Observatório Alviverde

18/08/2011

PALMEIRAS JOGOU BEM, MERECIA ATÉ VENCER MAS A ARBITRAGEM, OUTRA VEZ, NÃO PERMITIU. ATÉ QUANDO SERÁ ASSIM?

 

O Palmeiras foi operado de novo, sem anestesia.

Até quando as arbitragens vão continuar interferindo em nossos resultados?

É gatunagem explícita, escancarada e vergonhosa que parece não ter mais fim.

Hoje, até um obscuro árbitro goiano vem a São Paulo e dá o serviço em cima do Palmeiras, impunemente.

==============================

ERRAR CONTRA O PALMEIRAS PODE

Os árbitros aprenderam que errar contra o Palmeiras, que prejudicar o Palmeiras, não lhes traz nenhuma consequência.

Aprenderam que a mídia limita-se burocraticamente, a divulgar quando o erro é crasso, sem, no entanto, repercurti-lo, como manda o bom jornalismo, ou como acontece quando se trata de qualquer outro grande do futebol paulista.

Quando os erros, ainda que muito graves, podem suscitar discussões e existe algo que pode ser citado para salvar a banda dos árbitro ou dos bandeiras, os homens da mídia não exitam em fazê-lo.

É um tal de “é um lance muito difícil”, ou que “só com slow-motion ou com o tira-teima se pode ver”, ou “é um lance interpretativo”, ou ainda, “o palmeirense usou de força desproporcional (sempre é o palmeirense), ou “o toque não foi intencional” ou, ainda, o abominável termo “usou a mão mas não foi intencional, ou, . ainda, “usou a mão mas não foi suficiente para deslocar ou derrubar o adversário e etc.

Como diz o meu irmão, o Palmeiras, hoje  é vítima de um covarde caso de “bullying” por parte da imprensa paulistana, a mais facciosa, a mais tendenciosa, a mais mentirosa, a pior do Brasil, salvo raras exceções.

22222222222222222222222222222222

ARBITRO FRACO E MAL INTENCIONADO ESSE GOIANO

O soprador de apito que veio de Goiás, André Luiz de Freitas Castro, arrebentou com o Palmeiras ontem à noite no Canindé e foi um dos grandes responsáveis pelo empate.

Com a cumplicidade do bandeira que correu pelo lado oposto ao das cabines do estádio, validou descaradamente o gol do Bahia em lance visível de impedimento. 

Aliás não houve, apenas, impedimento, mas um duplo impedimento, porque eram dois os jogadores em situação irregular, o que agrava o delito da arbitragem.

Convém frisar que o zagueiro Titi, autor do gol, sequer deveria estar no jogo àquela altura.

Um pouco antes de fazer o gol, havia sido protagonista de uma jogada violenta em que, se houvesse critério e seriedade da arbitragem, receberia o segundo cartão amarelo por uma entrada violentíssima sobre Valdívia  e seria expulso, sumariamente.

3333333333333333333333333333333333

ARBITRAGEM FACCIOSA

Meus amigos, eu não quero questionar os cartões aplicados sobre Kléber e Valdívia, por reclamações.

Estavam pendurados, sabiam que se fossem amarelados ficariam fora do clássico contra os bambis, mas, mesmo assim, insistiram em reclamar. Isso tem nome e chama-se falta de consciência profissional.

O cartão recebido pelo Gérley também foi merecido, mas poderia ter sido evitado. Foi infantilidade de nosso jogador aceitar a provocação de Carlos Alberto e querer dar uma de machão..

O que se questiona, após outro jogo em que ficamos no prejuízo, é a falta absoluta de critério da arbitragem que, visivelmente, poupou os jogadores do Bahia.

O cartão amarelo incompreensível aplicado de cara a Thiago Heleno evidenciou que o árbitro entrou em campo determinado a ser rigoroso com o time do Palmeiras.

Acho que só Paulo César de Oliveira seria capaz de amarelar Heleno na circunstância daquele lance banal em que não houve, sequer,  a falta, quanto mais violência ou qualquer desrespeito à regra que justificasse a punição com cartão.

Mas o apitador de saída de trem André Luiz de Freitas Castro, teve o desplante e a cara de pau de fazê-lo, em detrimento do Palmeiras não só contra o Bahia, mas tirando um jogador importante do Verdão do “choque-rei” de domingo.

