Observatório Alviverde

09/09/2015

MATTOS RETOMA A RENOVAÇÃO CONTRANDO O COBIÇADO ATACANTE ERIK DO GOIÁS!


Resultado de imagem para erik goias
Erik, do Goiás e da Seleção para o Verdão!

Com a iminente aquisição de Erik do Goiás, candidato a craque e em tenros 21 anos, Mattos, hoje, recebe fartos encômios, elogios e felicitações deste blog e deste bloguista.

Eu o elogio, simplesmente, porque com a aquisição da maior revelação do futebol goiano e excepcional atacante, ele dá sequência à filosofia de renovação do elenco, que parecia ter seccionado e interrompido em face da contratação do veterano Edu Dracena. 

Com Erik,  Mattos parece retomar a trilha capaz de conduzir o Palmeiras à uma mudança de filosofia que, esperamos, mude, completamente, a mentalidade arcaica vigente no Palmeiras há tantos anos.

A contratação de Erik, segundo divulga o jornal goiano "O Popular" está ajustada e, talvez, quando estivermos publicando este post, o negócio já esteja oficialmente fechado, oficializado e anunciado. Tomara!

A aquisição de 60% dos direitos econômicos de Erik, se consumada, reabilita, ao menos de minha parte o prestígio do diretor de futebol colocado em cheque esta semana quando da contratação do veterano zagueiro Edu Dracena pelo largo período de dois anos. 

Afinal, quem desconhece que Erik talvez seja o atacante mais cobiçado do Brasil na atualidade. Mattos, depois da bisonha jogada de ontem, está prestes, agora, a marcar um gol de placa. 

Não, não me chamem de incoerente e nem me acusem de trocar de opinião tanto e quanto troco de roupa se volto a elogiar Mattos, após tê-lo criticado severamente ainda ontem, quarta-feira.  

Fique claro que este espaço, livre e independente, continuará repercutindo o pensamento de seu autor e participantes, independentemente de qualquer crítica ou reparo de quem quer que seja...

Apesar da seletividade natural deste OAV, modéstia às favas, um blog de bom nível e das excelentes cabeças que discutem aqui os assuntos polêmicos do Verdão, blogueiros deseducados entram acidentalmente neste espaço fazendo críticas nominais ao autor, sem atentar para os verdadeiros escopo, objetivo e intenções que norteiam as postagens.

Apesar deles e apesar de tudo, o Observatório Alviverde, há 12 anos no ar, continuará, democraticamente e sem censuras, aberto à opinião de todos os palmeirenses bem-intencionados que se dignem a postar com um nick. 

Aqui, repetimos pela enésima vez, ninguém, (nem o dono do espaço) é o dono da verdade e quando se publica qualquer assunto o colamos para que o maior número de palmeirenses possível, manifeste as suas opiniões livremente, desde que as exponha sem agressões ou ofensas.

Tenho a firme convicção de que o Palmeiras, para voltar ao lugar do qual jamais deveria ter saído, isto é, ao topo do futebol brasileiro, tem de partir, inicialmente, para a aquisição de um ou dois jogadores top de linha que venham a reforçar algumas posições carentes, mormente a armação.

A partir daí tem de promover as melhores revelações de sua base e se lançar resolutamente ao mercado visando à contratação dos melhores jovens jogadores projetados pelos clubes de menor expressão.

Ontem fizemos objeções à contratação de Edu Dracena, embora, em tempo algum, houvessemos afirmado que fosse um jogador que não servisse para o Palmeiras em sua atual conjuntura, ao menos para compor o elenco. 

Apenas e tão somente realçamos que, em se tratando de reforços de peso, de um ponto de vista teórico apenas na divisão de elite do Brasil havia mais de vinte zagueiros superiores a Edu e uns quinze ou mais ao nível de seu futebol porém em idade menos provecta.

Em uma frase, eu diria que "merecemos coisa melhor" e, na hipótese de insistência e preferência do treinador pelo atleta, "que o contrato não fosse tão longo quanto o que foi celebrado".

Edu Dracena pode chegar e arrebentar? Pode, claro que pode, mas, na realidade o que acontece é que Palmeiras, indevidamente, está fazendo outra aposta,  muito mais no passado do que propriamente no futuro. 

Proporcionar a Dracena, no limiar da veteranice, um contrato de dois anos, convenhamos todos, é muito amadorismo...

Ou, como eu disse ontem, dar uma de irmã Dulce  e proporcionar a aposentadoria a um jogador que em sua juventude, jamais cogitou, nunca, em defender o Palmeiras.

Aliás, por falar na santa irmã Dulce estou teclando, coincidentemente, de um resort de Salvador, Bahia, onde passarei o Natal e de onde agradeço a Mattos pelo presente que proporcionou a todos nós palmeirenses contratando o garoto Érik, revelação do Goiás em 2015.

COMENTE COMENTE COMENTE


 

 
 

COMENTE COMENTE COMENTE

A DEFASAGEM PALMEIRENSE NOS NÚMEROS CONTRA O INTER LIMITA-SE AO RETROSPECTO, MAS RETROSPECTOS NÃO GANHAM JOGOS, SÓ EXPLICAM O PASSADO!


Image result for retrospecto de Inter x palmeiras
Às 19,30 de hoje, 4ª-feira, tem Inter x Palmeiras no Beira Rio,.
================================

O QUE VALE POUCO!

Os números retrospectivos desse jogo, publicados pelo site oficial do Verdão registram 80 partidas já disputadas entre gaúchos e paulistas, desde o primeiro jogo em 08 de novembro de 1936, no antigo estádio dos Eucaliptos em Porto Alegre, um amistoso em que o Palmeiras venceu por 2 x 1.

De lá aos dias de hoje, foram disputadas 80 partidas com 24 triunfos e 35 derrotas alviverdes e 21 empates. O Palmeiras assinalou 84 gols e sofreu 109, registrando-se um déficit de 25 gols.

A fim de mimetizar essa desvantagem que sempre provoca medos, arrepios e sentimentos de inferioridade entre os profissionais mais sensíveis e impressionáveis do grupo de jogadores, o site oficial palmeirense publicou, inteligentemente, uma estatística que fala da "superioridade histórica do Verdão contra equipes do Rio Grande do Sul", assim:

Em 208 jogos contra times gaúchos, o Palmeiras venceu 82 vezes, empatou 66 e perdeu 60, marcando 242 gols e sofrendo 230, estabelecendo um superavit de 12 gols.

Quando se trata, apenas, de Campeonato Nacional, a vantagem palmeirense persiste, assim;

Em 150 jogos, o Palmeiras soma 56 vitórias e 47 derrotas com 47 empates, tendo marcado 191 gols e sofrido 176 com um saldo positivo de 15 gols.

A maior sequência invicta nos embates entre o Palmeiras e os times gaúchos é do Verdão: foram 12 jogos sem perder entre 27 de abril de 1993 e 18 de abril de 1995 (oito empates e quatro vitórias).

Nesse período, a equipe palestrina disputou nove confrontos com o Grêmio, obtendo duas vitórias e sete empates e outras três com o Inter (duas vitórias e um empate).

Parabéns a quem de direito do Depto de Marketing que teve a ideia de englobar os retrospectos, a fim de manter intactos o moral e a confiança do time e do elenco alviverde e da própria torcida para o jogo desta noite, de vital importância para as duas equipes.

================================
O QUE VALE MUITO!

Noves fora o passado, o presente de Inter e Palmeiras, em termos de Campeonato Nacional, é este:

O Inter, que se encontra em 11° lugar no Brasileiro, com apenas 31 pontos e um aproveitamento de 45%, vai tentar buscar contra o Verdão a sua  9° vitória.

O Palmeiras, que ocupa o 7° lugar no Brasileiro, com  35 pontos, e um aproveitamento de 51%, vai tentar esta noite contra o Inter, o seu 11° triunfo neste Brasileiro.

O Inter, em 23 rodadas, assinalou 22 gols e sofreu 26, ostentando um saldo negativo de 4 gols.

O Palmeiras, também em 23 rodadas, marcou 39 gols e sofreu 26 e tem um saldo positivo de 13 gols.

O Inter vem de um resultado negativo fora de casa tendo sido derrotado pelos Bambis por 0 x 2 no Morumbi.

O Palmeiras vem de um empate contra os curicas, definido pelos pessimistas como desastroso, embora bom para os otimistas e normal para os realistas.

Prefiro dizer que foi um empate frustrante em face de o Palmeiras ter tido sempre as maiores e melhores chances de vencer, sem, no entanto, conseguir, em face, principalmente, da falta de imposição de seu setor de meio de campo. 

O Inter, sobretudo pela baixa produtividade de seu time no confronto com os bambis, promoverá alterações na equipe que começa o jogo contra o Palmeiras.

Por questões técnicas Réver (aquele zagueiro, ex-Galo que andou nas cogitações do Palmeiras), deve retornar à zaga central do Inter, no lugar de Ernando.

Por questões físicas Artur que sofreu uma luxação forte no ombro e está em vias de ser operado, cede seu lugar a Geferson, na lateral esquerda.

As indefinições do colorado residem na lateral direita entre William e Léo e no meio de campo onde Argel Fucks está em dúvida se escala Eduardo Sasha ou Lisandro López .

Mas o Inter terá, esta noite, contra o Palmeiras, o retorno e o reforço do atacante Vitinho, que retoma a titularidade após cumprir suspensão.

Na tarde de ontem, terça-feira, o técnico Argel comandou um coletivo no gramado principal do Gigante à Beira Rio, treinando muito a chamada "bola parada" , após o que forneceu à imprensa apenas um esboço da escalação do time que começa a partida.

Muriel; William (Léo), Paulão, Réver e Artur; Rodrigo Dourado, Nilton, D'Alessandro e Eduardo Sasha (Lisandro López); Vitinho e Valdívia.

O Palmeiras desembarcou em Porto Alegre preocupado com cinco desfalques : Lucas, Robinho, Gabriel Jesus e Dudu, suspensos, e Arouca, poupado, não enfrentarão o Inter nesta quarta-feira.

O técnico Marcelo Oliveira deve colocar em campo a seguinte formação: Fernando Prass; João Pedro, Leandro Almeida, Vitor Hugo e Egídio; Amaral e Thiago Santos; Rafael Marques, Zé Roberto e Allione; Alecsandro.

SERIA ESTA A MELHOR FORMAÇÃO POSSÍVEL NESTE MOMENTO DE TANTOS DESFALQUES?

OU HAVERIA MELHORES ALTERNATIVAS?

VOCÊ INTRODUZIRIA QUAIS ALTERAÇÕES?

COMENTE COMENTE COMENTE