Observatório Alviverde

08/03/2010

PALMEIRAS X SERTÃOZINHO; CLEITON XAVIER E O TÉCNICO DO SERTÃOZINHO SALVARAM A NOSSA BANDA!

O Sertãozinho, quem diria, virou mar e despejou um tsunami em cima do Palmeiras que, por pouco, não se afogou.

Nós que, ultimamente, sucumbimos a qualquer marola, vimos de perto o touro vestido de zebra quase tirar-nos, precocemente, da luta pelo Paulistão 2010.

Tradicionalmente, time mais fracos tipo o Sertãozinho, se agigantam e se superam quando jogam com o Verdão. Fazem sempre o jogo da vida e, não raro, surrupiam-nos preciosos pontos!

Interessante é que as equipes menores, têm comportamento e atitudes muito diferentes ao enfrentarem Bambis, Gambás e Sereias, clubes contra os quais se apequenam, se inferiorizam e dão o pescoço ao abate.

O Sertãozinho confirmou, outra vez, a regra, e, por pouco, o Palmeiras não bancou novamente o Robin Hood da noite em um jogo repleto de emoções.

Há algumas perguntas importantíssimas a serem feitas, a propósito das relações de jogo entre as equipes, denominadas pequenas, e o Palmeiras.

São elas que se agigantam, ou o Palmeiras que se apequena?

A força delas é a nossa fraqueza?

Ou a nossa fraqueza é que é a força delas?

O Palmeiras X Sertãozinho estampou claramente essa faceta indesmentível do atual momento de nosso clube.

O Verdão iniciou o jogo psicologicamente abalado, incerto, indeciso, sem autoconfiança errando passes em demasia...

Entretanto, com passar do tempo e com o gol de Lenny, readquiriu o equilíbrio emocional, mas, ainda assim, constatou-se que esse não era o único problema.

O que faltava, então?

Simplesmente o mais importante, bola!

De fato, numa análise fria, sem fanatismos ou paixão, nota-se, claramente, que falta capacidade técnica ao time palmeirense.

Com os jogadores do atual elenco, temos condições de armar uma boa defesa e, até, um ótimo meio de campo, mas, definitivamente, não temos ataque.

Nosso ataque é uma lástima no conjunto e nas individualidades.

Então, como fazer gols? Sem gols não se pode ganhar... É a lei do futebol...

Eu fico triste quando o Lenny faz gol porque ele continua no time e o Palmeiras se acomoda imaginando que Lenny é a solução.

Em oito jogos neste paulistão fez dois gols e grande parte da torcida e da diretoria o consideram ótimo, um craque.

O jogo de ontem contra o Sertãozinho realçou novamente o que todo mundo já sabia.

Temos um time excessivamente leve que, mesmo leve, não consegue ter velocidade.

Sem força e sem velocidade não se ganha de ninguém.

Não temos uma coisa, nem outra e, talvez, seja essa a explicação de porquê perdemos tanto.

Falta-nos imposição no meio de campo, personalidade no toque de bola, sentido de profundidade ofensiva, agudeza, picardia e poder de arremate.

Isso sem contarmos também com a necessidade da definição imediata de uma espinha dorsal e da introdução de líderes atuantes e maduros nas posições-chaves.

Do ponto de vista tático, a previsibilidade é a nossa marca registrada exceto em alguns raríssimos momentos quando Diego ou Cleiton conseguem improvisar, esbanjar talento e fazer a diferença.

Continuamos sem chutadores para perto ou longe do gol.

Não temos bons cobradores de faltas a qualquer distância.

Sequer dispomos de homens suficientes para os cruzamentos em escanteios ou para municiar o jogo aéreo e criar problemas às defesas adversárias.

Vejam que contra o Sertãozinho escapamos da derrota com três gols no abafa, mormente os dois gols finais, jogando à Muricy, não à Antonio Carlos.

Sublinhe-se que viramos e ganhamos com os lapsos de genialidade de um jogador chamado Cleiton Xavier, a expressão superlativa do jogo, a quem devemos, certamente, esta vitória.

Nossa tarefa, ontem, foi facilitada pelo recuo exagerado do Sertãozinho que, estabelecida a vantagem de virada, 2 a 1, abdicou de atacar.

O Sertãozinho sempre muito perigoso nos contrataques, ao virar o placar, permaneceu atrás da linha da bola, de sua intermediária para trás, e passou só a se defender.

O grande pecado do time interiorano, foi o de se apequenar diante do Palmeiras fiando-se em um resultado mínimo e enganoso, perfeitamente superável em decorrência do vasto tempo que ainda seria jogado, da melhor qualidade técnica e do peso do adversário.

Com essa atitude defensivista, o Sertãozinho forneceu a senha para que o Palmeiras não se preocupasse mais com a defesa, adiantasse os alas, os beques e os volantes e que o sufocasse dentro de seu próprio campo.

