Observatório Alviverde

04/05/2019

PALMEIRAS 1 X 0 INTERNACIONAL UMA VITÓRIA NA "BACIA DAS ALMAS"!



O Palmeiras jogou razoavelmente cerca de 20 minutos até abrir o marcador. 

Daí em diante recuou, atuou burocraticamente encastelado na defesa mas, menos mal, derrotou o Inter por 1 x 0.

Resumindo: 

Sem atuar bem e sem sofrer gols, o Palmeiras alcançou sua sexta partida sem sofrer gol no gramado do Allianz estabelecendo um novo recorde no estádio.

Mas, dentro de campo, (não vou enganar ninguém), a performance da equipe esteve fraca e a vitória sobre o Inter só ocorreu em face da excelente conduta do sistema defensivo comandado por Felipe Melo, outra vez, mais uma vez o melhor em campo.

O time -como de hábito- tão logo estabeleceu a vantagem, tentou jogar em contra-ataques sem ter jogadores dessa característica e para esse tipo de jogo, o que, per si, se constitui em um grande equívoco.

Ainda assim e embora tendo muito menos posse de bola do que o adversário em boa parte do priemeiro tempo e em toda a etapa complementar, o Palmeiras acabou criando quase a totalidade dos chamados lances agudos e, seguramente, pode-se dizer que não apenas mereceu a vitória como esteve -sempre- muito mais próximo de vencer.

Hoje não darei uma boa nota a Felipão em razão da mesmice tática da equipe e das alterações -todas elas- óbvias e desprovidas de qualquer caráter modificador na forma de jogar de um time dominado pelo adversário que pareceu-me voltado exclusivamente a defender e a manter o resultado.

Nessa circunstância a pergunta que faço é esta: "e se fosse o Inter que abrisse o marcador?".
O Palmeiras jogaria na espera?

Para encerrar quero deixar claro que, apesar da vitória, o time deixou muito a desejar e não rendeu, definitivamente, tudo o que sabe e pode. 

Culpa do esquema? Certamente que sim! 

Mas como alterá-lo se o Palmeiras foi campeão brasileiro da temporada passada utilizando-o, da mesma forma como não ganhou o Paulistinha e a Copa do Brasil porque foi garfado e não ganhou a Libertadores por pura infelicidade.

Em resumo: após 20 minutos de bom futebol o time deixou de jogar o que sabe e pode e (por que não dizer?) passou a preocupar  a sua torcida. 

Mas não tem sido assim sistematicamente com exceção de um ou outro jogo?

Num jogo em que a defesa esteve perfeita, o Palmeiras pecou no toque de bola pelo meio e em suas tentativas de armar os contra-ataques muito mais errou do que acertou.

O esforçado Deyverson (fez o gol da vitória), deu tudo de si e tem de ser colocado como a "personagem do jogo".

Mas o "craque do jogo", sem qualquer dúvida, foi Felipe Melo com outra apresentação espetacular e irrepreensível.

COMENTE COMENTE COMENTE 
PS: 
Na semana que vem estarei retornando a BH e este OAV voltará à normalidade. Abs (AD)