Observatório Alviverde

24/05/2013

PALMEIRAS ESTRÉIA AMANHÃ NA SÉRIE B! SEM REFORÇOS, NÃO HÁ MOTIVOS PARA A EUFORIA!

 

Se vocês notarem, haverá um tom de praticidade e melancolia em minha postagem, embora à véspera da estréia do Palmeiras na divisão de acesso do Brasileiro, também conhecida como série B.

Confesso-lhes, meus amigos palmeirenses, que não sinto a menor euforia em relação ao Palmeiras, no limiar de uma competição difícil, que promete ser ferrenhamente disputada. 

Menos mal que a série B permitirá que se aclamem e promovam quatro campeões entre o time que levantar a taça e aqueles que chegarão, respectivamente, até o quarto lugar.

A minha esperança de retorno à série A, repousa nesse ítem do regulamento, haja vista que não acredito em Nobre, em Brunoro em Kleina e, muito menos, em um time completamente sem força de ataque.

Se vou torcer pelo acesso? Se vou torcer pelo Kleina? Se vou, enfim, torcer pelo Verdão?

É claro, é óbvio, é liquido e certo, sob qualquer circunstância!

Esclareço, porém, que também é claro, é óbvio, é liquido e certo que, na atual conjuntura de nosso elenco, considero bem pouco provável que tenhamos condições de repetir a campanha gloriosa sob Picerni em 2002.

Sei que muitos que frequentam este blog detestam Picerni mas em verdade lhes digo que sem ele e com Mustafá, não teríamos galgado a escala da ascenção à elite de uma temporada para outra, tão rapidamente!.

O meu estado niilista e depressivo em relação ao Palmeiras, reside, principalmente, no fato de eu não conseguir enxergar em Kleina as virtudes necessárias para que o time dê a volta por cima e retorne, com folga,  à Série A.

Se todos querem saber, é essa a minha maior preocupação.

Conforme antecipei, antes mesmo que GK fosse contratado pelo Verdão, ele não teria capacidade para tirar o time do descenso e que iria sobreviver no cargo apenas enquanto durasse o Paulistão.

Não rolou, mas não pensem, porém, que errei em minha tese. Kleina só não foi dispensado, em decorrência da crônica falta de dinheiro nos cofres palmeirenses.

Em outra circunstância Kleina já teria sido defenestrado do cargo e sumariamente demitido há muito tempo!

Fique claro que GK realizou um trabalho superior a Felipão, mas pecou sempre pela ausência de comando e pela falta de ascendência sobre um elenco pra lá de heterogêneo, cujos egos só foram contidos e o ambiente preservado, em função do Palmeiras estar disputando duas competições simultâneas.

Além das contusões que transformaram o Palmeiras numa autêntica enfermaria de campanha, o time esteve indefinido até o final da Libertadores, em face dos reforços gaúchos estarem impedidos de disputar a Libertadores.

Todos esses fatos negatvos, ironicamente, contribuiram para que Kleina conseguisse, de certa forma, administrar os egos e manter um bom ambiente na equipe.

Mas, e a partir de agora em que o time ficará restrito a uma única competição e só onze vão poder jogar, como é que GK, que não é um disciplinador, terá condições de segurar a rapaziada?

Sem querer ser pessimista, apenas realista, vou exercitar futurologia e dizer que o Palmeiras, com Kleina no comando e sem os reforços ofensivos, dificilmente irá subir.

Não venham com essa história ilusória de que com o orçamento maior, com um elenco mais caro e com a força e o peso da camisa, o Palmeiras atropelar os adversários e vai subir direto, como que em um passe de mágica.

Essa teoria, na prática, é muito outra.

Sem um grupo aguerrido, determinado, resoluto, competitivo e forte no ataque time nenhum ganha jogos e, muito menos, sobe de divisão.

O jogo de amanhã em Itu servirá como um primeiro parâmetro para que se possa aferir, antecipadamente, as possibilidades do atual elenco já que o time goiano, teórica e hipoteticamente é um grande canditato ao acesso.

Espero e estimo que o time palmeirense esteja apto e capacitado a enfrentar em gráu de superioridade a todos os adversários que terá pela frente na Série B

E VOCÊ, ESTÁ EUFÓRICO EM RELAÇÃO AO VERDÃO?

ACREDITA EM KLEINA E NA CAPACIDADE DO ATUAL ELENCO?

COMENTE COMENTE COMENTE