Apenas e tão sòmente por esse aspecto estratégico equivocado de nosso adversário, encontramos condições favoráveis para virar um jogo tenso, nervoso, sofrido em que estávamos psicologicamente, mais do que abatidos, arrasados.

Há que se reconhecer, entretanto, o grande empenho e o jogo de entrega e superação do time palmeirense, não obstante a modéstia e a indigência de seu ataque.

Cleiton Xavier e o técnico do Sertãozinho, desta vez, salvaram a nossa banda!


DEIXE O SEU COMENTÁRIO













COMENTE:

ROGERIO CENI FALOU SOBRE A BRIGA MARCOS X NETO. VOCE CONCORDA COM O QUE ELE DISSE?

TUDO O QUE DISSE O GOLEIRO DOS BAMBIS, ONTEM, À IMPRENSA :

"Achou estranho Marcos falar em parar no intervalo de um jogo".

"Disse que Marcos é experiente e leva no braço a faixa de capitão".

"Que cada um sabe de seus problemas mas que o gol que o Marcos tomou, com o campo encharcado e a bola molhada, tècnicamente não pode ser tão valorizado".

"Que se cada goleiro que falhar assim disser que vai encerrar a carreira vai ser muito estranho".

"Afirmou que não gostou de ser citado e colocado no meio da confusão".

"Fez questão de deixar claro que Neto é seu amigo mas nunca foi a sua casa".

"Que, pelo que ouviu, Neto não falou nada demais , apenas foi meio grosso ao se expressar sem, entretanto, ofender ninguém".

"Afirmou que não devemos citar o passado das pessoas e que não era certo dizer que Neto, um dia, cuspiu em um árbitro".

"Disse que não há necessidade dessas coisas mas que apesar de tudo Marcão é do bem, um cara positivo".

"Terminou afirmando que espera que Marcos e Neto se encontrem, conversem, façam as pazes reatem a amizade".

VOCE CONCORDA COM TUDO O QUE MANDOU O GOLEIRO DOS BAMBIS?
OU ELE DEVIA TER FICADO DE BOCA FECHADA?

COMENTE

ANTONIO CARLOS JÁ SENTIU QUE A IMPRENSA SÓ DÁ VALOR A SÃO PAULO E CORINTHIANS

NOTICIÁRIO DE SÁBADO, 13 DE MARÇO DE 2010

ZAGO JÁ PERCEBEU QUE A IMPRENSA TRATA O PALMEIRAS COM DESPREZO EM RELAÇÃO AOS OUTROS GRANDES
Ao comemorar a contratação e a chegada de Vitor, o técnico Antonio Carlos declarou:
"Se Vitor tivesse sido contratado pelo São Paulo ou Corinthians, ele seria lembrado como o melhor lateral do Brasil. Como é o Palmeiras, dizem que perdemos três jogadores. Precisamos lembrar que é um jogador que foi escolhido o melhor da posição no Campeonato Brasileiro dos dois últimos anos."
================================================================
GOIÁS NÃO DESISTE DE WENDEL
Mesmo fora da negociação de Vitor, Wendel continua nas cogitações do Goiás. Segundo o vice-presidente do Esmeraldino, Edmo Pinheiro, o jogador só não foi para Goiás porque o Palmeiras não conseguiu renovar o contrato do Wendel, previsto para terminar no final deste ano. Se o Palmeiras conseguir renovar, Goiás e Palmeiras podem voltar a negociar.
================================================================
GOIÁS TAMBÉM QUER SOUZA
Outro nome cogitado pelo Goiás, por indicação de Jorginho, é o garoto Souza. Há a possibilidade de que ele se transfira para o Goiás, caso Wendel permaneça no Verdão.
================================================================
O PALMEIRAS TREINOU SEM A IMPRENSA
Na volta de Itu, o Palmeiras treinou ontem à tarde na Academia. Foram realizadas várias modalidades de treinamentos com bola, compreendendo, principalmente, ataque e defesa. Houve aprimoramento de fundamentos, passes e toque de bola, assim como troca de bola e penetração na área pelos atacantes contra os beques que defendiam o setor.No final,treino de finalizações.A imprensa não assistiu ao treino.
NESTE SÁBADO, TREINO FECHADO
Às 9 horas da manhã os jogadores do Palmeiras vão realizar um treino com bola, vedado à imprensa. Na oportunidade Zago vai treinar as chamadas jogadas ensaiadas em lances de bola parada. A relação de jogadores para o clássico será divulgada após o treino desta manhã.
=============================================
EDINHO VOLTA AO GRUPO MAS NÃO VOLTA AO TIME
Assim como Diego Souza, Edinho não jogou contra o Sertãozinho por estar suspenso. Amanhã ele vai ficar no banco, contra o Santos.
=============================================
DIEGO, TITULARÍSSIMO
Diego Souza, na condição de estrela, entra direto no time titular e toma conta da meia esquerda.
=====================================================
EWERTHON VAI ESTREAR
Antonio Carlos garante que Ewerthon, devidamente regularizado, PODE estrear.
==========================================================
ZAGO MISTERIOSO AO FALAR SOBRE EWERTHON
Ele não diz se Ewerthon entra de cara ou se no decorrer do jogo. Zago disse que apesar de ter treinado bem, Ewerthon ainda não está na condição física ideal e nem com ritmo de jogo.
==========================================================
LENNY COMEÇA JOGANDO?
Antonio Carlos deixou transparecer que PODE começar o jogo com Lenny e Ewerthon só entraria na equipe no transcurso do jogo.
===================================================
ROBERT CONFIRMADO
Apesar das críticas, Robert tem se esforçado e tem conseguido, de vez em quando, fazer os seus gols. Hoje ele treinou finalizações e movimentação ofensiva, agradando o técnico Antonio Carlos. Robert está garantido no comando do ataque do Verdão amanhã no clássico contra o Santos.
===========================================
ZAGO FAZ MISTÉRIO TOTAL
A cautela de Antonio Carlos é total com relação ao jogo. Às perguntas mais importunas e inoportunas ele respondeu com evasivas, a fim de não revelar quem entra em campo:
“Se houve treino fechado é porque eu não quero que ninguém saiba da equipe. É difícil falar qual será o time. Não dá para ter uma definição. O Éwerthon está com dores no tendão, o Lenny e o Cleiton Xavier também estão reclamando de dores. Não posso adiantar nada”

