Observatório Alviverde

18/05/2009

LUXA DEVE ESTAR COM LABIRIN-TITE.ENTRAR COM KEIRRISON É JOGAR COM DEZ!

.De minha parte eu já esperava pelo tropeço contra o Inter. Sentia-me como um porco a caminho do matadouro. Intimamente eu era sabedor (e quem não era) de nossa impotência técnica para uma confrontação equilibrada, de igual para igual, com os gaúchos maragatas. Fiquei animado quando anunciaram que entrariam com uma equipe mista.
Imaginei que sem Indio e Alvaro, a dupla de zaga titular, sem Guiñazu e Marcão, sem D' Alessandro e Nilmar, isto é sem a potencialidade maior do adversário, pudesse o Palmeiras ter alguma chance de arrebatar-lhes os tres pontos disputados
Vã esperança, a minha. Começamos atuando de forma burocrática, auto-suficiente, pretensiosa, como se pudessemos ganhar o jogo na hora em que quiséssemos. A garotada do Inter e a "turma do INSS colorado" que compunham o mistão, não tomaram conhecimento do todo poderoso Palmeiras. Plantaram e aprontaram uma correria infernal. Marcavam com pegada forte no meio de campo, tornando infrutíferas as jogadas laterais tentadas pelo Palmeiras, porque, uma vez mais, jogamos com Keirrison apenas ocupando a posição, posto que, novamente, foi figura decorativa e a expressão mais mínima de todo o jogo. Cruzar para quem se K-9 está sempre escondido atrás dos beques e se omite completamenete nas bolas divididas ?
À base de contrataques pelos flancos e penetração "no facão", isto é, nas diagonais pela direita e pela esquerda, o Inter deixava o Palmeiras pensar que mandava no jogo, mas contratacava impiedosamente, sempre com imenso perigo. Ah se, mais uma vez, não fosse São Marcos...
Como prevíamos, a conhecida incompetência do árbitro Beltrami, interferiu, desta vez indiretamente, na definição do jogo. Houve um ataque do Inter e na disputa de cabeça pelo alto o jogador gaúcho cabeceou, visivelmente, por cima. Em vez de assinalar o correto, o tiro de meta, o soprador de apitos Beltrami determinou uma cobrança de escanteio pela esquerda. Marcelo Cordeiro bateu o córner curto para Tyson. Longe do lance, Pierre correu para cercá-lo e levou um drible desconsertante. Tyson, então cruzou para Andrezinho que furou. Só que a furada acabou sendo positiva porque funcionou como um corta-luz. A bola, então, sobrou livre para o zagueiro Danny Morais que tocou seco para o fundo do gol estabelecendo 1 x 0. Daí por diante Tite encolheu mais o time e passou, exclusivamente, a explorar os contrataques, como é de seu feitio. Sem poder penetrar na verdadeira couraça de jogadores do Inter que colaram o traseiro na trave e atuaram atrás da linha da bola, povoando a área, o Inter descia pouco para o ataque, mas quando descia, colocava em polvorosa a defesa palmeirense.
No intervalo Luxa retirou de campo Marquinhos e Danilo, fazendo entrar Capixaba e Ortigoza.
Foram duas alterações erradas, em que pese o time ter melhorado, Mas só melhorou na base da garra, do empenho e da superação física, nada mais. A manutenção de Keirrison, menina dos olhos da Trafic, só nos trouxe a certeza, a confirmação, a ratificação de que esse jogador é a razão maior da nossa total impotência ofensiva. A entrada de Capixaba no lugar de Marquinhos teve o mesmo efeito de se trocar doze por uma dúzia. As limitações ofensivas continuaram as mesmas e o ilusório domínio palmeirense no segundo tempo, não pode e nem deve ser atribuido às substituições infelizes do Sr. Luxa.
A entrada de Mozart no meio campo não resolveu absolutamente nada. Sua atuação foi discretíssima. Trata-se de um jogador, apenas, forte e voluntarioso, nada mais, sem qualquer senso de criatividade.
Como eu disse várias vezes, o nosso time é mediano e precisamos de um elenco melhor.Algumas posições tem ótimos jogadores e outras são de uma pobreza de Jó, que dá dó Antes de sofrermos o segundo gol tivemos até a chance de empatar. Melhoraríamos substancialmente, tivesse Luxa a coragem de mandar Keirrison para o banco e promover, definitivamente, como titular Ortigoza. Quero deixar claro que Ortigoza, Lenny, Keirrison, Lovinho são jogadores, no meu entendimento, apenas medianos que em um time como o Palmeiras servem, apenas, quando muito, para a composição de plantel. Para que voces tenham uma idéia, não temos em nosso elenco nenhum atacante da qualidade de Tyson ou de Alecsandro, para que não se fale de D'Alessandro e Nilmar, que formam uma dupla agressiva, dinâmica e realizadora a serviço da camisa colorada. Quando a gente começa a sentir saudades de Alex Mineiro os senhores têm uma idéia de como anda a nossa zona de conclusão ofensiva. Sem ataque, sem centro-avante, jogando com dez e mais um que se omite (por característica ou opção, não importa), como é que poderemos ganhar títulos? Até quando vamos depender de Cleiton Xavier ? O que vamos fazer agora, sem contratações e sem, Diego ? Ou a diretoria se esquece que a suspensão de Diego por muitos dias pode acontecer já a partir de amanhã? Um lateral direito, um meia criativo e um centro avante rompedor já! Sem isso vamos para o fundo do buraco.À jato!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO