Observatório Alviverde

13/10/2016

HOJE É OUTRO DIA D, DE DECISÃO, PARA O VERDÃO!


O Palmeiras enfrenta hoje, às 19h30, em Araraquara um adversário motivado, embalado por vitórias importantes contra a Ponte e o Grêmio e que busca a terceira consecutiva.

Não bastasse esse aspecto o Cruzeiro é, historicamente, outro daqueles times a que se pode chamar em "futebolês" de "enjoado" e que costuma complicar a vida do Palmeiras.

O Cruzeiro deste ano, porém, está longe dos times de grande potencial montados em anos anteriores.

Não alimenta qualquer sonho no Brasileirão senão aquele da luta pela sobrevivência na elite, necessitando obter, segundo os matemáticos, mais 9 pontos -preferentemente através de vitórias, o mais importante critério de desempate- dos 27 que ainda terá de disputar.

A campanha cruzeirense fora de casa é, apenas, razoável. Venceu 5 dos 14 jogos disputados tendo empatado apenas com o Curica.

Em casa (onde, teoricamente, vai jogar) o Palmeiras ganhou 10 vezes, empatou três, e só perdeu mesmo para o Galo, coincidentemente um time de Minas Gerais com quase 80 % de aproveitamento.


No cômputo geral o Palmeiras -grande líder do Brasileirão- mantém uma quilométrica distância de 24 pontos na tabela em relação ao Cruzeiro ou 60 a 36.

Publicidade
A esplêndida campanha palmeirense mostra que em 29 jogos o Verdão ganhou 18, empatou 6 e perdeu 5.

Tem o melhor ataque do Brasileiro (52 gols) a segunda melhor defesa (27 gols sofridos e só suplantada pela defesa do Fla com 26) e o melhor saldo (25) entre todos os times.

De quebra o Palmeiras ainda conta com o artilheiro da competição, Gabriel Jesus, (11 gols) considerado, hoje, o melhor jogador do Brasil e que estará em campo em sua volta da Seleção.

A campanha cruzeirense é bem mais modesta: 13º colocado, 29 jogos, 10 vitórias 6 empates, 13 derrotas, 37 gols marcados, 41 sofridos e saldo negativo de 4.

O Cruzeiro enfrentará o Palmeiras logo mais com a motivação extra dos resultados da rodada de ontem do Brasileiro (Coritiba 0 x 0 Figueira, Botafogo 1 x 0 Internacional e Chapecoense 3 x 0 Sport).

Dentro da faixa que ocupa na tabela lhe foram muito favoráveis, porque, caso vença o Palmeiras abrirá seis pontos de vantagem sobre o Inter, o primeiro entre os quatro times inseridos na faixa do descenso.

Para enfrentar o Verdão, Mano Menezes deve manter a base do time que venceu a Ponte Preta, com  Lucas Romero ao lado de Henrique na contenção.

No meio de campo vai escalar a dupla Rafinha e Robinho na criação de jogadas.

A única mudança confirmada é na lateral esquerda: Edimar, suspenso, dá lugar a Bryan.

 No Palmeiras, Cuca fez mistério na escalação e não garante que Gabriel Jesus e Yerry Mina, comecem jogando embora estejam à disposição da comissão técnica, após jogarem respectivamente pelas seleções do Brasil e da Colômbia nos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 201.

 O certo é que na improvável perspectiva de Mina não jogar, Edu Dracena continua titular e Alecsandro está de sobreaviso na remota hipótese de Gabriel Jesus não começar jogando.

Outra formulação do time pode prever a presença de mais um volante de contenção - Gabriel ou Thiago Santos- o que determinaria a volta de Zé Roberto para a lateral esquerda e a consequente passagem de Egídio para o banco de reservas.

A confirmação do time, no entanto, só ocorrerá momentos antes da partida. 

FICHA TÉCNICA DE PALMEIRAS X CRUZEIRO (30ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Local: Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Horário: 19h30
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA/FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC)


PALMEIRAS
Jailson; Jean, Edu Dracena (Yerry Mina), Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Tchê Tchê, Moisés e Zé Roberto (Gabriel) (Thiago Santos); Roger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus (Alecsandro)
Técnico: Cuca

CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Leo, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Rafinha; Rafael Sobis e Ramón Ábila
Técnico: Mano Menezes

DETALHE FINAL: Gosto muitíssimo da indicação de Jailson Macedo de Freitas para apitar o jogo! É um árbitro limitado tecnicamente, mas não é mal-intencionado! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE