Observatório Alviverde

17/08/2020

VOCÊ ACONSELHA O PALMEIRAS A CONTRATAR O VENEZUELANO SOTELDO?

 

Antes de falar em contratações falo em performance. 

Assisti ontem ao Inter perder para aquele mesmo time do Flu que deu tanto trabalho ao Palmeiras e com quem o Verdão empatou há duas rodadas, no Maracanã.

Reforçado pela ausência de Fred, o tricolor carioca mostrou que, apesar do time jovem e sem tantos medalhões, é muito bem armado, bem estruturado e será sempre um adversário difícil neste Brasileirão, principalmente quando jogar em sua casa. 

A quebra da invencibilidade e do índice de aproveitamento de um dos times cotados pela mídia como um dos maiores favoritos ao título brasileiro de 2020, o Inter, evidencia o potencial de um Flu organizado e capaz, que promete, senão brigar pelo título ao menos dar muito trabalho. 

Reportei-me especificamente a esse jogo a fim de tentar mostrar à torcida do Palmeiras que aquele empate contra o tricolor carioca, conquanto pudesse ter sido um resultado bem melhor, ao final da conta acabou sendo um bom resultado, tanto e quanto, a recíproca é verdadeira, aquele inesperado empate em casa com o Goiás, do ponto de vista prático, foi um péssimo negócio.

A tradicional ilogicidade do Brasileirão evidencia de forma bastante óbvia que alguns resultados aparentemente negativos, de um ponto de vista pragmático acabam se tornando excelentes, se tomados e analisados em função do todo.

Por isto, tenhamos, todos nós, uma boa dose de paciência neste ano atípico e, assim como há poucos dias exigíamos mais tempo e oportunidades antes de uma definição, acerca de Scarpa e de outros jogadores, esperemos mais algumas rodadas para ver se Luxa consegue acertar o time e reencontre o caminho do bom futebol e das vitórias.

Falemos, agora, de possíveis contratações!

O Palmeiras, leia-se Gagliotte e diretoria, está reticente quando o assunto é contratações. Nossos dirigentes andam mais encolhidos do que brim de feira livre em relação ao assunto.

Cada cabeça, diferente sentença, eu entendo que o Palmeiras necessita -prementemente- de um "cérebro", isto é de um jogador pensante que acerte, definitivamente o setor de meio de campo.

Alguém que, de quebra, sirva de paradigma à garotada, numa época em que o clube acaba de adotar (finalmente) a política da valorização e aproveitamento de suas categorias de base, no que conta com todo o meu apoio.

Se não for possível encontrar esse maestro que não se pense em Orquestra Sinfônica mas em orquestra simples ou até mesmo em uma banda "heavy metal". 

O que não pode é o time ficar da forma como está, uma massa informe, desprovido de uma tática padrão, sem uma forma definida de jogar e um verdadeiro corpo sem alma.

Além desse meia (difícil, reconheço, de ser encontrado) eu procuraria também um atacante veloz mas de estilo completamente diferente de Rôni, isto é, com capacidade de drible, de boa visão periférica e perfeito raciocínio do jogos, capaz de trocar tabelas rápidas e de bom arremate a gol, isto é, tudo aquilo que tinha Willian há algumas temporadas mas que, ao menos até agora, não reeditou.

Da mesma forma, ficaria de olho base e promoveria os destaques de acordo com as necessidades do time principal, colocando a garotada no time sem medos ou receios quando necessário, sem essa prevenção de muitos que ficam dizendo que "é muito jovem, que é imaturo, que o Palmeiras precisa de jogador de mais nome e tantas outras baboseiras". 

O fato é que ninguém falou isso de Gerson Caçapa, Edu Manga ou, mais recentemente, de Gabriel Jesus quando promovidos ao time principal.

Da mesma forma e incontinenti, tomaria uma atitude drástica e afastaria do grupo os atletas acomodados.

Eles podem, até, ser excelentes pessoas e ótimos pais de família, mas, do ponto de vista profissional estão longe das necessidades técnicas e físicas do time.

Como -sobretudo por acomodação- são péssimos exemplos para a garotada que inicia a vida profissional, eu os poria para treinar à parte e, da mesma forma, os colocaria em disponibilidade para qualquer outro clube que os quisesse, ainda que fosse um rival bem próximo.

E se mal pergunto, por que o Palmeiras não os troca por jogadores nas mesmas circunstâncias que existem em seus rivais. Ao menos se renovaria o fluxo da esperança e minimizaria o aborrecimento da torcida. Se não desse certo não teria a menor importância porque o que não tem solução se sabe que solucionado se encontra.

Para encerrar, falo sobre o único nome até agora divulgado e confirmado pelo presidente de um atleta que, de fato, interessa ao Verdão, Soteldo, aquele venezuelano baixinho que joga pelo Santos.

Você o considera um jogador acima da média? Seria Soteldo melhor do que o craque da base alviverde, Veron?

Quais os atletas que você considera, poderiam reforçar e complementar o atual elenco palmeirense?

Soteldo é solução ou, como seu compatriota Guerra, outra estagnação?

COMENTE COMENTE COMENTE