Observatório Alviverde

02/08/2019

SE JOGAR O NADA QUE JOGOU ONTEM EM MONTEVIDÉU, O CURICA VAI PERDER PARA O PALMEIRAS!!!


Revezando a sintonia quase que de minuto em um minuto,  assisti concomitantemente, ontem, aos dois jogos de nossos futuros adversários, Curica e Grêmio, que atuaram, respectivamente, no Uruguai e no Paraguai. Ambos venceram. 

O Grêmio, jogando muito bem, tratorou o Libertad  aplicando-lhe um contundente 3 x 0 e o Curica teve algumas dificuldades (poucas) para se impor ao fraquíssimo time "doppo labori" do Montevidéu Wanderers do Uruguai. 

Conquanto tenha usado um time mesclado, com a predominância da base, mas com as ausências de Pedrinho, suspenso e Sornosa, Jadson, Manoel e Danilo Avelar, estes poupados, o Curica venceu por 2 x 1, mas só conseguiu abrir o marcador no início do 2º tempo, com 90  segundos de jogo.

O Wanderers, no entanto, reagiu e empatou  logo em seguida, aos 4 minutos. 

Quando o time uruguaio restabeleceu a igualdade no marcador, tive a esperança de que fosse partir pra cima e dar muito trabalho aos curicanos. Ledo engano. 

Reconheço que, até certo ponto, o Wanderers chegou a incomodar, embora por pouco tempo, pois acabou sofrendo o 2º gol aos 15 minutos em bola alçada para a cabeçada de (outra vez), Wagner Love que recolocou o Curica à frente do marcador até o final do jogo.

Agora o  Curica volta a campo já no próximo domingo, 4 de agosto, às 19 horas em seu estádio, em jogo válido pelo Brasileirão para enfrentar o Palmeiras. 

Em compensação, o primeiro confronto alviverde em Porto Alegre contra o Grêmio, já pelas 4ªs de final da Libertadores, ainda está um pouco longe e não tem ainda as datas oficiais.

Tudo leva a crer que o Palmeiras fará o 1º jogo contra o Tricolor Gaúcho -possivelmente- no dia 20 de agosto, ficando o confronto decisivo, a ser travado na Allianz Arena, para a semana seguinte, dia 27.

Essas datas, 20 e 27 (terças-feiras) são as mais prováveis para os jogos decisivos entre  Palmeiras e Grêmio.

Flamengo e Inter -outro choque de brasileiros nas 4ªs de final, devem ocupar as duas 4ªs-feiras -respectivamente dias 21/08 e 28/08- posto que qualquer evento envolvendo o Flamengo a Rede Globo o coloca em condição prioritária para a exibição em TV aberta.

O Curica, ontem em Montevidéu, poupou vários jogadores o que deixa claro e evidencia o quanto está valorizando o "derby" do próximo final de semana em seu estádio. 

Ao time que atuou ontem,  este,

Cássio; Fágner, Gil, Henrique e Carlos Augusto; 
Gabriel, Matheus Jesus (Júnior Urso), Ramiro (Gustagol), Mateus Vital e Clayson; 
Vagner Love (Boselli) .


 o técnico Carille juntará os titulares poupados e deve começar o derby com este time:

Cássio
Fágner, Manoel, Gil e Danilo Avelar.
Gabriel, Júnior Urso, Sornosa, Pedrinho e Clayson
Wagner Love.


Alguns detalhes que anotei acerca do maior adversário ontem no Uruguai.


1) Usou mais o lado esquerdo do ataque, talvez pela ausência de Pedrinho, ainda que Fágner tenha jogado.


2) Esteve vulnerável do meio de campo à meia lua de sua grande área onde ocorria um vazio constante. O gol do Wanderers ocorreu justamente aí. Detalhe: Ralf está contundido e não jogou. Ao que tudo indica não jogará, também, contra o Palmeiras.


3) Seu grande articulador foi Clayson, atleta que merece atenção especial o tempo todo.


4) Fez uso constante da bola comprida com "esticões" visando a progressão de Wagner Love.


5) Não teve criatividade ou imaginação em sua peça de meio de campo, mas há que se realçar que isso decorreu das ausências de Pedrinho e, principalmente, de Sornosa.


6) O Curica tentou muitos arremates de longe, tanto de média quando de larga distância mas sem eficácia. O retorno de Pedrinho é fator de grande preocupação nesse aspecto.


De qualquer forma, se o jogo de ontem vale como paradigma, eu quero dizer que mesmo jogando no Itaquerão o Palmeiras tem tudo para derrotar o adversário. Opinião, claro, minha!


Há que se destacar  que, de uns tempos a esta parte, o Palmeiras tem sido vítima de influências externas significativas toda a vez que enfrenta o Curica, sobretudo no estádio do rival.


De qualquer maneira, quem sabe se agora, com o VAR, possam ser atenuados os prejuízos de arbitragem constantes de que o Palmeiras tem sido vítima em todos os "derbys" que disputa contra o seu maior adversário.


A grande preocupação recai sobre o árbitro escalado, Anderson Daronco, useiro e vezeiro em apitar de maneira contumaz os "derby(s)" contra os interesses da SE Palmeiras.


Cadê que o presidente, o supervisor de futebol ou qualquer outro dirigente palmeirense foi à mídia para ao menos protestar antecipadamente contra as atuações nefastas de Daronco toda a vez que apita um jogo do Verdão?


COMENTE COMENTE COMENTE