Observatório Alviverde

29/09/2017

ZÉ ROBERTO PODE VOLTAR À LATERAL ESQUERDA AMANHÃ CONTRA O PEIXE!



Premido pelas contusões, suspensões e circunstâncias, Cuca parece disposto a escalar Zé Roberto na lateral esquerda amanhã contra o Santos no Allianz.

De minha parte, ainda que ciente e consciente dos riscos que o time vai correr, não tenho como censurar Cuca, completamente sem alternativas.

Que palmeirense não sabe que todas as experiências feitas no setor quando das ausências do atual titular, Egídio, resultaram negativas?

Quem desconhece que além da defasagem de um grande meia armador, a ausência de um lateral esquerdo para revezar com Egídio é o grande gargalo do time de Cuca?

É evidente que Michel Bastos seria uma alternativa menos ruim do que qualquer outra entre as possíveis, mas ele está voltando de contusão não se sabe em que condições mas, certamente, sem ritmo de jogo.

O Palmeiras poderia, também, entrar com Juninho na posição, mas nas vezes em que foi escalado não conseguiu desincumbir-se bem na função.

Ademais, caso Cuca viesse a optar por Juninho, perderia uma peça importante no miolo de uma defesa que não contará com Dracena e nem com Mina, os dois esteios e os jogadores mais importantes do setor.

Preocupa-me, muitíssimo, a zaga palmeirense para amanhã. Embora deva ter  Prass e Zé Roberto dois jogadores experientes,os demais, além da inexperiência têm pouco tempo de entrosamento.

Amanhã não preocupar-me-ei tanto com Zé, sua veteranice e sua lentidão, acreditando que ele esteja suficientemente descansado e possa superar todos os problemas e adversidades do jogo com a sua inquestionável categoria.

É óbvio que Cuca, além de providenciar uma boa cobertura no costado de Zé Roberto, tem de jogar um pouco mais fechado para não expor tanto o time.

Menos mal que o Santos não terá seu craque e articulador Lucas Lima, aquele canhoto de que o Palmeiras tanto precisa (dizem que vem em 2018) e que representa o cérebro do time praiano.

Para encerrar quero manifestar -sinceramente- meu voto de confiança em Zé Roberto e, ao mesmo tempo, aproveitar para dar um conselho tático a Cuca...

Levir Culpi tem vencido todos os clássicos domésticos neste Brasileiro, a exemplo do Curica, explorando os contra-ataques. 

Jogando assim o Santos demoliu os Bambis e o Palmeiras no primeiro turno do Brasileirão.

Em razão disso, é melhor que o Palmeiras ataque com um ou dois jogadores a menos, force um pouco menos e não se envolva ou se exponha a esse tipo de jogo. 

Será muito melhor e menos perigoso do que querer dar uma de dono do pedaço, forçar insistentemente, ir desodernamente ou afoitamente  à frente e tomar gols ao receber bola nas costas.

Já chega de dar milho a bode e minhoca à peixe. 

O jogo de amanhã, o mais importante deste Brasileiro para o Verdão, será substancialmente tático, daqueles a que se chama de jogo de xadrez e todo o cuidado será pouco. 

Exemplifico: 

ter, mais posse de bola e pressionar o tempo todo, por si só não resolve. É preciso mais, muito mais...

Mais força anímica, mais controle emocional, mais empenho, mais raça, mais espírito de luta, identificação com a torcida (já são 30 mil ingressos vendidos) e, sobretudo os nervos no lugar,

Quem tiver tudo isso (espero que seja o Verdão que vai jogar em casa)  terá, também, muito melhores condições de chegar à vitória.

Avanti, Verdão!

COMENTE COMENTE COMENTE