Observatório Alviverde

10/05/2016

NOBRE E MATTOS GARANTEM: VERDÃO SÓ VAI CONTRATAR, SE NECESSÁRIO, COM O BRASILEIRÃO EM ANDAMENTO!

 Cleyton Xavier em alta!
 Resultado de imagem para cleiton xavier
 Para Cuca, o Palmeiras já tem o armador!

Três reforços chegam esta semana para a alegria de Cuca que multiplica as suas alternativas táticas e, principalmente, as de escalação: 

1) Juninho, jovem meio-campista palmeirense que esteve emprestado ao Audax.
2) Tchê Tchê, jogador versátil, destaque do próprio Audax. 
3) Yerri Mina, zagueiro revelação do futebol colombiano, do Santa Fé.

Sem permanecer sobre o muro, adianto que não acredito em Juninho, ao menos em curto prazo. 

Por quê? 

Simplesmente porque ele não se insere nas características de empenho constante, participação e velocidade exigidas por Cuca para obter a titularidade.

E pensar que entusiasmado por suas excelentes atuações na Copa São Paulo o tomei e coloquei -equivocadamente- em um nível superior a Gabriel Jesus...

Juninho, fantástico com a camisa sub-20 do Verdão na Copa São Paulo, se não me decepcionou ao vestir a camisa do Audax, frustrou as minhas melhores expectativas de um futuro aproveitamento dele no time principal do Verdão, ressalvados os seus inegáveis e indiscutíveis predicados técnicos.

Sua participação em circuito profissional, leia-se, no Paulistão  pareceu-me, ao menos até agora, tão tímida quanto aquelas -poucas-, em que foi escalado no time principal do Palmeiras. 

Isto levou-me a rever o meu conceito inicial de que ele teria bola suficiente para entrar no time principal do Verdão e arrebentar! Cheguei a dizer isto e mantive essa impressão até vê-lo jogar no Paulistão!

Pelo que vi, depreendi e concluí de suas atuações no Audax, sobretudo na entrega do gol ao Santos no primeiro jogo da fase decisiva em Osasco, por falta de maturidade e de equilíbrio emocional, já não penso mais assim! 

Tomara que Cuca o transforme e que eu -mais uma vez- esteja errado! Torço muito por Juninho, mas sem querer dar uma de Mãe Diná creio que em pouco tempo ele será emprestado a outro clube do Brasileiro!

Tchê Tchê tem tudo para "chegar chegando", entrar, se ajustar e se fixar como titular. 

Não apenas pelo fôlego, pelo invejável preparo físico e pela mobilidade em campo, mas, principalmente por sua versatilidade de jogo.

Ademais, na condição de curinga e ambidestro, Tchê Tchê pode ser aproveitado, minimamente, em quatro posições diferentes. No mínimo será um "bancário" diferenciado!

Quanto a Yerri Mina, não o conheço suficientemente para a emissão de um juízo de valor acerca de suas perspectivas como zagueiro do Palmeiras, posto que devo tê-lo visto atuar apenas duas vezes. 

O que notei é que se trata de um zagueiro muito alto, exímio cabeceador (defendendo ou atacando), de muita velocidade, poder de antecipação e, sobretudo, de recuperação. 

Yerri vai, com certeza, fazer uma excelente dupla com Vitor Hugo que, não sei porque, tantos criticam tanto, sem considerar que ele sempre foi muito exigido pela falta de marcação do setor esquerdo da equipe com Zé Roberto e Egídio. Viram quanto ele melhorou com a volta de Gabriel?

E se pensam que vou concluir esta postagem pedindo o meia-esquerda, quero dizer que, embora reconhecendo a necessidade premente desse jogador, desta vez vou passar batido.

Para isso, fio-me na promessa de Cuca segundo a qual ele montará um meio de campo de qualidade lastreado na experiência e na categoria de Cleyton Xavier a quem ele reputa um dos melhores do país na posição e na função.

Outra declaração do técnico palmeirense tem de ser levada em conta, segundo a qual, na ausência de um armador de ofício e considerando-se as peças de que dispõe ele pode alterar o sistema de jogo da equipe e alcançar resultados muito favoráveis, nem que seja com Dudu e Allione.

Se ele vai ou não atingir os objetivos pretendidos é outra conversa, mas Nobre e Mattos adiantaram que se o Palmeiras tiver de contratar algum reforço o fará no decorrer do campeonato.

Concordo, inteiramente, com a medida pois considero que, antes de gastar dinheiro com reforços o Palmeiras tem de dar oportunidade e testar os atuais componentes do elenco sob os novos prisma tático e filosofia de jogo de Cuca.

COMENTE COMENTE COMENTE