Observatório Alviverde

22/05/2018

DOIS ASSUNTOS PARA VOCÊ ESCOLHER QUAL DELES VAI COMENTAR!


Os jovens atacantes da base, Fernando e Papagaio, apresentaram-se hoje e vão começar, segundo a mídia palmeirense, a participar das atividades do time profissional. 

Para mim, trata-se de medida tardia! Eu imaginava que já estivessem incorporados aos profissionais, no time principal onde, no mínimo, teriam feito muito mais do que o esforçado Deyverson.

Não sou daqueles que advogam a entrada massiva de jogadores da base no time principal, não por princípio ou filosofia (eu gostaria muitíssimo...), mas por questões de praticidade.

Sou contra porque conheço a torcida alviverde desde a longínqua década de 50, sei como ela age e, sobretudo, reage em relação aos jogadores jovens, na maioria das vezes, mais do que os queimando, estorricando-os.

Da mesma forma, sei de que forma iria reagir a facção "bambi-curicana" da mídia paulistana, no sentido de boicotar para desestruturar e abortar o processo de renovação que o Palmeiras, não se sabe porquê, insiste em esconder e teima em não desenvolver.

Como sempre ocorreu, uma das formas é criticar forte os garotos, repreendê-los intolerantemente ao mínimo erro e dizer para a torcida que a grandeza do Palmeiras "exige" a contratação de jogadores experientes e famosos.

Se mal pergunto, se os presidentes e diretorias sucessivos que o Palmeiras tem tido não têm coragem suficiente para "peitar" a mídia e enfrentar mais esse boicote, por que o clube gasta tanto dinheiro no setor, considerando-se pífio aproveitamento dos garotos da base?

Outro dia eu falava sobre a dicotomia manifesta da torcida palmeirense, cujos humores são definidos não pelo rendimento do time, mas, exclusivamente pelos resultados que obtém.

Recebi, então, a resposta de que as outras são exatamente iguais e suas reações são as mesmas, mas não é verdade. 

A torcida palmeirense, principalmente a (des) organizada é a mais intolerante do Brasil, ao nível dos "hooligans" ingleses que abalaram o Reino Unido e que só agora, decorridos tantos anos,  a mão pesada da justiça britânica consegue controlá-los.

Infelizmente chego à conclusão de que a maior parte da torcida palmeirense tem complexo de colecionador de álbum de figurinhas porque só valoriza as figurinhas carimbadas", isto é, jogadores de nome e, para a maioria, a base representa, apenas, um apêndice do clube.

O tempo passa, tudo no mundo do futebol muda, se altera, transfigura, menos a teimosa, obstinada, renitente e prepotente torcida do Palmeiras, guardadas as exceções de praxe que melhora, reconheço, mas em ritmo de passos de tartaruga.

Fica explicado porque defendo o aproveitamento da base em doses bem parcimoniosas, mas, fique claro, não pelos garotos em si, mas pela forma como sei  que serão tratados. Com raríssimas exceções, foi sempre assim.
 
Se a diretoria conseguir emplacar Fernando e Papagaio entre os profissionais, será uma grande conquista e, quem sabe, o "start" para que o clube possa promover um número maior de revelações da base.

A propósito, por que o Palmeiras foi buscar o mediano Hyoran na Chape, se ele tinha (e tem) muitos jogadores de meio de campo com melhor potencial do que ele dentro de casa? 

Você que me lê considera que a política de aproveitamento da base é a ideal neste momento em que o Palmeiras está dotado de um elenco caro e de tantos jogadores de renome?

Ou você defende a tese de que o Palmeiras deveria contratar menos e aproveitar melhor os jogadores de suas distintas categorias de menor idade?

O outro assunto

Acabo de ver e ouvir Emerson Leão no Esporte Interativo e constatei que em relação à dupla Jailson e Prass ele pensa exatamente como eu.

Ao ser perguntado qual seria a solução para o gol dos Bambis (ninguém, por lá, está satisfeito com Cidão) ele, simplesmente, respondeu:

"A solução para o SP é simples e está no vizinho. Basta atravessar o muro e contratar Prass, um dos melhores goleiros do Brasil, que não está jogando.

Muito melhor do que o reserva Jailson que também é um goleiraço, Prass resolveria em definitivo o problema do SPFC.

Você concorda com o Leão?

Para que não digam que estou em cima do muro, vou repetir o que já disse e que vai AO encontro do que disse o catedrático em gol e em goleiros, Emerson Leão: 

Jailson, muito bom "gol-keeper", como se dizia antigamente, profissional sério e aplicado nos treinamentos, dono de uma sorte incrível (fator subjetivo que não conta, mas se constata e registra quando das avaliações e comparações) ganhou por méritos a posição, vem dando conta do recado e, na atual conjuntura, tem de, efetivamente, ser mantido como titular.

Mas se faz mister reconhecer que não há termos de comparação entre a qualidade técnica de Prass (muito melhor) e a de Jailson, tanto e quanto os recursos e aquele (plus) que se espera sempre de um goleiro diferenciado e especial.

Jailson é especial muito mais pela sorte que todo o bom goleiro tem de ter. Ele tem!

Prass é especial e diferenciado, pela condição técnica de goleiro "extra-série", talvez o melhor em atividade em todo o Brasil.

Sorte, mesmo, tem o Palmeiras pelos dois goleiraços que tem, tanto e quanto, de quebra, o terceiro reserva, Weverton, o goleiro da Seleção Brasileira de futebol que ganhou ouro olímpico, a única competição que a Seleção Brasileira ainda não houvera conquistado!

ESCOLHA O ASSUNTO E DEIXE A SUA OPINIÃO!

COMENTE COMENTE COMENTE
A respeito de Prass:
Desde que Roger Machado assumiu, em janeiro, Prass só foi titular em três dos 30 jogos realizados.  
Entrou contra o Curica, no meio de um clássico, após expulsão de Jaílson.
Na reserva, recebeu várias propostas de times médios da série A mas não admite sair do Verdão.
Disse que seu plano é voltar à titularidade e vai brigar com lealdade pela posição, sem se dar por vencido. 
Quer jogar em alto nível pelo maior tempo possível., finalizou Prass, que já fez do Palmeiras o clube em que ele mais atuou na carreira.
OS NÚMEROS (IMPRESSIONANTES) DE PRASS NO PALMEIRAS:
– 254 jogos (252 como titular) – 22.263 minutos – 60% de aproveitamento dos pontos – 137 vitórias – 45 empates – 72 derrotas – 3 títulos (Série B-2013, Copa do Brasil-2015 e Brasileirão-2016) (Fonte: Yahoo)  (AD)