Observatório Alviverde

05/02/2020

PALMEIRAS TEM DE COMEÇAR A SE CUIDAR AGORA OU PODE FICAR FORA DA DECISÃO DO PAULISTINHA!



Meus amigos, das duas, uma:  ou  nós palmeirenses consideramos o Paulistinha um torneio preparatório ou um campeonato importante. 

Por mais que se busque alternativas de definição, a realidade é que elas não existem e, nesse quesito, a torcida está dividida.

De minha parte, respeitando as demais opiniões, ficarei muito feliz se o Palmeiras levantar o título, mas não vou me preocupar se o time sequer se classificar às finais.

Se ocorrer isso, paciência! Não haverá o que fazer. Ao menos servirá de advertência!

O que se tem visto até agora é que, apesar da campanha apenas mediana do time palmeirense,   o Verdão (muito menos Luxa) verdade seja dita, ainda não encarou a competição com seriedade e o profissionalismo que se esperava. 

O problema maior, neste instante, é que o sistema de classificação, nos moldes como foi concebido, conspira contra o Verdão em um campeonato a que se chama "de tiro curto". 
 
Apesar de ser o quarto colocado no quadro geral, o Palmeiras corre riscos potenciais de não se classificar entre os dois melhores do Grupo B.

O time que mais somou pontos até agora foi o Santo André, do grupo do Palmeiras, que ganhou três vezes, perdeu uma e chegou aos 9 pontos, com um saldo de 2 gols. Belíssima campanha!

O segundo classificado, o Novorizontino, também é do grupo do Verdão e está invicto com 8 pontos ganhos e 4 gols de saldo. 

O terceiro é o SPFC, também invicto com 8 pontos e campanha semelhante ao Novorizontino, só perdendo a vice liderança mediante o saldo de gols, pois tem apenas 3 de superavit.

Registre-se que só esses três clubes somaram mais pontos do que o Palmeiras até agora,  no Paulistinha-2020. 

O Verde, no cômputo geral, é o 4º colocado até agora com 7 pontos,  2 vitórias e 7 gols de saldo.

E, no entanto, se a fase de classificação terminasse agora, o Palmeiras estaria fora da fase final superado em pontos justamente por Santo André e Novorizontino ambos de seu próprio grupo, o Grupo B. 

Os times que, assim como o Palmeiras, chegaram aos 7 pontos, empatam com o Verdão, mas perdem para ele nos critérios de desempate são estes. Comparem os números:

Do Grupo D,  Corinthians, 7 pontos, 2 vitórias e saldo de 4 gols.

Ainda do Grupo D, Guarani, 7 pontos, 2 vitórias e saldo de 4 gols.

Do Grupo A, Santos, 7 pontos e 2 vitórias, saldo de 1 gol.

 
De passagem:

Para mim não será nenhuma surpresa se São Paulo e Santo André, que se encontram domingo no Bruno José Daniel fizerem o famoso "jogo de compadres"!

Sorte a do Palmeiras que só se chegou ao meio das 12 rodadas previstas para a fase classificatória e é muito cedo para qualquer time correr riscos!

Naquilo que concerne e interessa ao Palmeiras, o time de Luxa jogará sábado, às 19,30H no Moisés Lucarelli contra a Ponte. A vitória é um quesito insubstituível na luta pela classificação!

Se o Palmeiras perder e o Santo André vencer os bambis, o Palmeiras começará a ficar longe da classificação.

Em caso de derrota palmeirense e vitória do Novorizontino que joga em sua própria casa contra o Ituano, a situação também se torna extremamente dificultosa para o time de Luxa;

Neste caso o Novorizontino iria para 11 pontos e o Palmeiras permaneceria com 7.

O remédio, então, é não poupar jogadores e ir pra cima dos adversários em busca da vitória.


Daqui até o final da fase classificatória, o Palmeiras, Santo André e Novorizontino fazem estes jogos:

Pela 5ª rodada, o Palmeiras enfrenta a Ponte sábado que vem , o Santo André recebe os Bambis domingo às 18 h no Bruno Daniel e o Novorizontino joga em casa contra o Ituano, às 16 h.

Pela 6ª rodada, domingo, 16/02, o Palmeiras recepciona o Mirassol no Allianz, o Santo André 
vai a Lmeira enfrentar a Inter no sábado, dia 15 às 19h  e o Novorizontino, também no sábado, mas às 16 horas, estará em Campinas para enfrentar o Guarani.

Já na 7ª rodada, na 5ª feira, dia 20, às 21,30 h, o Palmeiras recepciona o Guarani em sua arena.

O Novorizontino joga no dia seguinte,  6ª feira, no Jorge Ismael De Biasi,  recepcionando o Mirassol às 19,15 h.

Fechando a 7ª rodada, o Santo André enfrentará o Redbraga no domingo, 23, no Bruno Daniel às 16 horas.

Após esses jogos, o Palmeiras enfrentará, pela ordem, o Santos na Vila, a Ferroviária em São Paulo,  a Inter em Limeira,  o Corinthias na Arena deles e o Água Santa, na Arena Palmeiras.

O Santo André terá pela frente a partir da 8ª rodada,  o Corinthians na Arena Corinthians, o Oeste no Bruno José Daniel, o Mirassol na Alta Araraquarense, o Santos, em Santos e o Ituano, em Santo André. 

Já o Novorizontino, a partir da 7ª rodada, enfrentará os seguintes rivais:

A Inter em Limeira, o Corinthians em Novo Horizonte, a Ferroviária, em Araraquara, a Ponte Preta em Campinas e o Santos, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.

Vicê acredita que Santo André e Novorizontino manterão suas campanhas e tornarão dificil e problemática a classificação palmeirense neste Paulistinha?

COMENTE COMENTE COMENTE 

   PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)