===========================================
LINCOLN TREINOU A SEMANA INTEIRINHA, SERÁ QUE VAI PARA O JOGO?
Zago não forneceu ontem a relação dos convocados para o jogo. Isso pode sinalizar o aproveitamento de Lincoln ao menos para compor o banco. A dúvida está lançada e só será esclarecida quando a assessoria de imprensa informar, hoje, a relação dos atletas que vão para o clássico.
=============================================
SÓ EWERTHON SENTE DORES
Apesar de Zago ter dito que Ewerthon, Cleiton Xavier e
Lenny estão reclamando de dores, o Departamento Médico do Palmeiras só registrou as reclamações do estreante
aos fisioterapêutas.De qualquer forma, não há sobressaltos com relação ao aproveitamento de Ewethon nos treinos de hoje e no jogo de amanhã.
============================================================
EWERTHON TAMBÉM DESPISTA
- Ainda não fizemos um coletivo aqui. O Antônio deve fazer isso amanhã (HOJE) para montar o time. Não sei se ele vai me colocar para jogar, mas estou à disposição"
============================================================
BASQUETE; PALMEIRAS PERDEU PARA O JOINVILE
Mesmo jogando em casa, o Palmeiras/Lupo/Araraquara perdeu para o Joinvile por 93 a 90 e diminuiu as possibilidades de terminar entre os oito clubes que vão fazer o play-off da NBB, campeonato nacional.Domingo o Palmeiras, em 11º lugar volta à quadra em Londrina contra o Londrina, penúltimo classificado, às 11 horas. A seis rodadas do encerramento da fase de classificação, o Palmeiras ainda tem chances matemáticas e práticas de alcançar a vaga.
=============================================================
WILLIAM E LOVINHO VIAJAM 2ªFEIRA À GOIÂNIA
Estão marcadas para a próxima segunda feira as viagens de William e Lovinho, que vão se incorporar ao elenco do Goiás. Os dois, a exemplo de Sacconi, terão os salários pagos pelo Palmeiras e ficarão emprestados ao Goiás EC até o final do ano.
=============================================================
EM PRIMEIRA MÃO: PALMEIRAS X RIO BRANCO, PELO PAULISTÃO, SERÁ EM ARARAQUARA
Ontem, no Paço Municipal, prefeito Marcelo Barbieri anunciou que o jogo Rio Branco de Americana x SE Palmeiras, vai acontecer na Arena de Araraquara dia 24 de março, quarta-feira, às 21h50. O jogo vale pelo Campeonato Paulista, Série A1, em sua 16ª rodada. Participou da reunião o empresário Milton Cassitas, da MC COM, promotora do espetáculo. Não foram informadas as bases da negociação que leva o jogo do Verdão para aquela cidade.
==============================================================
ESCALADOS OS ÁRBITROS PARA SANTOS X PALMEIRAS
Arbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Arbitro Assist 1: Dante Mesquita Junior
Arbitro Assist 2: Rogerio Pablos Zanardo
Quarto Arbitro: Demetrius Pinto Candançan
=============================================================

