Observatório Alviverde

23/01/2013

ATÉ QUANDO VAMOS TREMER EM DECISÕES?




O excelente time sub-20 do Palmeiras perdeu um jogo que, em condições normais, teria ganho, senão com facilidade, com naturalidade.

Não fosse o duelo de ontem contra o Peixe eliminatório e decisivo, o Palmeiras, com certeza, teria imposto a sua técnica mais apurada,  a sua maior experiência e a força de time de melhor conjunto da Copinha.

Querendo ou não os palmeirenses, nossos garotos assustaram-se com a camisa do Santos e com a tradição do adversário na competição, sem que ninguém os lembrasse de que eles vestiam uma camisa muito mais poderosa e muito mais vezes vencedora e consagrada.

Sou convicto de que, por isso, o Palmeiras encolheu-se, apequenou-se e entregou o jogo de bandeja, sem acreditar -nunca- em seu imenso potencial técnico, reconhecidamente superior ao do SFC.

A exemplo do que ocorre em ocasiões de decisão que envolvem o time profissional, o fator psicológico deve ter pesado. 

Os meninos não renderam, sequer, a metade do excelente futebol que vinham praticando desde o início da Copa São Paulo/2013.

A retrospectiva das confrontações entre Palmeiras e Santos, divulgada de maneira insistente e exaustiva pela mídia, também influiu no rendimento da equipe.

O Palmeiras, historicamente, já fora derrotado e eliminado pelo Santos em duas semifinais da Copinha e esta foi a terceira que perdemos, nas mesmas circunstâncias..

Um forte e inexplicável complexo de inferioridade aflora em nossas equipes em partidas decisivas, decorrentes, vamos ser sinceros, da tradição perdedora do Palmeiras, que o próprio Palmeiras vem cultivando, há anos, em múltiplas competições.

Estou convencido de que o time sub-20 santista, foi superavaliado e superdimensionado em sua potencialidade pela garotada alviverde, que enxergou uma caveira de chifres e pensou que era o diabo.

Há muitos anos não tínhamos times sub-20 melhores do que o Santos. Este ano foi diferente. Mesmo eliminado sub-20 do Palmeiras mostrou que é muito superior ao santista. Faltou autoconfiança!

Além do maior poderio técnico e individual, da maior experiência e maturidade, o jovem time do Palmeiras tinha pela frente um Santos mutilado, incompleto, com quatro ausências decorrentes de cartões e contusões.

O Santos teve como 'handicap' dificuldades para escalar o time e até para compor o banco, mas nem assim o Palmeiras soube aproveitar.

Será que não informaram os jogadores do Palmeiras dessa ocorrência, a fim de passar-lhes mais confiança? 

Por que o Palmeiras respeitou tanto o advesário sem impor seu jogo, como houvera feito nas partidas anteriores?

A diferença em campo entre as equipes, caracterizou-se pelo interesse em ganhar, pela postura, pela atitude, pela forma de encarar a decisão, fatores esses evidenciados, exclusivamente, pelo time do Santos.  

Luxemburgo sempre diz, impropriamente, no que é repetido pela mídia, que "o medo de perder tira a vontade de ganhar", mas não é bem assim.

Tendo medo ou não, todos desejam ganhar e têm gana pela vitória. 

O mais correto seria dizer que "medo de perder diminui a possibilidade de vencer"(AD).

Vejam se não foi isso que aconteceu ontem com a nossa equipe sub-20, vítima de um inesperado complexo de inferioridade!

Nunca foi tão fácil conquistar uma Copa São Paulo, e, no entanto, mais uma vez, menos pelos méritos dos adversários e mais pelas nossas deficiências, entregamos o ouro e deixamos de ganhar!

Sinceramente, foi mais uma derrota misteriosa, indeglutível, injustificável. Nem o Dr. Sigmund, vivo estivesse, teria condições de explicar, quanto mais eu! Apenas tento!

De qualquer forma, ao contrário do que disse Felipão, a safra, se não é excepcional é muito boa e estamos revelando inúmeros  jogadores, como nunca conseguimos revelar.

Se vamos ou não aproveitá-los em nosso elenco, como se diz aqui em Minas, "são outros quinhentos"!
 
==================

PALMEIRAS X OESTE




Jogo difícil, mas todos são difíceis.

Local: São José do Rio Preto, o que significa que o Palmeiras joga em casa.

Kleina, conservador, não anuncia novidades, apenas Maicon Leite no lugar de Luan que está pedindo pra sair. Ótimo!

Mas isso deveria ter ocorrido logo no primeiro jogo.

O Palmeiras não é time pequeno.

Tem partir pra cima dos adversários, atacar e procurar fazer gols.

Maicon Leite é a garantia de que vamos jogar ofensivamente.

O provável time:

DEFESA:
Prass, Airton, Ramos, Henrique e Juninho. 
É o melhor que temos!

MEIO CAMPO
Araújo, Souza, Wesley e Patrik Vieira ou Valdívia. 
Com Denoni no lugar de Araújo acertaríamos a marcação e a saída de bola.
Se Valdívia jogar acertaremos o time.

ATAQUE
Maikon Leite e Barcos.
É a nossa melhor alternativa ofensiva.

QUAL SERIA O TIME IDEAL PARA ESTA NOITE?

SERIA BOM QUE ENTRASSE O VALDÍVIA?

QUAIS AS NOSSAS CHANCES DE VENCER O OESTE?


COMENTE COMENTE COMENTE

====================

TELEVISÃO:

Assisti a metade do jogo aqui:
  
A outra metade, aqui!
 

Nem passei por aqui!
 

O PALMEIRAS PERDEU MAS NÃO ME ARREPENDI! 

 
ABAIXO A COBERTURA EXCLUSIVA!

QUEREMOS OPÇÕES PARA PODER MUDAR DE CANAL!