444444444444444444444444444444

OUTROS ABSURDOS DA ARBITRAGEM

A defesa do Bahia jogou os 90 minutos com excesso de virilidade e usou e abusou de fazer faltas o tempo todo, mas o goiano preferiu fazer vistas grossas e ignorá-las.

A maior parte das infrações dos baianos, sobretudo as cometidas sobre Kléber e Valdívia, não foram mais uma vez,  assinaladas.

Além disso houve uma constante inversão de faltas e, também, da indicação da posse de bola em laterais, por parte do apitador, a maior parte das vezes em prejuízo do Palmeiras.

Enfim, foi um horror a arbitragem. Com um juiz mais imparcial e de maior personalidade, não teríamos empatado com o Bahia.

Vejam que entra jogo e sai jogo, e as arbitragens só nos prejudicam. Em vez de reclamar dos árbitros e de brigar pelo clube junto a comissão de arbitragem, muitos, no Palmeiras, parecem mais interessados  em saber quando Felipão vai deixar o cargo e se vai fazê-lo por livre e espontânea vontade.

555555555555555555555555555555

FRIZZO DESCEU DO MURO

Finalmente o diretor de futebol do Palmeiras desceu do muro.

Ao menos pela mídia, deixou o seu protesto contra a arbitragem.

Disse Frizzo:

– Nunca vim na imprensa comentar arbitragem, porque sempre acho que é justificar maus resultados. Mas estamos notando um seqüência consistente de erros contra nós. A televisão mostrou com clareza o impedimento. O jogador deveria ser expulso por falta no Valdivia. O clube está vendo isso com preocupação, causando um prejuízo irrecuperável para nós

Disse mais:

- Peço à Comissão de Arbitragem que veja com atenção essa situação. Não quero que seja visto como justificativa, mas são erros abundantes. Gostaria que se tomassem providências com isso

Felipão reclamou:

- Pelo amor de Deus. Vocês não podem ser cegos. Eu posso, vocês não. Vocês viram como tudo foi organizado. Mas não falo, senão pego dois milhões de dias. Se eu falar, estou incentivando... O Valdivia recebeu a falta, era para ser expulso o atleta deles. O mesmo jogador que era para ser expulso fez o gol, um metro impedido. Não era um, mas eram dois. Mas não pode reclamar. Só reclama se fossem três. Não recrimino o Valdivia -

COMENTÁRIO 

O Palmeiras tem de ir mais além e reclamar junto a própria comissão de arbitragem. Vocês se lembram do que eu disse ontem, da necessidade de o Palmeiras ir à mídia antes do jogo, como faz sempre o SPFW?

Se o Palmeiras não pressionar as arbitragens com antecedência, como fazem os adversários, vamos continuar no prejuízo.

===============================

MERECEMOS VENCER

Sobre o jogo quero dizer que merecemos a vitória.

Foram duas bolas na trave e muitas situações de gol criadas por nossa equipe.

Mas quando a fase está ruim, tudo conspira contra.

Começou pela contusão precoce de Diney, que não nos permitiu ver como ficaria o time com um homem de referência.

Continuou pelo fato de nossas bolas baterem duas vezes na trave do Bahia e, caprichosamente, não entrarem, quando era nítida a nossa predominância tática, técnica e o nosso maior volume de jogo, conforme ocorreu em todo o primeiro tempo.

Passou pelos erros lamentáveis de uma arbitragem que sabia, perfeitamente, que se prejudicasse o Palmeiras, nada de ruim aconteceria, porque a mídia paulistana não cobraria, o Palmeiras não reclamaria e nada aconteceria.

O erro grosseiro da validação de um gol irregularíssimo, não trará nenhuma consequência ao conveniente trio de árbitros que já sabe que terá “habeas corpus” da mídia paulistana, da comissão de arbitragens e da corintiana CBF, sempre que vier a prejudicar a SE Palmeiras.