INGRESSOS SÁBADO E DOMINGO
O Palmeiras espera vender a carga total dos 2 mil ingressos passados, para a sua torcida.
Os ingressos voltam a ser colocados à venda hoje, nas bilheterias do Estádio da Portuguesa Santista em Santos, de 10 às 17 horas. No domingo os ingressos só estarão à venda nas bilheterias da Vila Belmiro.
=============================================================
DANILO: 80 JOGOS COM A CAMISA 23
Contratado em janeiro de 2009, Danilo é um dos mais importantes jogadores do Palmeiras.
Além de jogar bastante e contundir-se pouco, Danilo faz faz muitos gols. Ele é um dos líderes do grupo do Palmeiras. Domingo ele faz o seu octogésimo jogo com a camisa do Verdão.
QUERO SER CAMPEÃO PELO PALMEIRAS
"É legal atingir recordes mas eu quero muito mais. Meu contrato ia encerrar no fim do ano mas fiz questão permanecer aqui. Por mais frustrações que tivemos em 2009, quero que minha passagem pelo clube fique marcada por conquistas. Quero muito ser campeão pelo Palmeiras.
===============================================================
DORIVAL JÚNIOR FALOU SOBRE O CLÁSSICO
"-Não espero que o Palmeiras jogue na retranca porque o Antonio Carlos não joga assim. a única dúvida deles é o Ewerthon e eu estou esperando que o Ewerthon jogue para que possamos ter um grande jogo. Esse jogo, no decorrer da sua história, nunca teve favorito e acho que desta vez não sera diferente".
================================================================
OPINIÃO DO OAV
O OAV não é um site, é um blog e como tal tem as suas limitações de espaço, corpo e estética.
Em decorrência disso, estamos buscando uma otimização de recursos, a fim de que possamos levar aos nossos amigos e leitores um trabalho mais bem elaborado.
Se você não gostou do novo formato, deixe registrado o seu comentário para que possamos dimensionar se as reformas de lay-out foram positivas ou negativas.
Falemos, agora, do clássico.
Santos e Corinthians são protagonistas dos clássicos mais brigados, mais renhidos, e mais disputados do futebol de São Paulo, depois, naturalmente, do Palmeiras x Corinthians.
Palmeiras e Santos fazem os clássicos mais técnicos, mais vistosos, mais artísticos, exibindo sempre um futebol plástico, bonito e muito mais apurado, do ponto de vista técnico, do que qualquer outro...

Isso não vem de hoje. Remonta às longínquas eras do amadorismo, no início do século XX, passa pelo início do profissionalismo em 1933 e alcança o seu ápice entre os anos 50 e 70 quando o Santos montou o maior time do mundo e o Palmeiras montou o melhor time do Brasil.

Quantos jogos, quantas lembranças, quantas alegrias. E se alguém imagina que o melhor time do mundo subjugava o melhor time do Brasil, está redondamente enganado. Era uma alternância formidável de resultados e de títulos, em perfeito ajuste e equilíbrio, na proporção exata da qualidade dos artistas envolvidos.

Só quem viveu esse tempo pode falar do encanto e da magia exercida pelo futebol em sua plenitude. A beleza, classe e qualidade dos Palmeiras X Santos remetía-nos à quinta essência do futebol arte, do futebol de exibição porém pragmático e objetivo, do futebol dos sonhos. Parafraseio o mestre Ataúlfo mas por licença poética permito mudar-lhe a frase: "Eu era feliz e eu sabia".

Para que não se alongue mais, sejamos práticos. Você sabe qual foi o maior jogo da história do futebol brasileiro, envolvendo duas equipes de primeira linha? Não, não sabe?

Simplesmente um Palmeiras e Santos em 1958. Passei os dados desse jogo para o site Palestrinos e quem se interessar acesse-os lá. Perdemos por 7 a 6. Sabem como foi?

O Santos fez 2 x 0 e o Palmeiras empatou. O Santos fez mais 3 e estabeleceu 5 X 2. O Palmeiras
foi marcando e virou para 6 x 5. Aos 43 e 46 do segundo tempo o Santos fez mais dois gols e derrotou-nos por 7 x 6. Como é que se pode chorar uma derrota dessas?

Lembro-me ainda de um Palmeiras e Santos, no início da década de 60 quando fomos massacrados na Vila por 7 X 3. Pois no segundo turno fomos à forra e pagamos com a mesma moeda, 5 x 1, isto é, por diferença de 4 gols.

Isso é Palmeiras e Santos, arte, técnica, romantismo, poesia, rivalidade, gols.

Os 10 a 0 deles no Naviraiense não me assustam, mas me enchem de inveja, porque faz tempo, que os times não entram em campo para fazer gols nem quando podem. Entram, apenas, para ouvir a torcida gritar o "semgracíssimo", o furadíssimo Olé.

CONTRA O MENINOS DA VILA, JÁ DISSE, EU SOU MUITO MAIS PALMEIRAS! E VOCÊ?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO.