Observatório Alviverde

08/01/2014

CHEGA DE FALAR MAL DO LUAN!



Esta semana, por mera curiosidade, fui fazer o que não gosto e que, raramente, me atrevo a fazer:

Fui à web ler as opiniões da torcida do Palmeiras acerca de tudo o que vem ocorrendo no futebol do clube.

Não vou dizer-lhes, como muitos dizem, que me diverti, mas, muito pelo contrário, irritei-me, profundamente.

Não em razão de opiniões contrárias, diversas da minha, eu que fui cronista esportivo, modéstia à parte, de ponta e, quase sempre, titular e chefe de esportes da maioria dos prefixos que defendi em termos de rádio, jornal ou TV.  

Cronistas, via de regra, não gostam de contestações, mas esse não é o meu caso.

A minha irritação é pertinente, adstrita à ingenuidade e infantilidade de muitos torcedores palmeirenses, em quantidade e grau superiores a qualquer outro grupo de torcedores que conheço, de qualquer clube brasileiro.

Infelizmente a mania de grandeza, a incoerência e a imaturidade tomam conta de grande parte torcida palmeirense, mormente a paulistana, e, em razão disto, coisas absurdas, impensáveis e até, eu diria, escatológicas, ocorrem nas manifestações dos "hinchas verdes".

Os fatos decorrentes dessas manifestações, em si, -dirão muitos-, são irrelevantes, com o que não concordo, sob qualquer hipótese.

São fatos importantíssimos pois revelam, em primeira análise,  que parte considerável da torcida palmeirense é sadomasoquista por natureza e adora contestar e fazer "bullyiing" contra os jogadores de seu próprio time.

Dizem que, no decorrer dos anos, essa tem sido outra causa  subjacente -eu diria determinante- de nossos sequentes insucessos e fracassos dentro de campo.

O que foi feito com dezenas de jogadores nos últimos anos evidencia a pobreza de raciocínio de parte de nossa torcida paulistana, justamente aquela que goza do privilégio de conviver mais estreitamente com o clube.

Hoje li um número interminável de palmeirenses -ridículos- afirmando, após os achincalhamentos de praxe, que o zagueiro Victorino, de quase 32 anos vale muito mais do que Luan, mesmo estando há quase dois anos sem entrar em campo e no chamado "come e dorme" do time mineiro.

Interessante é que essa parte da torcida tem uma tendência crônica a estar sempre do lado errado e defender o que é errado.

São esses caras hiperbólicos em atitudes, todos com a mesma jactância e mania de grandeza, aqueles que têm impedido o Palmeiras de crescer e evoluir.

Teleguiados por um cronista fanaticamente palmeirense, mas, completamente desprovido de massa cinzenta, conhecimento técnico, bom-senso ou de visão futebolística, censuram qualquer contratação barata que o Palmeiras tente, ou que venha a fazer.

Exigem nomes e como o Palmeiras não tem grana para investir no mercado atualizado, tenta a compensação para agradar essa facção imatura de torcedores investindo em jogadores tipo Juninho, Edmundo, Lincoln, Ewerton e outros, todos "bananeiras que já deram cacho".

Por um triz nos livramos, esta semana, definitivamente, de Alex que quase afundou o Coritiba e de Elano, reserva milionário do Grêmio. Graças a Deus que ficamos apenas com Lúcio, inegavelmente a melhor entre as três opções!

Esses torcedores destrambelhados devem estar amuados, chateados e tristes porque o Palmeiras não contratou -ainda- nenhum medalhão.

Certamente torcerão para que Ronaldinho Gaúcho venha, mas isso eu também quero! Com açúcar,  até jiló fica doce!

Da mesma forma, essa gente censura acerbamente qualquer investimento em jogadores novos ou sem nome e marketing, desencorajando os nossos dirigentes, que acabam, convenientemente,  se omitindo e contribuindo para que jogadores promissores façam nome nos elencos de nossos adversários.

Há quantos anos, convenhamos, é assim?

Da mesma forma, essa parte irascível e indomável de nossa torcida, segue, tal e qual um chafardel de carneiros tudo o que dita a mídia inimiga.

Irresponsavelmente, sem ponderar ou pensar nas consequências fazem campanhas contra o time e contra os jogadores -pode?- criticam tudo e a todos e rebaixem o Palmeiras ao nível dos cachorros da rua.

A irresponsável malhação a Luan contínua e, nas mesmas proporções segue a desvalorização de mais um  ativo do clube.

Luan não foi, não é, e, com certeza,  jamais será um craque! 

Porém, ninguém poderá subtrair as suas qualidades de um atleta probo, correto, interessado, disciplinado e cumpridor de suas atribuções profissionais.

Da mesma forma, ninguém poderá negar que se trata de um
excelente jogador para composição de elenco, exatamente o que fez no Cruzeiro, campeão brasileiro do ano passado, mas que poderia, perfeitamente, fazer no Palmeiras este ano, não fosse a criminosa perseguição da torcida.

Essa gente que só conhece a linguagem da crítica e da retaliação está promovendo, ainda que inconscientemente -a maioria- um atentado de grandes proporções a um patrimônio do clube.

Com perdão pela expressão chula, esses torcedorezinhos de merda, -o tempo passa e eles não amadurecem nem mudam- em nome de um pretenso amor ao clube, que nem sei se existe mesmo, só fazem gol contra. É um atrás do outro!

Tiveram o desplante de postar na Internet que Victorino, veterano, salário altíssimo em dólares, acomodado e encostado no INSS cruzeirense há dois anos tanto quanto seu compatriota Farias, atacante, é um jogador mais valioso do que Luan, na flor da idade, cheio de vigor, disposição e vontade de vencer!

A perseguição da parte dessa facção idiota da torcida perpassa o limite da racionalidade e chega às raias da imbecilidade.

É apenas e tão somente por isso que o Palmeiras está cedendo um jogador que custou caro mas que continua valorizado, campeão brasileiro com a camisa cruzeirense em 2013, em troca de um zagueiro uruguaio que está sem jogar há quase dois anos, simplesmente no come e dorme.

Se por um desses acasos e coincidências do futebol os 5% de chances de Victorino voltar a jogar bem se concretizarem esses torcedores dirão: "Viram como estávamos certos?"

Porém, se os 95% de chances de Victorino repetir a sua obscura passagem pelo Cruzeiro vierem a ocorrer, também, no Palmeiras, essa mesma horda dirá: "Como é que os burros Paulo & Brunoro  foram buscar um jogador essa "íngua", que fazia parte do grupo come e dorme do Cruzeiro?"

Quem viver, verá!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS- Considero que o Palmeiras está pagando demais por Leandro, ainda, simplesmente, uma promessa. 
Em todo caso trata-se de um investimento em um atacante em tenra idade.
Se mal pergunto, me desculpem. 
Como é que o Grêmio descobriu Leandro em Mogi das Cruzes e o Palmeiras, não? 
Estão vendo porque o bom e barato é o melhor caminho a ser seguido por qualquer clube brasileiro em qualquer tempo? (AD)

Importante: A foto acima foi tomada no banco de dados da Web e o cidadão em foco, não tem nenhuma ligação com a matéria!