Nosso segundo tempo não foi tão bom quanto o primeiro, mas, ainda assim o time se portou bem. A queda de produção coincidiu com a falta de gás de Assunção, o insubstituível, ainda que se arraste em campo. Felipão precisa mudar

6666666666666666666666666

ATUAÇÕES:

Marcos garantiu o bicho e o resultado com três ou quatro defesas importantíssimas. Confessou que falhou no gol do Bahia, mas quem falhou foi o arbitro e o bandeirinha

Cicinho melhorou muito em relação aos jogos anteriores e foi o autor intelectual de nosso gol. Mesmo sendo um exímio apoiador joga muito atrás no esquema de Felipão. É um erro!

Foi bem a nossa dupla de zagueiros, Heleno e Henrique.Heleno tem sido muito regular e  Henrique começa a readquirir a velha forma.

Gelre também melhorou e, paulatinamente, vai ganhando mais lastro e confiança com a seqüencia de jogos que vem tendo, seqüencia essa que será interrompida domingo contra os bambis por ter recebido o terceiro cartão..

Não gostei, hoje, do rendimento de Araújo que chegou a ser substituído por Chico que entrou bem no jogo. Araújo não gostou de ser substituído e fez cara feia.

Assunção só foi bem no primeiro tempo, enquanto teve fôlego completo. Se fosse substituído o Palmeiras, com certeza, não teria caído tanto de rendimento como ocorreu no segundo tempo.

Luan caiu demais de produção, talvez abatido por tantas desconfianças, tantas cobranças e tantas críticas e não fez uma boa partida, do ponto de vista técnico. Foi substituído por Tinga que jogou o futebol de sempre, isto é, nenhum.

Dinei não teve tempo para aparecer, Kléber jogou com garra com empenho e disposição, sem ser brilhante.

Valdívia foi o jogador mais lúcido do time do Palmeiras. Além do gol que marcou, deu muito trabalho a defesa do Bahia e só foi contido à custa de muita botinada por uma defesa que teve habeas corpus concedido e garantido pelo árbitro goiano para bater à vontade e impunemente.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 1 BAHIA

Estádio: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/hora: 18/8/2011 - 21h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Thiago Gomes Brigido (CE)

Renda : R$ 188.695,00

Público:6.266 pagantes

GOLS: Valdivia, 8'/2ºT (1-0); Titi, 22'/2ºT (1-1)

PALMEIRAS: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Gerley; Márcio Araújo (Chico, 25'/2ºT), Marcos Assunção e Valdivia; Luan (Tinga, 35'/2ºT), Kleber e Dinei (Maicon Leite, 7'/1ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

BAHIA: Marcelo Lomba, Marcos, Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fahel, Marcone, Diones (Jones, 17'/2ºT) e Carlos Alberto (Ricardinho, 45'/2ºT); Jóbson e Júnior (Reinaldo, 13'/2ºT). Técnico: René Simões.

Cartões amarelos: Thiago Heleno, Gerley, Kleber, Luan, Valdivia (PAL); Carlos Alberto, Titi, Ávine (BAH)

77777777777777777777777777777

FELIPÃO NÃO SAI

Felipão garantiu na coletiva que continua no Palmeiras.

Afirmou que está com a vida programada e que cumprirá o seu contrato até o final em 2012.

Da mesma forma, Frizzo garantiu que, apesar de divergências que ele acha normais no relacionamento com o técnico, que a diretoria não tem nenhuma intenção de dispensá-lo.

Para garantir que a paz entre as partes está selada, Felipão disse ter esperança que esta semana o Palmeiras contrate Ricardo Bueno, centro-avante do Atlético Mineiro, artilheiro do Paulistão do ano passado.

COMENTE COMENTE COMENTE

ESTÁ CADA DIA MAIS DIFÍCIL TORCER PARA O PALMEIRAS.

 

Acabo de assistir ao noticiário do Palmeiras pela tv Band.

Como de hábito, noticiário negativo, deletério, prejudicial, destrutivo, coincidentemente, mais uma vez, no dia de um jogo crucial, importantíssimo…

Natalie Gedra, repórter que elaborou a matéria, parcialíssima, autêntica porta-voz bambi, voz e inflexão carregadas de sadismo, deu vazão aos seus despeito e desprezo contra o Palmeiras e carregou nas tintas de um trabalho jornalístico maldoso, deletério e destrutivo. 

Luiz Ceará, ao vivo, direto da Academia, amenizou os efeitos do abuso jornalístico da facciosíssima repórter, refazendo o noticiário dentro dos parâmetros reais, sem os exageros da deslumbradíssima foquinha.

Na verdade a Band está fazendo um cavalo de batalha em cima de um assunto que não deveria ser colocado da forma exagerada que foi. Duvido que agissem da mesma forma se o assunto envolvesse qualquer dos outros grandes do futebol paulista.

Sabemos, sim, que há uma desarmonia, uma desinteligência entre Frizzo e Felipão, que recrudesceu a partir do momento em que, na cessão de Pierre para o Galo, Frizzo não quis receber em troca o atacante Ricardo Bueno.

Não era motivo para tamanho libelo da foquinha da Band, que, visivelmente, deu vazão ao seu indisfarçável e condenável bambinismo

Mas a culpa maior é de nossos maus dirigentes, pseudopalmeirenses, que, quando longe do poder, tudo fazem para desestabilizar a administração, e tentar inviabilizar a vida do clube.

Por essas e por outras razões, está cada dia mais difícil torcer pelo Palmeiras.

O Palmeiras, hoje, parece casa de puta, administrada por sacanas.

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS X BAHIA: CINCO TITULARES E TRÊS BANCÁRIOS PENDURADOS PELO 2* AMARELO ESTÃO AMEAÇADOS DE FICAR FORA DO CLÁSSICO CONTRA OS BAMBIS NO DOMINGO! SE TODOS SE PRESERVAREM, PODE FALTAR PEGADA ESTA NOITE!

 

111111111111111111111111111111                                                

Roberto Frizzo, desmentiu CATEGORICAMENTE a notícia publicada ontem à noite pelo portal 'O Estado de S.Paulo', garantindo que o Palmeiras teria acertado com o técnico Paulo César Carpegiani, para o substituir Felipão.

A diretoria desmentiu a armação dos jornalistas bambis e gambás com veemência através de nota assinada pelo próprio vice de futebol  que, após elogiar o trabalho do treinador a quem qualificou de um dos principais treinadores do mundo e garantir que a diretoria não cogita substituí-lo declarou:

"Tratam-se de cinco ou seis ratazanas do esgoto, que insistem em querer tumultuar o ambiente do Palmeiras. O Felipão é o nosso técnico, continuará sendo e tem a total confiança da presidência e da diretoria de futebol do Palmeiras".

COMENTÁRIO: 

Parabéns, Frizzo pela posição firme, dura e agressiva em cima desses maus caracteres irresponsáveis. O Palmeiras precisa jogar duro contra aqueles que semeiam a discórdia e tentam fomentar crises contra o clube!

“ Não sei se é verdade, mas eu fiquei sabendo que a turma da ESPN vai tomar conta, em breve, também da redação do Estado e que muitas cabeças vão rolar”. As ratazanas que se cuidem porque o queijo vai acabar e elas terão de viver em outros esgotos! A propósito o Estadão está bem das pernas? Alguém pode responder?”

2222222222222222222222222222222

FELIPÃO VAI PEGAR GANCHO

Felipão vai enfrentar denúncia triple (que os analfabetos ondeiros do Estadão chamam de tripla, com a) no STJD por sua expulsão no Palmeiras X Atlético Mineiro, dia 30 de julho.

O julgamento ocorrerá segunda-feira (22) e Felipão, denunciado em três artigos, corre o risco de ser suspenso até 720 dias.

A pena mais pesada refere-se ao artigo 243-D (incitar publicamente o ódio ou a violência), por ter, supostamente, ordenado aos seus jogadores para entrarem com força além do limite sobre os adversários.                   

Scolari também foi denunciado nos artigos 258 (assumir conduta contrária à disciplina) e 243-F (ofender alguém em sua honra por fato relacionado ao desporto). O técnico teria ofendido o árbitro assistente Roberto Braatz quando deixava o gramado rumo ao vestiário, após ser expulso.

COMENTÁRIO

Dr. Paulo Schimidt deve estar rindo de orelha a orelha de tanta alegria e satisfação pelo enquadramento do técnico do Palmeiras. Eu nunca vi ninguém da justiça esportiva de qualquer instância, em mais de 40 anos de militância na crônica esportiva, gostar tanto de denunciar e levar ao tribunal qualquer clube quanto esse “ínclito” procurador gosta de fazer com o Palmeiras. É claro que, desta vez ele não está levando, mas, certamente se deleitando com o fato!

3333333333333333333333333333333

HOJE TEM PALMEIRAS X BAHIA

Os Gambás venceram, de virada e mostraram que estão fortes, mantendo a ponta do Brasileiro com 37 pontos,

O Vasco também venceu. Foi para 33 pontos e ultrapassou, ainda que provisoriamente os bambis, que têm 32.

Os cruzmaltinos estão, agora, só com um ponto a menos do que o vice líder, o Fla que tem 34.

Dos resultados que interessavam, ao Palmeiras,só um se configurou:  a derrota do Botafogo, que perdeu para o Inter por 1 x 0.

Um empate não basta, mas se vencermos o Bahia cristalizamos a nossa passagem para o quinto lugar, pois atingiríamos 30 pontos.

O lado negativo da rodada para o Palmeiras é que concorrentes perigosos agora estão em nossos calcanhares, pois o Inter chegou aos 26 pontos, e  Fluminense e  Coritiba aos 24.

Do ponto de vista logístico de uma equipe que almeja uma campanha suficiente, ao menos, para alcançar a vaga da Libertadores uma derrota esta noite será frustrante e desanimadora.

Por todos esses aspectos o Palmeiras não pode nem pensar em derrota.

444444444444444444444444444444444

OS RELACIONADOS

Sem Maurício Ramos, com dores musculares, eis a lista

Goleiros: Marcos e Deola
Laterais: Cicinho e Gerley
Zagueiros: Henrique, Leandro Amaro e Thiago Heleno
Volantes: Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Chico
Meias: Valdivia, Tinga e Patrik
Atacantes: Kleber, Vinícius, Dinei, Luan e Maikon Leite

O time a ser escalado está inserido nessa relação.

Time mais provável:

Marcos; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gerley; Marcos Assunção, Márcio Araújo e Valdivia; Maikon Leite, Dinei e Kleber.

55555555555555555555555555555555

ASPECTOS DO JOGO

O Palmeiras enfrentará o Bahia, amanhã no Canindé, com o jejum dilatado de três jogos sem vencer.

Pior do que isso, o Palmeiras está com 5 titulares e 3 reservas PENDURADOS, com dois cartões..

Relação da turma::

Na defesa, Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gerley.

No meio-campo, Valdivia, que fecha a lista dos titulares.

Completam a lista três reservas: Maurício Ramos, João Vítor e Patrik.

A preocupação é grande porque nas rodadas seguintes enfrentaremos, respectivamente, São Paulo e Corinthians.

Na coletiva desta semana, Marcos Assunção pediu cautela aos companheiros: Vejam o que ele disse:

"Os cartões são uma preocupação. Fui suspenso depois de 15 rodadas jogando o tempo todo., Para quem joga no meio-campo está bom. Mas temos que tomar cuidado porque temos jogos importantes pela frente contra os nossos maiores adversários. Sei que em clássico é difícil não tomar cartão, porque é jogo quente e pegado. Mesmo assim, peço cuidado".

COMENTÁRIO:

Faltou saber administrar a questão dos cartões, a fim de evitar a difícil situação pela qual estamos passando à véspera dos dois jogos mais importantes para a nossa torcida. Esse procedimento ajuda ganhar títulos.

Quando Assunção pede cautela e muitos, independentemente disso, vão querer se preservar para tentar jogar os dois clássicos, eu começo a me preocupar com algo muito importante:

será que o time vai ter pegada suficiente esta noite contra o Bahia?

Ou a rapaziada vai evitar o jogo duro a fim de não tomar os cartões.

Esse tipo de procedimento é perigoso pois pode precipitar uma derrota. O time do Bahia não é bobo!

6666666666666666666666666666666

O QUE VOCÊ ESPERA DO JOGO DESTA NOITE?

COM AS ALTERAÇÕES PROCESSADAS NO ATAQUE MELHORAM AS NOSSAS CHANCES DE VITÓRIA?

SEM LUAN VAMOS SER MAIS FORTES E MAIS OBJETIVOS, DO PONTO DE VISTA OFENSIVO?

O FATO DE ESTARMOS COM TANTA GENTE PENDURADA PODE ATRAPALHAR O TIME?

COMENTE COMENTE COMENTE