Observatório Alviverde

16/05/2018

PALMEIRAS X JÚNIOR DA COLÔMBIA. ESTÁ EM JOGO A LIDERANÇA DA LIBERTADORES!


Querem apostar que a derrota no derby promoverá um "lazarento milagre da ressurreição dos mortos" esta noite, no Allianz contra o Júnior de  Barranquilla?
   
Querem apostar que a "boleirada palmeirense" entrará em campo turbinada e soltando fumaça pelos canos, com alma, ânimo, disposição, garra e espírito de luta?

Querem apostar que o time vair se doar em campo, dar tudo o que pode e correrá o dobro, o triplo, ou até mais, se necessário, do que correu domingo no "derby"? 

Sobretudo os bancários que entrarem nos lugares dos "banqueiros"!

Querem apostar que não irão faltar empenho, raça e disposição durante os noventa minutos?

Não, não sou profeta, você que me lê também não é (ninguém é), mas tenho certeza de que todos nós somos concordes de que isso tudo haverá de ocorrer. 

É o chamado "doping moral" ou aquele estado de espírito para o qual adapto outra vez a frase histórica de exortação do Almirante Barroso aos marinheiros brasileiros antes da Batalha Naval do Riachuelo, ao time:

" A torcida palmeirense espera que cada um cumpra o seu dever"!
(desculpem-me por repeti-la mas é pertinente)

Se o time jogar bem, vencer e convencer e se conseguir cravar a melhor campanha da Libertadores, fique bem claro uma coisa:

os jogadores palmeirenses, os mais bem pagos do Brasil, não estarão fazendo nada de extraordnário ou qualquer favor ao clube, ao presidente, aos diretores à torcida ou a ninguém. A vitória esta noite é obrigação, exclamação! (royalties para Roberto Avallone)

Trata-se de questão moral a imediata reabilitação palmeirense e o elenco sabe disso de cor e salteado.

No derby ficou bem claro e explícito que falta ao time (vem faltando há tempos) personalidade nos clássicos, firmeza nas decisões e e personalidade nos jogos de maior exigência.

Mais do que isso, faltam-lhe as necessárias lideranças e, nesse aspecto, há que se considerar que o Palmeiras foi para o derby sem seus três maiores líderes: Felipe Melo, Moisés e Fernando Prass. 

Na verdade, o time, domingo passado não dispôs de lideranças que o aglutinassem dentro e fora de campo, mas, apenas e tão somente, de semi-líderes, se é que a psicologia me permite tal definição. 

As semi-lideranças ou as lideranças tímidas de alguns jogadores mais vividos, leia-se Jailson, Dracena e Dudu (este jamais foi ou será líder) não funcionaram.

Aliás, nem iriam funcionar de forma perfeita porquanto esses atletas não são, exatamente, aqueles a que se chama de "jogadores-cabeças" ou como eu prefiro dizer de meu estro e de minha lavra, "capitães-natos".

Uma grande atuação e uma grande vitória esta noite, além de reabilitar moralmente o elenco, passaria à "Leal" uma mensagem otimista de pedido de desculpas, um verdadeiro ato de contrição futebolístico. Seria de grande valia para a sequência de jogos que nos espera até o início da Copa.

Se esta noite o time atuar mal ou os jogadores não correrem ficará muito claro que, apesar das entrevistas e declarações contrárias, muitos estão querendo ver Roger pelas costas, preferentemente sob o batente da porta de saída.

Para encerrar:
Você colocaria em campo qual destes times:

1) Jailson, Marcos Rocha, Antonio Carlos, Dracena e Diogo.
Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima e Dudu.
Keno e Borja.

ou

2) Jailson, Maike, Luan, Tiago Martins e Vitor Luís.
Tiago Santos, Tchê-Tchê, Moisés e Hyoran.
Willian e Borja.

Ou escalaria outro time, completamente diferente?

Sei que Róger Machado estava pensando em poupar o time principal, em face da situação que vivencia, mas, em face das circunstâncias, acredito que seja difícil que ele aja assim. 

Imagino que manterá a base titular com um ou outro retoque, ressalvadas as ausências decorrentes de contusões ou de suspensões.

Anunciando algumas variantes táticas para esta noite é este é o mais provável time do Palmeiras para enfrentar o Júnior de Barranquilla:

Jailson (Weverton); Mayke, Antônio Carlos, Luan e Diogo Barbosa; 
Felipe Melo, Tchê Tchê e Guerra; 
Keno (Hyoran), Dudu e Willian. 

Dudu deve jogar porque está fora do jogo de sábado contra o Bahia por suspensão. 

Mas que ninguém estranhe se o Palmeiras entrar em campo com um mistão:

Jailson, Mayke, Thiago Martins, Luan e Victor Luís. 
Thiago Santos (Felipe Melo), Tchê-Tchê, Guerra e Hyoran.
Dudu e Willian. 

Você arriscaria uma escalação para o jogo da reabilitação desta noite?

COMENTE COMENTE COMENTE