Observatório Alviverde

31/01/2018

VOCE ESCALARIA MOISÉS E SCARPA NO TIME PRINCIPAL, DOMINGO, CONTRA O SANTOS?



Corre solta na mídia uma informação dando conta do retorno de Moisés e da estreia de Scarpa no time do Palmeiras domingo, no clássico contra o Santos.

Como cada palmeirense, tem sua opinião em relação ao assunto, não vou me furtar de emitir a minha.

Objetivamente eu afirmo, em primeiro lugar que caso qualquer deles apareça no time quando do clássico com o Santos, não ficarei nem um pouco contrariado, mesmo sabendo que em meu critério de análise, não seriam as melhores alternativas para o excepcional momento vivido pelo Verdão.

Que Moisés e Scarpa, com o passar do tempo, serão titulares de Róger eu tenho convicção, pelas próprias características desses jogadores, compatíveis com os planos, expectativas e desejos do novo treinador.

Moisés, pelo que mostrou no ano retrasado é um dínamo, um jogador moderno, multifuncional que se desdobra e se multiplica em campo, daquele tipo que corre e obriga o time a correr. 

Em relação à Scarpa anda não tenho uma opinião formada acerca de como esse jogador seria (será) aproveitado por Róger.

Sua entrada imediata no time principal, exercendo o mesmo papel que exercia no Flu, é inibida em face da presença de Lucas Lima, que vem se constituindo, ao lado de Jailson, no jogador mais regular do Palmeiras, ao menos até agora.

Eu poderia, pontualmente, colocar um, colocar o outro e, quem, sabe até os dois no clássico contra o Santos, mas só o faria durante o desenrolar do jogo.
Definitivamente, não começaria o jogo com qualquer deles como titular, deixando bem claro que não se trata de implicância e nem de preferência, mas de mera questão de justiça. 

Se Róger, de fato, estiver correspondendo às minhas expectativas de que ele já é um treinador maduro, preparado e pronto para exercer a  função em um time da grandeza do Palmeiras, ele prestigiará os jogadores que levaram o time a obter a excepcional marca de 12 pontos em 4 jogos, isto é, aos 100%, justamente o máximo que qualquer time poderia conseguir. O Palmeiras chegou lá!

É óbvio que se nós nos sentimos no direito de emitir as nossas opiniões, Róger, tem o direito líquido, certo e profissional de colocar em campo quem ele deseje.

Apenas entendo que a entrada de qualquer jogador em um time que está jogando muito bem e obtendo os resultados mais favoráveis, tem de ser lenta e gradual, para a manutenção da harmonia e de um bom ambiente de grupo. 

Quem tem vivência em administrar grupos humanos ou sensibilidade de análise, sabe que o processo de alterações e definições em um elenco como o do Palmeiras, que tem um exagero de pajés e caciques e poucos índios comuns, requer cuidados especiais para que o ambiente não deteriore.

Em razão disso, as alterações, ao menos neste início de ano e de trabalho, têm de ocorrer sem que haja agressões ou ofensas ao amor-próprio daqueles que, ao menos até agora, deram o sangue por seus objetivos, lutaram por um lugar ao sol e, plenamente, deram conta do recado.

E você que nos lê, faria alterações no time principal?

Começaria o clássico com Moisés como titular?   

Se, sim, Moisés entraria em lugar de quem?

Colocaria Scarpa no lugar de Keno?

Ou Scarpa no lugar de William? 


Ou, assim como eu, daria mais um tempo e ficaria à espreita de uma oportunidade para escalar quem é melhor?

COMENTE COMENTE COMENTE