da televisão" que sustenta contra a Globo. 

Mormente neste momento em que essa rede televisiva, além dos conflitos graves que vive com o fisco, já tomou conhecimento de que não terá mais "a parte do leão" na divisão dos investimentos midiáticos do governo Bolsonaro. 

De minha parte, torço para tal, mas não sei se hei de ver ocorrer! 

Não por conta de meu final de vida, mas pela forma como o Palmeiras "afina" na hora H, a conhecida hora do "vamos ver". Sempre foi assim e o clube continua igual a um elefante que não sabe a força que tem.

Em relação à vitória magra de ontem sobre o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 x 0, o Verdão mereceu o triunfo mesmo tendo jogado contra um time muito mais bem preparado fisicamente e sem ter jogado,  sequer, a metade do que sabe e pode.

Eu só quero destacar três aspectos referentes à vitória:

primeiro: o empenho de todos atletas escalados notime colocado em campo por Scolari.

segundo: a imposição de jogo do Verdão, mesmo em condições físicas inferiores ao do adversário.

terceiro: a magnífica performance de Prass que, para mim, apesar da idade, continua sendo o melhor do trio de goleiros do Verdão, um dos melhores do mundo. 

Em relação ao jogo há, ainda, que se destacar a exuberante apresentação de Dracena, tanto e quanto  as boas atuações de Deyverson (apesar da perda de "um gol feito" e de algumas jogadas infantis).

Os demais (é compreensível) atuaram, eu não diria sem condições físicas porquanto aguentaram o jogo numa boa até o final, sem o mais mínimo ritmo de jogo. 

O importante é que ninguém, nem de longe, decepcionou. 

Em suma, o Palmeiras mostrou, definitivamente, que trilha o caminho certo nesta fase de preparação visando aos títulos a conquistar também em 2019.


FICHA TÉCNICA PALMEIRAS 1 X 0 BOTAFOGO-SP

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP) Data: 4ª Feira 23/01/19 Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fraco)
Não marcou dois penais para o Botinha e um para o Palmeiras. Em compensação anulou erroneamente um gol legítimo de Dudu, de cabeça, alegando falta. Errou. NOTA 4. 

Assistentes: 
Alex Ang Ribeiro Bem. Nota 7.
 e 
Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo. Informou erradamente a falta de Dudu. Nota 5.
 
Pagantes: 23.752 torcedores (publico médio) Renda: R$ 1.272.384,60


Cartões amarelos: 
Marcos Rocha (PALMEIRAS); William Oliveira (BOTAFOGO-SP)


GOL PALMEIRAS: Deyverson, aos 20 1º tempo.
Detalhe: Bruno Henrique perdeu um pênalti, muito mal batido!

BOTAFOGO-SP: Rodrigo Viana; Lucas Mendes, Ednei, Plínio e Pará; Leonan, Willian Oliveira, Diones e Renan Oliveira (Marlon Freitas); Pimentinha (Jean Silva) e Bruno Moraes (Rafael Costa)
Técnico: Léo Condé

NOTAS DO PALMEIRAS: 
Marcos Rocha ...................NOTA 6
Antônio Carlos...................NOTA 6,5
Edu Dracena 
Victor Luis.........................NOTA 6
Thiago Santos....................NOTA 6
Bruno Henrique.................NOTA 6
Gustavo Scarpa 
(Felipe Melo).....................NOTA 6
Dudu..................................NOTA 7
(Carlos Eduardo)...............NOTA 5,5
Zé Rafael...........................NOTA 5,5
(Lucas Lima).....................NOTA 5,5
Deyverson.

PERSONAGEM DO JOGO
Desta vez, duas:
Scarpa (voltando à forma) NOTA 7,5
Deyverson (fez o gol e passaram por seus pés as melhores chances) NOTA 7,5

CRAQUE DO JOGO
Prass. Simplesmente, garantiu o resultado. Mostrou exuberante preparo físico e reflexos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari