Observatório Alviverde

10/09/2020

PALMEIRAS ESMAGA O CORINTIANS NA DATA DE INAUGURAÇÃO DO NOME DA NOVA ARENA DO RIVAL

Meus amigos, eu que critico tanto aqueles palmeirenses que vivem criticando o time e acham que as coisas nunca estão bem (ainda que estejam) e que "choram de barriga cheia", quero fazer hoje uma crítica direcionada a Luxemburgo, ainda que fora do contexto tático-individual do jogo.

Antes de fazê-la quero, antes, dar uma de Hitchcock e fazer suspense enquanto falo sobre o time... 

Antes e em primeiro lugar obrigo-me a reconhecer o grande jogo jogado, elogiar o treinador e a comissão técnica, o grupo e realçar o grande resultado obtido em cima, justamente, do maior rival! 

Mas não era exatamente isso o que mais queríamos?

Do ponto de vista tático, quero ressaltar que, apesar da ótima jornada e de o time ter atuado muito bem, o Palmeiras não mudou. 

Ficou bem claro o esquema, lastreado numa defesa forte, num meio de campo pegador e em um ataque que recua para ajudar o meio de campo e a defesa.

Como se percebe,  o time continua jogando do mesmo modo reativo que vinha jogando, isto é, deixando para o adversário a posse de bola e subindo para o ataque a partir dos erros do adversário ou quando consegue recuperar a posse de bola. 

A diferença do jogo de ontem para os anteriores foi que, a partir da boa performance de Lucas Lima (aleluia!) o time teve velocidade sobretudo nos contra-ataques.

Há de se registrar, porém, que nas vezes em que teve a bola no pé e precisou criar as situações de ofensividade indo para cima do adversário a fim de tentar construir as jogadas, o time apresentou limitada capacidade de criação!

Na realidade o time de Luxa optou por contra-atacar e parece que essa é a única e definitiva tática de que ele dispõe para colocar o time em campo. 

Como esse cuidadoso jogo de espera está dando muito certo e o time está invicto por que criticar?

A diferença do confronto de ontem para os outros jogos realizados até agora, foi a de que -neste- contra o Curica o Palmeiras jogou com um meio campista a menos e com um atacante a mais e o time melhorou!

Além desse aspecto, há que se registrar de que nós, torcedores -vou repetir-,  fomos surpreendentemente brindados com uma atuação expressiva e em nível de titularidade da parte de Lucas Lima. 

Depois de quase quatro anos esse jogador, finalmente, conseguiu realizar uma segunda partida de qualidade. A única até então, foi aquela da vitória obtida em plena Bombonera contra o Boca, há alguns anos.

Em relação ao derby, o Palmeiras, ontem, esteve sempre melhor que o Corinthians, do início ao final do jogo, embora o adversário tenha tido um percentual de posse de bola muitíssimo superior ao do Palmeiras durante o jogo inteiro. 

Repito: o Palmeiras vinha atuando como um time reativo já há algum tempo, com a diferença de que, ontem, foi um time mais bem arrumado e que procurou -sempre- contra-atacar com velocidade e na vertical.

Todos os encômios à Luxa e à equipe, num jogo no qual ninguém pode dizer que qualquer jogador do Verdão tenha atuado mal, desmotivadamente ou que tenha sido um irresponsável tático ou técnico.

Para mim o grande destaque do Palmeiras e -disparadamente- o craque do jogo foi Luiz Adriano que, como eu disse a meu irmão depois do jogo, apesar de centroavante, tem capacidade plena para jogar vindo de trás e enfiando aquelas bolas que só Valdívia sabia enfiar.

Agoram terminado o suspense a minha crítica construtiva ou, vá lá, a minha restrição direcionada a Luxemburgo:

Por que, mesmo ganhando por 2 x 0, exercendo o domínio amplo do jogo e atuando com um homem a mais, o Palmeiras ficou medrosamente resguardado na defesa tocando bolas para os lados e para trás?

Tenho certeza de que se fosse o Curica que estabelecesse o 2 x 0 e vivenciasse a circunstância que vivemos, viria com tudo pra cima do Palmeiras a fim de tentar golear e desmoralizar o maior rival!  

Mas o Palmeiras, ainda que precisando melhorar os números e seu saldo de gols (importantíssimo nas decisões) continua sendo um time "ético, bonzinho, politicamente correto e cultiva não praticar esses atos"!

Quando será que teremos o subido prazer de dominar um clássico e golear os nossos adversários, se nem com um homem a mais (posteriormente com dois), somos capazes de ousar?

Isto me lembra um derby em que o Palmeiras estabeleceu 4 x 0  sobre o Curica em apenas meia hora de jogo e Felipão em vez de mandar o time pra cima, o recuou, mandou tocar de lado e não atacar nunca, só contra-atacar.  

O que chateou nesse jogo que terminou em 4 x 0 foi que em vez de os corintianos sofrerem e ficarem preocupados com uma goleada histórica, nós palmeirenses foi que ficamos no sofrimento e nos preocupamos porque eles atacaram sempre e criaram múltiplas situações de gol, felizmente não completadas, durante o jogo todo.

Ontem, guardadas as devidas proporções, aconteceu de novo! Até quando será assim?

COMENTE COMENTE COMENTE

É HORA DO PALMEIRAS PULVERIZAR QUALQUER TABU DECORRENTE DO DERBY!

ATENÇÃO PARA O HORÁRIO DO DERBY:

CORINTHIANS x PALMEIRAS INICIAM O JOGO ÀS 19, 15 h.

Não pense que será no horário tradicional pois você pode perder a hora.

Já ocorreu comigo!

DADOS TÉCNICOS PRELIMINARES:

Local: Xaropão, isto é, Neo Química Arena

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Não acredito nele) do RS.

Bandeiras gaúchos: Alessando A. R. de Matos (Fifa) e  Lúcio Beiersdorf Flor.

Juiz do Var também gaúcho: Jean Pierre Gonçalves Lima (Fifa) RS 

PS - Torço para que nessa gauchada do apito haja mais gremistas do que colorados!

Por motivos óbvios!

Viram o bandeirinha comemorando o gol do Santos, ontem, na Vila?

Então não digam que quando abordo esses temas (realíssimos) falo do sexo dos anjos!

Eles, embora camuflados, existem!

Ademais, quem, no Brasil. consegue ser mais fanático por seus times do que os torcedores gaúchos?

Só palmeirenses e corinthianos, claro!

ONDE ASSISTIR AO DERBY:

Um dos canais da relação PREMIERE, isto é, da TV paga, mostrará o maior clássico brasileiro!

Prováveis escalações:

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Lucas Piton; Camacho e Cantillo; Ramiro, Luan e Otero (Gustavo Silva e Léo Natel. Jô.                                                                                                                                     Técnico: Tiago Nunes. 

PALMEIRAS: Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña. Patrick de Paula, Zé Rafael, Gabriel Menino e Lucas Lima; Gabriel Veron (Willian) e Luiz Adriano. 

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Como o OAV agora está repleto de grandes analistas, (os antigos voltaram e se juntaram aos que permaneceram) deixo a análise preliminar do jogo para todos vocês e todos eles.

De minha parte (não se trata de opinião, mas de mero palpite) limito-me a esta frase:  

"Considero o Verdão favorito esta noite e arrisco-me em dizer que ganhará o jogo com facilidade"!

Repito, não se trata de análise jornalística, mas de antevisão de torcedor!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Antes do jogo abrirei novo espaço para aqueles que como o amigo Ney e outros, gostam de  ir postando com o jogo em andamento! (AD)