Observatório Alviverde

22/04/2024

PALMEIRAS 0 X 0 FLA!

Vou tentar ser sintético e econômico em minha análise.

O resultado em branco, revela exatamente o que fizeram em campo Palmeiras e Flamengo: "quase nada".

Os times se alternaram na condução do jogo e não houve quem se destacasse do outro. Ambos mostraram-se iguais, rigorosamente iguais, até no que respeita ao item chutes ao gol.

O Flamengo por causa de Tite que gosta de jogar fechado, sempre em segurança e jogou assim, ontem, contra o Palmeiras, arriscou muito pouco.

O Palmeiras pela mudança inesperada, à última hora, de sua forma de jogar, também iniciou o jogo com uma postura mais defensiva e sem correr riscos, fazendo um 3/5/2 quando atacado, variando para um 3/4/3 ou 3/3/4 quando atacava.

Na verdade, o Palmeiras se livrava dos ataques flamenguistas povoando a defesa e jogando muito firme na marcação mas parecia não ter tanta preocupação ou disposição em tocar bola.

Procurava contra-atacar com rapidez mas o fazia de maneira desordenada em linha direta e lançamentos verticais longos, tentando subir em disparada mesmo sem um centro-avante com essa característica e seu principal meia ofensivo (Veiga) muito mal tecnicamente. 

Dos que entraram de início, só Endrick tinha essa capacidade mas foi outro que não rendeu tudo o que sabe ( porque o time insistiu em alçar bolas pra área) !

O maior erro de Abel, ontem contra o Fla,  foi a teimosíssima insistência com o "meia-boca" Flaco Lopez até os 15 minutos do 2º tempo. 

Estou convicto de que não exagero quando digo que o Palmeiras jogou com dez durante esse tempo todo, justamente em função da atuação nula e sofrível do argentino.

Até compreendo a atitude de Abel porquanto ele tinha como objetivo explorar o jogo aéreo e atuar com bolas alçadas à área do Fla e Flaco é alto e bom cabeceador.

Só que esse sistema de jogo não deu certo e deixou o Palmeiras submisso ao Fla, que parece ter treinado bastante para não perder as jogadas aéreas. De fato, o time carioca mais ganhou do que perdeu até que (ufa, finalmente) Abel nos livrou de Flaco!

Quando ele deixou o campo substituído por Rôny, o time mudou o esquema, pôs a bola no chão, melhorou, deu trabalho ao Fla e quase chegou ao gol.

Só que as coisas não se resolveram porque o tempo passou rapidamente e o time já estava cansado de correr atrás e marcar os jogadores do Flamengo como se não bastasse a pobreza atual do banco do Palmeiras, principalmente em atacantes.

DESTAQUES INDIVIDUAIS:

Quem não jogou tão bem no time do Palmeiras: Gustavo Gomez (irreconhecível) Rafael Veiga (sumido) Flaco Lopez (não tocou na bola) e Piquerez (só rendeu no 1º tempo).

Os medianos: Murilo (mal na entrega de bola), Endrick (sem o senso de profundidade de sempre), Rôny (correu muito e marcou a saída de bola mas sem criar nada ofensivamente)

Sem nota: Lázaro, Gabriel Menino, Marcos Rocha e Estevão (todos sem tempo para aparecer apesar de uma ou outra jogada mais efetiva.

Os melhores do Palmeiras: Weverton ( ao menos duas defesas salvadoras). Richard Rios (cada dia mais se entrosando com o time teve boa atuação e saiu por cansaço) e Anibal Moreno, (outra vez o melhor palmeirense em campo).

Abel Ferreira mais uma vez, não foi bem, não apenas pela troca de esquema à última hora, como por demorar "demaaaaaaaais" para realizar substituições.

De qualquer forma, ao menos em meu modo de entender, isso vem acontecendo apenas por falta de atacantes categorizados e efetivos. 

Viram a transformação que Scarpa está promovendo no Galo mineiro?

COMENTE COMENTE COMENTE