Observatório Alviverde

20/02/2016

PALMEIRAS 0 X 0 SANTOS

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 20/02/2016, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Bruno Salgado Rizzo (SP)

Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Matheus Sales e Jean; Robinho, Dudu e Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Paulinho, Gabriel e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior

Gosto da escalação  que dá  firmeza à defesa, não obstante  ZR que destoa pela falta de condições de acompanhar o ritmo do jogo.

O meio de campo teoricamente é sólido para marcar e bom para chegar, embora essa composição exclua o agudo Gabriel Jesus da partida..

Thiago Santos e Matheus Sales  formam a melhor dupla de contenção possível hoje no Palmeiras.

Robinho vai jogar solto para tentar armar o jogo. Se estiver em uma boa tarde pode fazer a diferença desde que desobrigado de ficar correndo o tempo todo atrás dos beques como disse MO antes do jogo

Dudu e Alecsandro têm tudo para arrebentar.

O time foi bem escalado. Eu acredito nesse time. Tem tudo para fazer um bom jogo.

Se vai vencer, é outra história.

A RESPEITO DO PRIMEIRO TEMPO.

Palmeiras chegou a se impor nos 10 ou 15 primeiros minutos, depois diminuiu o gás e o Santos ficou mais com a bola.

Faltou ao Palmeiras a força das laterais. Como eu disse outro dia, Zé Roberto sabe mas não pode e Leandro pode mas não sabe.

Quem joga com centroavante de referência tem de ter o concurso dos laterais no apoio.

Se não tiver fica difícil chegar à área adversária, quanto mais ao gol. O Palmeiras foi assim.

Ademais os volantes palmeirenses, que defenderam bem, não fizeram, jamais, a aproximação.

O 0x0 é justo porque o Santos, a exemplo do Palmeiras, também não jogou nada.

O árbitro Rafael Clauss, disciplinarmente, foi horrível.

Por sua omissão Ricardo Oliveira, aos 27 minutos já houvera cometido 1,2,3,4 faltas.

Aos 42 minutos, 1,2,3,4,5 faltas e Rafael Clauss, nada...

Aos 45 a sexta falta dura agora sobre Thiago Santos, por trás, a única que o árbitro não viu.

Cadê o cartão?  Será que Ricardo Oliveira vai continuar impune?

O melhor jogador da defesa do Palmeiras, Róger Carvalho.

Apesar de eu ter elogiado antecipadamente a escalação de MO, quero dizer que para o tipo de jogo que o Palmeiras propõe e pratica, o contra-ataque com bola comprida, muito melhor teria sido se houvesse entrado com Gabriel Jesus ou com Eric, conforme sugeri outro dia.

Apesar da melhora apresentada, neste primeiro tempo o time continua deixando a desejar no quesito toque de bola.

=============================================
ANÁLISE FINAL:

Quero que me desculpem pela demora na análise final do clássico. É que só agora, meia noite e meia, já na verdadeira hora do Brasil, estou conseguindo abrir meu computador.

Não pude fazê-lo antes em razão de ter tido o prazer de  receber em minha casa a visita de um amigo atleticano e respectiva família que só há pouco foram embora.

Desculpas apresentadas, dizer o que em relação ao Palmeiras x Santos no segundo tempo? 

Que o Santos esteve mal e não jogou nada? Que o time do Palmeiras conseguiu ser (ainda) pior do que o Santos? Foi exatamente isso o que aconteceu, sem tirar nem por em um clássico que, como previ, seria novamente catimbado e disputado palmo a palmo mesmo sendo quase um amistoso!

De qualquer forma, noves fora o crônico e recorrente mau desempenho do Palmeiras - o time continua disperso sem toque de bola e sem entrosamento, sem profundidade ofensiva, com reduzida força de ataque - algumas peças individuais se destacaram, apresentaram um bom rendimento e merecem destaque.

