Observatório Alviverde

17/04/2022

AFINAL HOUVE OU NÃO IRREGULARIDADE NO GOL DO GOIÁS?


O ERRO QUE EU IA COMETENDO...

Eu escrevia assim a propósito do jogo Palmeiras x Goiás e da arbitragem:

"O Palmeiras, para ganhar os seus jogos, tem -sempre- de superar o adversário, a arbitragem, a mídia e, agora, mais modernamente o VAR, conquanto eu reconheça que algumas vezes o novo sistema de vigilância arbitral tenha feito justiça a algumas situações em que o time ia sendo lesado. 

Na postagem de ontem parece até que eu tive uma antevisão em relação à arbitragem quando disse que o Palmeiras esperava "uma arbitragem limpa, isenta e equilibrada", que acabou não acontecendo.

Hoje, para não fugir à regra, o Palmeiras foi novamente "operado" por um árbitro muito conhecido, o catarinense Braúlio Machado, e, principalmente pelo responsável pelo VAR. também de Santa Catarina.

Eles não conseguiram ver, ou, se viram preferiram, dizer que não viram, o que até o comentarista Sálvio Spinola da Globo viu: o pé no peito do goleiro do Palmeiras, em falta muito clara quando o Goiás abriu a contagem no  Estádio da Serrinha..."

Eu escrevera tudo isto e iria tecer fortes críticas até que pude ver o lance bem de perto no CPU e na TV, concluindo que estava sendo equivocado e injusto com o atacante do Goiás que tentava acertar a bola (não acertou) e Weverton que se atirou contra ele enquanto a bola ia para a rede.

Portanto, em minha avaliação conclusiva, não houve irregularidade alguma sobre o goleiro palmeirense e eu não me sentiria bem se dissesse que houve qualquer irregularidade na jogada. O gol do Goiás, portanto, reconheço, foi legal!

Vejam que ia escrevendo, também, justamente isto:

"Ainda no lance, o VAR teria a obrigação de verificar (observação minha pois ninguém ligou importância ou ainda falou nisso), da perspectiva de impedimento do atacante goiano que recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para a área pelo lado direito da defensiva palmeirense", 

Na verdade, meus amigos, chequei, também não houve absolutamente nada e o gol foi absolutamente legal.

Então, sob o meu ponto de vista, apesar da opinião favorável do comentarista global "Sálvio Spinola" pró Palmeiras, ninguém pode dizer que o time foi roubado ou "operado" ontem em Goiânia.

O que se pode e se deve dizer é que o time jogou muita bola, especialmente no primeiro tempo, superou o adversário e só não estabeleceu 2 x 0 até os 10 minutos do 1º tempo porque o goleiro Tadeu, do Goiás empreendeu duas defesas espetaculares.

Há de se dizer, então, que o Palmeiras foi um time raçudo, disposto, lutador e que mesmo jogando melhor acabou sendo surpreendido por um gol traiçoeiro e inesperado aos 12 minutos da segunda fase, mas que, ainda assim, não se entregou, lutou bravamente até o fim e conquistou um importantíssimo empate em cima da hora.

Do ponto de vista coletivo o time esteve muito bem, o que aumenta o mérito de Abel Ferreira e o credencia à condição de candidato de primeira grandeza em todos os torneios que disputa sejam eles em amplitude nacional ou internacional.

O time, enfim, tem mostrado algo que de há muito eu não tinha visto em suas atuações que é o acreditar até o fim mesmo em circunstâncias muitíssimo desavoráveis. Já havia sido assim na derrota para o Ceará.

Individualmente os destaques foram poucos pelas próprias características do confronto, fechado, truncado, com poucos espaços e frente a um adversário que em momento algum abdicou da retranca. 

Em meu entendimento o melhor dos palmeirenses foi o goleiro Weverton que, mesmo pouco exigido, conseguiu salvar o time em dois lances, ressaltando-se que ele não teve a menor culpa no gol que sofreu.

O craque do time, no entanto foi Rôny, não só pelo esforço garra e pela correria que aprontou após entrar em campo, mas pelo gol espetacular de sem-pulo que marcou e salvou o Verdão em Goiânia.

Pra encerrar: Sei, perfeitamente, que o lance do gol que sofremos, fosse em jogo do Goiás contra Fla, Flu, Santos, Corinthians e Bambis teria sido anulado. Mas isso não justificaria uma opinião minha favorável ao Palmeiras desde que eu não consegui enxergar nada de errado no lance. Não me sentiria bem se procedese assim! 

Deixo agora o espaço aberto para que vocês, concordando ou discordando deste velho escriba, falem sobre o lance e sobre o jogo em Goiânia, cujo resultado tem de ser considerado, senão excepcional, mas um bom resultado. 

Que venha o Fla. Mas que venha quente, porque, literalmente, o Palmeiras está fervendo. Agora muito mais do que nunca!

COMENTE COMENTE COMENTE