Observatório Alviverde

10/08/2022

PALMEIRAS DECIDE ESTA NOITE COM O GALO QUEM VAI PARA A SEMIFINAL DA LIBERTADORES/22!

 

1) Falar o quê, antes de um jogo como o de hoje que decide a vida do Palmeiras na Libertadores? 

Que será um jogo difícil? 

Que o equilíbrio entre os times é patente, sobretudo na hora em que decidem a vaga para as semifinais do maior campeonato das Américas?

De minha parte,  prefiro realçar que coloco o Palmeiras como o favorito natural do jogo haja vista que o Verdão vai decidir em casa e amparado pela torcida mais vibrante do país!  

Em tempo: favoritismo não significa a garantia de que o Palmeiras vá ganhar, mas a tendência  do jogo e a mais provável perspectiva, entre tantas,  que um clássico como o de hoje pode proporcionar.  

COMENTE

----------------------------------------------------------------------------------------------

2) O retorno de Rôny, o melhor atacante do futebol brasileiro na atualidade, esta noite ao time principal do Palmeiras, traz-me a convicção de que não teremos um ataque frio, imóvel e pouco realizador feito o do Curica ontem contra o Fla.  

Além de aumentar bastante a velocidade e a profundidade ofensiva do time, garante que o Atlético Mineiro não terá facilidade para sair jogando, a um só tempo em que oferece ao Verdão a chance de matar essa decisão nos contra-ataques.

Falam muito que Arana vai forçar os adversários e jogar pelo lado direito da defesa palmeirense com a finalidade de desmontar o sistema de zaga palmeirense puxando Gòmes do miolo de zaga para a lateral direita. Faz tempo (anos) que temos deficiências por esse setor!

Claro que eu sei que Marcos Rocha tem sido um esplêndido lateral direito, embora vulnerável no jogo aéreo, mas, ao menos para mim, não será surpresa se Mayke começar jogando. 

Além de ter feito ótimos jogos (como ele melhorou após a cirurgia, hein?). Ele é ótimo para marcar e cobrir territórios defensivos mais extensos além de apoiar bem o ataque. Com Abel ele tem feito bons cruzamentos, boas assistências e até marcado gols.

Para marcar se trata de um jogador ao nível do titular, com a vantagem de ser mais bem provido de físico. Não se esqueçam, repito, que Arana vai jogar e será necessário u'a marcação forte pelo setor a partir do meio de campo pois, na posição, existe outro grande jogador chamado Keno.

Eu, que tanto gosto da sequência de jogos e de escalações do time principal,  falo por mim e lhes digo -francamente- que, na circunstância atual, escalaria Maike para iniciar o clássico. E você?

Aliás por falar em lateral, me vem à mente e muito me conforta uma decisão do Palmeiras com o Corinthians no longínquo ano de  74, em que -em cima da hora- o Palmeiras teve de escalar Jair Pereira no lugar de Eurico,  na lateral direita.

Foi algo inesperado e uma surpresa a escalação de Jair que entrou com muita personalidade, jogou um bolão e foi o autor do cruzamento desviado por Leivinha, habilitando Reinaldo (primo de Tostão, ex-Galo Mineiro) que fez o gol do título e deixou o Corinthians na fila. Eu estava lá!

Dizem que a história se repete! Será?

COMENTE

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

3)  TIME MAIS PROVÁVEL PARA HOJE:

Weverton, Marcos Rocha, Gòmez, Murilo e Piquerez, Danilo, Veiga e Scarpa e Zé Rafael. Dudu, e Rôny

Creio que esse seja o melhor time possível que o Palmeiras possa escalar, apesar de minha convicção de que a o aproveitamento de Maike, pela circunstância do jogo, seja de maior eficácia e de melhor proveito.

Mas, ainda,  que eu prefira Mayke (excepcionalmente no confronto de hoje) como titular, nada tenho a criticar s o titular vier a ser , como tudo indica, Marcos Rocha detentor de outras vantagens em relação ao companheiro.

Espero, esta noite, um Atlético forte e motivado, partindo pra cima do Palmeiras  desde o início do jogo. Na recíproca, não estou esperando e nem imagino que o time de Abel inicie o jogo usando marcação alta,  pressionando a saída de bola e tentando decidir o jogo logo de cara.

O confronto desta noite sugere cautela e o português, entendo assim, não vai querer se arriscar e proporcionar ao Galo aquilo de que o time mineiro mais gosta: campo livre e espaços para contratacar. 

Creio que o Palmeiras, enfim, começará querendo explorar os erros do adversário, fechando a porta defensiva e só atacando na boa. A minha preocupação está aí e reside no fato de o time de Abel não ser tão bom no jogo da espera quanto o é na proposição de jogo .

Em relação ao confronto, um conselho muito importante:

"alguém, seja do time, da comissão técnica ou da diretoria, tem de procurar o árbitro colombiano Vilmar Roldan antes do jogo e dizer-lhe que o Galo é um dos times mais faltosos da Libertadores e que não dispensa o recurso do rodízio de faltas como uma forma de parar o adversário."

Com tudo, por tudo e, apesar de tudo, sou muito mais Verdão.  E você?

COMENTE COMENTE COMENTE