Observatório Alviverde

15/04/2017


Se o Palmeiras conseguir passar pela Ponte irá para as finais do Paulistão não obstante a perversa campanha de descrédito contra Eduardo Batista.

Ficou assim: se o Palmeiras vencer o mérito será todo dos jogadores, mas, se vier a perder, a conta completa da desgraça será remetida para o endereço do filho de Nelsinho Batista.

Antes de mais nada é bom que se diga que se não há favorito para a conquista deste Paulistão. o melhor entre todos os times (ao menos até agora) é o Palmeiras, seguido pela Ponte.

Pode-se dizer sem medo de incorrer em erro que as semifinais Palmeiras x Ponte é que, por justiça e merecimento, deveria ser a própria final do Paulistão, haja vista que ambas foram as equipes mais substanciais e conscientes do Paulistão, mas o regulamento é soberano e as colocou nas semis. 

Diante da inflexibilidade do regulamento, mesmo tendo o melhor time, o maior número de pontos e a campanha mais sólida,  o Palmeiras terá de passar pela Ponte e aguardar o vencedor de Curica x Bambis para ir às duas finais do Paulistão.

O fato de o Palmeiras ser e ter o melhor time não significa que já esteja garantido nas finais, mas é um bom indício de que o time pode chegar.
  
Creio, firmemente, que chegue, apesar de toda a falta de credibilidade no treinador, professor de educação física formado e com larga vivência nos diversos times pelos quais passou, em alguns dos quais na qualidade de técnico de campo.

É óbvio que o Palmeiras terá de vencer, primeiro, a Ponte na melhor de duas antes de começar a falar em finais. 

Em minha opinião deve conseguir não apenas pelo fator melhor time, mas pelo fato de que a Ponte, embora uma equipe sempre muito difícil de ser batida costuma fraquejar e entregar quando os jogos valem as finais de qualquer campeonato ou torneio. É a marca registrada do time campineiro!

Sei que o time do Palmeiras não pode fazer o que eu faço, isto é, considerar-se nas finais, mas, na qualidade de torcedor posso fazê-lo e quero colocar o Verdão nas finais do Paulistão! A grande pergunta é esta: contra quem eu gostaria que o Palmeiras disputasse essas finais?

Sem medo de errar, baseado naquilo que vejo desde a década de 50 dos clássicos disputados, sou convicto quando afirmo que gostaria que (em passando pela Ponte) o Palmeiras enfrentasse o Curica.

Tradicionalmente temos um histórico de vantagens sobre o time curicano e um breve histórico de desvantagens contra os cervídios, muito mais em razão de aspectos extra-campo. Como eles são ajudados quando enfrentam o Palmeiras. Nem Freud explica o porquê de tanta ajuda!

É por conta dessa tradicionalíssima ajuda que vou torcer para uma final em dois jogos contra o Curica,  mas não será, exclusivamente, por isso.

Torcerei para que seja o Curica não apenas em função da colaboração menor da arbitragem para com esse adversário, como, principalmente, pela maior facilidade que tem o Palmeiras em derrotar o time curicano.

Mas, para isso, será necessário, primeiro, passar pela Ponte!

COMENTE COMENTE COMENTE