Observatório Alviverde

10/04/2014

SÓ FALTA AO PALMEIRAS UM RETOQUE ESTRUTURAL!



Muitos censuram o Palmeiras pelo fato de o clube não investir forte no mercado, a fim de montar um time mais expressivo, de primeira linha e ir para a cumeeira, para a cabeça dos diversos torneios e campeonatos que disputa.

De um ponto de vista teórico, o clube colocaria todas as suas fichas em jogadores de nome e talento, -do jeito que fez na época da Parmalat- e contrataria os melhores em cada posição, supondo que o retorno em campo e, principalmente na bilheteria e no marketing, seria suficiente para quitar o empreendimento e, ainda, sobrar um troco.

Não comungo com essa linha pensamento por um único motivo, aquele de não ser o futebol uma ciência exata! Ninguém pode garantir que a contratação dos "melhores", (conceito muito pessoal, vago e impreciso) seja sinônimo de títulos, conquistas e, principalmente, de faturamento.

Ademais toda a vez que o Palmeiras fez isso, fracassou. Lembro-me do time dos sonhos da década de 80 (só feras), insuficiente para vencer a Inter de Limeira em 1986.

Não discuto, porém, que o Palmeiras poderia ser um pouco mais ousado, investindo um pouco mais forte em alguns jogadores para as chamadas posições chaves.

Em meu entendimento, aplicando-se o raciocínio ao elenco atual, esses jogadores seriam:

a) um goleiro (Temos Prass, o melhor do Paulistão, mas precisamos de outro, à altura do titular)
b) um zagueiro experiente (Temos Lúcio o melhor do Paulistão. Precisamos de outro para compor a dupla) 
c) um armador categorizado (temos um, Valdívia, o melhor do país. Precisamos de outro, canhoto )
d) três atacantes diferenciados de características diferentes um do outro (temos Kardec) para a alternância..

Para as demais posições, o Palmeiras não precisaria investir tanto, já que o mercado é farto para laterais,(os nossos já estão recuperados mas precisamos de um pela direita), para zagueiros que compõem a defesa, para volantes de contenção e meias razoáveis, posições que, justamente, o Palmeiras, equivocadamente, mais contrata, (talvez por serem os jogadores dessas posições quase sempre os mais baratos)!

Ano a ano, temporada a temporada, o Palmeiras passa ao largo da contratação de atacantes e nunca dispõe de número suficiente de homens de área, sendo este um problema crônico que se repete indefinidamente. A falta de um substituto à altura para Alan Kardec, foi, inquestionavelmente, uma das razões fortes de termos perdido a vaga na decisão do Paulista, para o modestíssimo Ituano.

Entra diretoria, sai diretoria e o Palmeiras não consegue mensurar, avaliar ou aquilatar a importância da fartura de atacantes e de homens-gol para a construção de um time competitivo, o que só tivemos na vigência da primeira academia ou nos tempos da Parmalat.

Isso remete-me a uma decisão da Copa do Brasil perdida para o Cruzeiro em 1996 em que Miller recusou-se a jogar a final. O Palmeiras, à última hora,  foi buscar em Minas um jogador tosco, primário, de nome Reinaldo (não o Rei, que chegou a vestir a nossa camisa, outro)  recém saído da base!

Esse jogador foi um fiasco em campo, como eu previa e sabia que iria acontecer. O Palmeiras, leia-se Mustafá, que pouco entende de bola, e o malandríssimo Luxa, cairam no conto do centro-avante justamente porque o Palmeiras não se preveniu a tempo e hora, contratando homens de área!

Para que se tenha uma idéia, fiz um levantamento de 1950 aos dias de hoje e constatei que entre os quatro grandes paulistas, o Palmeiras é o clube que tem o menor número de artilheiros do Paulistão, sete, perdendo para o Cu-rintia que tem oito, para os bambis, que têm 12 e, principalmente para o Santos, em que Pelé sozinho foi artilheiro muito mais vezes do que todos os atacantes que o Palmeiras teve até hoje, isto é 11 vezes.

Há uma cultura doentia no Palmeiras, em deixar sempre para depois a contratação de atacantes, e os nossos dirigentes parecem não compreender que o objetivo fundamental do futebol é fazer gols e que time algum consegue fazer gols suficientemente, se não se dispuser de bons atacantes.

Desde 2008 não conseguimos fazer um artilheiro no Paulistão. O último foi Alex Mineiro com 15 gols! O Palmeiras sempre economiza, se encolhe e pechincha quando se trata de adquirir homens de área, e por isso, nunca os tem. É inacreditável!

Considerando-se a lista elaborada, o Palmeiras, no momento atual, carece de um reserva para Prass, mas a solução pode já estar em casa e, perfeitamente, ser Deola.

O zagueiro para compor a parelha com Lúcio, também pode estar no elenco, se o experiente Vitorino, ex-seleção uruguaia, conseguir voltar, fisicamente, bem!  Tomara!

Tiago Alves escalado erroneamente por Kleina para a lateral é uma incógnita porque, agora desentrosado, depende de uma melhor avaliação, embora possa, também, suprir as necessidades de elenco no banco de reservas!

Outra possibilidade é o recuperado Thiago Martins que pode e deve ter outras chances! Wellington tem, ainda, muito a aprender, mas só se aprende jogando! Ele está indo muito bem!

No meio de campo eu não espero nenhum milagre entre aqueles que compõem o atual elenco e seria bom se o Palmeiras pudesse contratar um canhoto para a inversão -se necessário- da tomada e angulação de ataque.Valdívia é destro! É preciso ter alguém para surpreender!

No ataque temos de aumentar o número de jogadores, mas com a obrigatoriedade de se ter ao menos um da qualidade ou, se possível, até melhor do que Kardec.

Douglas Tanque, -cuja contratação está sendo anunciada-, por seu porte físico e por sua condição de canhoto, teoricamente, em meu entendimento, pinta como solução!

Mas, na realidade, ele é, por enquanto, apenas, uma perspectiva, uma aposta que tem tudo para vingar. É preciso ver como ele se comporta  vestindo uma camisa de maior projeção do que a da Penapolense, a camisa de um time que tem a  mais exigente (às vezes a mais inconveniente) entre todas as torcidas brasileiras.

Conclusão: o Palmeiras tem uma base muito forte e o grupo, com reforços pontuais que nem precisam chegar de uma vez, e com pequenos retoques, tem tudo para armar um grande time e disputar com brilho o Brasileirão. Se vai ganhar ou não é outra conversa porque entre vinte, (quem sabe vinte e um clubes se a justiça determinar a entrada da Portuguesa), ao menos doze tem condições de sagrar-se campeãs!

Àqueles que continuam questionando Kleina eu os aconselho a colocar um paradeiro nas críticas e deixar o técnico desenvolver o seu trabalho de uma forma calma, tranquila e serena.

O verdadeiro palmeirense não é aquele que vai torcer para o time perder, simplesmente para que haja motivação para a demissão de Kleina.

De minha parte, não coloco Kleina como o técnico ideal e nem aposto que ele possa chegar ao título,  embora,- reconheça-se-, ele seja um técnico que, se vai mal em mata-matas, vai muito bem nos pontos corridos. Que o sistema vigente no Brasileirão possa ajudá-lo à ir pra cabeça da competição!

O grande problema nosso, -o maior deles- infelizmente, lamentavelmente, é o extracampo. Ainda que consiga mostrar um esquadrão  e seja o melhor entre todos do Brasil,  o Palmeiras sempre tem e terá obstáculos extras a ultrapassar definidos pelas ações nefastas e injustas -autêntica coação- dos homens do STJD, notadamente de seu "ínclito" procurador, a eterna perseguição das arbitragens e sobretudo, da maior parte da mídia, que apoia, convalida e trata como normal toda as manobras espúrias deflagradas contra o clube.

De qualquer forma, -noves fora a acidental eliminação da final- pelo bom futebol que o Palmeiras exibiu na maioria dos jogos do Paulistão, tenho a esperança de que cumpriremos um bom papel no Brasileirão!

COMENTE COMENTE COMENTE