Há que se notar entretanto que os destaques individuais do Palmeiras restringiram-se, exclusivamente, ao goleiro, aos homens de defesa e de meio de campo, apesar do esforço e dedicação dos atacantes do princípio ao final do jogo. 

Prass (como sempre) esteve entre os melhores e somados os dois tempos, salvou a pátria palmeirense minimamente umas cinco vezes.

E o fez quer em lances de perigo iminente -cara a cara três vezes com duas defesas decisivas e um fechamento de ângulo na hora H), tanto e quanto em outros, antecipativos, em que com sua visão. lucidez, experiência e iniciativa e seu respeitado comando de voz orientando a defesa, os abortou. Se tais lances tivessem tido sequências normais poderiam, perfeitamente, ter redundado em gol. 

Vitor Hugo mais uma vez foi um portento e ajudou a garantir o bicho com uma atuação firme e segura, em que pese a (única) falha que cometeu no segundo tempo e que poderia ter comprometido o resultado. Não comprometeu. Isso é do jogo e para ser bom e preciso, também, ter sorte. Vitor Hugo tem!

Conforme antecipei há vários dias, a melhor dupla de meio campo com que poderia contar o Palmeiras no momento foi a escalada para começar o clássico de ontem: Thiago Santos e Matheus Sales. Deu certo e pode melhorar!

Se Marcelo Oliveira desfizer a dupla para insistir com outros jogadores só porque têm mais nome e marketing não será uma atitude sensata. Espero que MO tenha juízo!

É preciso treinar bastante essa dupla e a partir dela compor um novo setor de meio campo designando alguém para a armação. 

Do jeito que está o Palmeiras, com esse elenco cada vez mais inchado, desequilibrado e descontente, não vai chegar a lugar algum. Abra o olho, Paulo Nobre e contenha os arroubos de investimento de seu diretor de futebol!

A propósito quero dizer de passagem que o tal do Mattos tá vendo que o time não tem um armador de ofício (o que tinha, o melhor jogador da Copa América e campeão da competição ele, infantilmente, dispensou) e mesmo sem um especialista para exercer a função, entra na briga pela inútil aquisição do atacante Cleyton do Figueirense.

Cleyton entraria no lugar de quem? De Robinho? De Dudu? De Gabriel Jesus? De Eric?  Na posição, melhores do que ele o Palmeiras tem muitos no elenco. Dá pra entender? Dá pra engolir?  

Outro problema crônico do Palmeiras reside nas laterais. Lucas, de há muito, deveria ter ido para o banco por deficiência técnica, tanto e quanto Zé Roberto por limitações físicas.

Zé Roberto, ontem,  até que não foi de todo mal considerando-se a sua idade, mas o problema em relação ao Palmeiras transcende a situação e a personagem.

Um time que se propõe a ser de ponta e quer brigar por todos os títulos não pode ter laterais limitados que sejam escalados simplesmente porque são amigos ou da confiança do treinador.

Zé Roberto, definitivamente, não pode mais ser o lateral titular do Palmeiras e o que vou dizer agora você não lê, não vê e nem ouve na mídia, porque a mídia em relação ao Verdão quer mais, mais e muito mais... 

Quer mais que o Palmeiras se f..., afunde, se arrebente e conceda a condição de segunda força popular do futebol paulista aos bambis. 

Então vou dizer sem medo de errar. Com Zé Roberto no time titular o Palmeiras não terá (nunca, jamais e em tempo algum) um time suficientemente forte "para ir pras cabeças", pois estará sempre jogando com 10 ou, no máximo 10,5 jogadores. 

Se Marcelo continuar subjugado aos encantos de Zé Roberto ele vai soçobrar, se é que já não soçobrou. 

Outra coisa que a mídia também não divulga;

"o ataque do Palmeiras não é fraco simplesmente porque não tem um armador. É fraco porque não tem a passagem dos laterais, as bolas alçadas e os cruzamentos provindos da linha de fundo em diagonal visando à penetração dos atacantes.

Viram com e quanto quanto correu Alecsandro? Viram quanto se esforçou Dudu? E Robinho, então, como se doou? Da mesma forma, pode-se dizer, Gabriel Jesus. Sentiram o esforço deles? 

Mas como podem render se a bola não chega até eles ou se chega só chega sob a forma de um dado plástico ou de uma caixa de sapatos e - detalhe importante - só através de bolas curtas entregues a partir de quando encostam os homens de meio de campo. sem a visão aguda e diferenciada dos armadores?

Assim, ficamos, todos nós palmeirenses, reclamando e reivindicando um meia-armador, que, de fato, necessitamos.

Poré é preciso ressaltar que outra razão importantíssima da falta de força e da inoperância do ataque do Palmeiras é a ausência de jogadas de fundo de campo que o time, há muito tempo, não tem!

A grande e grata surpresa individual do Palmeiras ontem contra o Santos foi Róger Carvalho que, discretamente, vem, aos poucos, tomando conta da zaga central. 

Mesmo muito exigido em razão de o Santos ter forçado sempre o jogo pelo seu setor (no costado de Lucas) ele foi uma das melhores peças do time do Palmeiras e, em meu modo de entender, o melhor homem em campo. 

Parece que o Palmeiras, finalmente, conseguiu encontrar a melhor solução para a zaga central.

COMENTE COMENTE COMENTE


NA TV

Os indivíduos que decidem quais jogos a Rede Câncer, digo, a Rede Globo vai transmitir e colocar no pay-per-view, (diretores executivos e produtores) são uns autênticos pangarés para que não os chamemos de asnos (han-han, han-han, han-han)

Pior é que os clubes ficam obrigados a submeter-se a esses estúpidos zurradores midiáticos que colocam o clássico Palmeiras x Santos numa tarde de sábado e no "pay-per-view",  com a finalidade de exibir hoje, no horário nobre, um reles jogo do Curica desprovido de qualquer motivação a ser jogado em Araraquara.

Aí esses mesmos globais ao verificar que o clássico não lotou o estádio, abrem manchetes e discussões em seus programas esportivos a semana inteira para abordar o problema e "explicar" a questão.

Sem fazer jamais um "mea culpa" ou reconhecer os próprios erros, ficam criticando os clubes e as federações e até os companheiros,  procurando encontrar culpados para a crise técnico-financeira pela qual passa o futebol brasileiro, sem, entretanto, olhar para o próprio rabo. Como são dissimulados, como são convenientes, como são calhordas, como são bossais...

Porque os globais não criam um campeonato de janeiro a dezembro com a cobertura dos jogos entre Curica e Bambi e Curica e Flamengo jogando de domingo a domingo, de janeiro a dezembro?
=============================================

A transmissão de Palmeiras e Santos, ontem, em face do mau tempo, não foi perfeita e o telespectador perdeu muitos lances porque houve queda do sinal de três a quatro vezes, decorrente do mau tempo reinante na capital paulista, como diriam os locutores de rádio de antigamente.

Transmitiu o clássico pelo pay-per-view o veterano Jota Júnior, de maneira normal, tranquila e sem maiores incidentes ou sobressaltos.

Comentou Maurício Noriega, cuja atuação, a julgar-se pelas retaliações dos blogueiros ao seu trabalho, não agradou à torcida do Palmeiras.

Aliás, fosse eu o Noriega pediria para não ser escalado em jogos do Verdão, nos quais ele sempre se perde na análise da atuação da arbitragem.

Nori é um comentarista e analista de primeiríssima linha em qualquer jogo, exceto os que envolvem o Palmeiras.

Do ponto de vista pura e estritamente técnico eu, particularmente, não tenho nenhuma restrição ao trabalho dele, a quem reputo um grande conhecedor de futebol.

Por isto, comentando o jogo em si, conquanto nem sempre concorde com as suas teses e opiniões, eu o considero um dos melhores da tv, talvez o melhor.

Entretanto, conforme já comentei e tantos já destacaram reiteradas vezes, outra vez ficou bem claro que nos lances de arbitragem ele se perde completamente quando comenta os jogos do Palmeiras.

É incrível que Nori (coincidentemente) continue cravando sempre contra o time para o qual diz torcer em relação a q-u-a-l-q-u-e-r lance de arbitragem.

Por sua distorção absurda e sistemática na citação e análise dos lances de arbitragem, sempre em detrimento do Palmeiras, de há muito não o considero mais um profissional imparcial!

Andre Hernan, o repórter, como de hábito, esteve muito bem. Não posso condená-lo como muitos o fazem por ele ser diferente e ter coragem de perguntar aos jogadores, técnicos e dirigentes o que os outros repórteres não perguntam, como, por exemplo, a sua colega Joana de Assis, mais fraca em futebol, do que caldo de chuchu. (AD)

PALMEIRAS X SANTOS. A RIVALIDADE VOLTA A CAMPO DAQUI A POUCO NO ALLIANZ PARQUE!



 Image result for ESPORTE INTERATIVO

Eu apreciaria muito (vocês não calculam o tanto) se o Palmeiras desse uma grossa banana com casca e tudo à Rede Globo de Televisão e rompesse o contrato existente entre as partes para a exibição pública dos jogos do Verdão.

Ainda mais quando o Santos, destemidamente, arrebenta as grilhetas que o escravizavam à "emissora-câncer do Brasil", acerta com a rede televisiva Esporte Interativo e proclama a sua independência ainda que seja apenas em termos de TV fechada.

Sei, perfeitamente, que as retaliações globais ao time da Vila não vão tardar, se não num primeiro momento, mas, a exemplo do que ocorreu com o Vasco por um "pecado" muito menor, algum tempo depois.

Se dependesse de mim, um impulsivo compulsivo, a partir da primeira "sacanagem" global eu já teria rompido o contrato com a Globo e acertado com qualquer outra rede de televisão. E o faria independentemente de quaisquer imposições, interesses, faturamento ou coisa assim, pelo simples prazer da vingança.

Só que -reconheço- em face de minha incorrigível impulsividade, não sou a melhor referência para que prevaleça opinião como a minha em uma negociação desse jaez. As  atitudes impulsivas podem até satisfazer-nos o ego mas, na maioria das vezes, são prejudiciais e fazem muito mal ao bolso.

Essa deve ter sido a reflexão -sensata- de Paulo Nobre, agindo à mineira e num primeiro momento participando dessa verdadeira sinuca comercial com um taco de dois bicos, o que eu, com certeza, seria incapaz de fazer.  Na certa, ele vai tirar enorme proveito da situação. 

Aliás, "en passant", dá para perceber e para que se conclua, porque ele é "miliardário" e eu, simplesmente, um pobretão. Cada macaco no seu galho! 

Observando à distância percebo que Nobre entrou nesse jogo exatamente da forma como deveria entrar, ao dar a entender, num primeiro momento, que iria aceitar a proposta da rede americana, mas resguardando a palavra final para depois da derradeira rodada de negociações com a Globo.

A tendência, que não se iluda a torcida palmeirense, muito preocupada em retaliar a Globo e se vingar pelo quase meio século de menosprezo, sacanagens e desmoralizações perpetradas contra o Verdão, é o Palmeiras usar a proposta da Turner para pressionar e renovar o contrato mediante um aumento substancial com a emissora-câncer do Brasil também no segmento fechado.

Em relação ao negócio com a Turner, além do Santos, o Atlético do Pr que estava brigado com a Globo, também fechou com essa Rede, sendo que Coritiba, Bahia e Internacional podem fazê-lo ainda no decorrer da próxima semana.

De acordo com as especulações de muitos órgãos de imprensa, sites e blogs, a  Rede de Turner   
propõe ao mercado uma remuneração nove vezes maior do que a oferta feita pelo Sportv – R$ 550 milhões contra R$ 60 milhões.

Confesso-lhes que não cheguei a ler a notícia, mas estou seguramente informado por amigos que a Turner, além de ainda não ter desistido de ter o Palmeiras entre os clubes que está contratando, fez enormes elogios à torcida do verdão em comunicado passado à imprensa. Alguém teve acesso à matéria?

Nem é preciso dizer que o todo o palmeirense é grato àqueles que promovem e distinguem o clube,  respeitam as suas cores, a sua história e a sua bandeira. Se dependesse da torcida alviverde, a  Rede Câncer, perdão, a Globo de há muito estaria fora do Palmeiras.

Se Santos e Inter, efetivamente, se desvencilhassem do domínio Global e o Palmeiras os seguisse haveria uma defasagem enorme no domínio global em termos de TV semiaberta e fechada, pelo fato de os contratos para TV aberta serem à parte, nada tendo a ver com os demais.

Sou convicto - finalmente- de que o Santos (se não vier a desistir na Hora H) só está mudando de lado em face do estado lamentável de suas finanças, ainda mais em tempos de crise. 

Todos os clubes que o seguirem (se seguirem) o farão premidos pelas mesmas necessidades.

O Palmeiras talvez seja o único clube brasileiro da atualidade em condições de optar, isto é, de escolher o que fazer, de que forma agir, e, principalmente, com quem ficar!
 
=========================================

PALMEIRAS X SANTOS

Tem tudo para ser um jogaço, o melhor do ano até agora.

Palmeiras e Santos (entre os grandes paulistas) têm hoje, os melhores times!

Apesar das declarações otimistas e contrárias de Marcelo Oliveira eu creio que esse Palmeiras x Santos vai colocar em campo todas as frustrações santistas decorrentes da perda da Copa do Brasil para o Verdão. 

Antevejo, é um jogo extremamente perigoso em que se o árbitro não se impuser desde o começo, poderá perder o controle sobre os jogadores e, consequentemente, a partida derivar para a violência.

Não se iludam com essa história de jogo morno desprovido de rivalidade como imagina o técnico palmeirense...

Pelo que depreendi de várias declarações de jogadores santistas, eles estão com o Verdão atravessado na garganta por tê-los eliminado da Libertdores e vão querer se vingar para dar uma satisfação à torcida peixeira.

Portanto, não acreditem nessa conversa de que não existe clima para tal e coisa e tal, haja vista que as maiores rivalidades de 2015 foram, efetivamente, as dos jogos Palmeiras x Santos, quatro duelos disputadíssimos que decidiram, respectivamente, o Paulistão e a Copa do Brasil.

Mas a torcida parece que não está pensando dessa forma, visto que apenas 20 mil ingressos haviam sido vendidos até ontem, o que sinaliza que a lotação completa do Allianz dificilmente irá ocorrer, pois o resultado da venda antecipada representa o dobro das entradas já vendidas.

Marcelo Oliveira, outra vez, fechou o treinamento e escondeu o time, mas não o censuro por isto, pois se trata de uma estratégia de jogo.

Com a contusão de Barrios, não existe a menor dúvida de que Alecsandro comandará o ataque palmeirense, em situação na qual o Verdão leva vantagem, posto que, em meu entendimento, em meu entendimento, repito, em meu entendimento,Alecgol, atualmente, é mais jogador do que o argentino naturalizado paraguaio. 

Como sou um admirador do futebol de velocidade, noves fora Alecsandro, eu faria uma experiência com Eric e Gabriel Jesus à frente colocando o time -muito mais- para correr e envolver o adversário à base do toque e da inteligência, do que tentando os cruzamentos visando a explorar o jogo aéreo.

Entraria com este time: Prass, Jean, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Egídio. Thiago Santos, Matheus Sales, Robinho e Dudu. Eric e Gabriel Jesus. 

Mas vocês sabem quando MO entraria com esse time?

N-U-N-C-A!

COMENTE COMENTE COMENTE .