Observatório Alviverde

15/08/2022

O MAL QUE AS ARBITRAGENS E A MÍDIA PAULISTANA, A PIOR DO BRASIL, TÊM FEITO AO PALMEIRAS!

 

Não estou aqui para dizer que o Palmeiras será campeão brasileiro ou que está com as mãos na taça. Sou realista em minha análise.

Prefiro dizer que, além do time ser bom, a difícil vitória de sábado contra o maior rival associada a alguns resultados deste final de semana deram um bom impulso e encaminham o Verdão em sua luta pelo título.

Apesar dos favoritismos "técnico e numérico" da equipe e não obstante o "darma" e a realidade gloriosa em que vivem os palmeirense quero fazer uma advertência a Dona Leila: 

"... se ela e diretoria continuarem com a postura de submissão ao sistema, sem tomar atitudes e reagir com veemência antes e depois dos jogos apitados por árbitros que, tradicionalmente, adoram prejudicar o Palmeiras, o Verdão vai acabar ficando pelo caminho, tanto e quanto ficou na Copa do Brasil.

Não obstante o prejuízo seríssimo e a perda de alguns milhões causados por Klauss ao Palmeiras  quando do primeiro confronto contra o SPFC, Seneme, o diretor de árbitros, foi ousado e muito além do que supúnhamos ao escolher o árbitro do "derby"!

Sem ser cobrado ou importunado por quem quer que fosse do Palmeiras, escalou outra vez o próprio Klauss, que, tantas vezes, em passado remoto ou recente já havia prejudicado o Palmeiras.

Como a diretoria pôde aceitar passivamente, sem ao menos protestar via mídia contra esse  árbitro sabidamente faccioso, completamente despreparado para apitar o derby e a quem a torcida não tolera?

Pior! Findo o jogo com vitória magra e apertada do Palmeiras,vi e li elogios e mais elogios a Klauss, até de palmeirenses, sem entender porquê, já que ele merecia apenas críticas, reparos e contestações decorrentes de sua facciosíssima atuação! 

Vejam que, apesar de tudo o que aprontou no primeiro jogo da Copa do Brasil contra o SPFC, ele voltou a ser escalado em outro jogo do Palmeiras. Uma surpresa frustrante e negativa para a torcida.

Há bem poucos dias apitou o primeiro jogo SP X Palmeiras pela Copa do Brasil, premiando o adversário do Verdão com  t-o-d-o-s  os lances "in dúbio".

Seu maior erro foi aquele de recusar-se a consultar o VAR após o lance do gol que decidiu o jogo para o SPFC, cujo nascedouro (ficou provado) foi irregular por ter sido iniciado após uma falta pro Palmeiras. 

Klauss sequer cogitou a verificação do lance e deixou bem claro e evidente que ele não queria a reparação da irregularidade.   

O que dizer, então, da lei da vantagem em que (várias vezes) ele não deixou que o Palmeiras usufruísse para a sequência dos lances de velocidade que são o mais forte do time de Abel Ferreira?

Aliás, sempre que podia interrompia as jogadas com faltas e supostas falta. Para dissimular marcava muitas pro Palmeiras com o objetivo de parar o jogo e  impedir que o Verdão pegasse de surpresa a defesa adversária.

Aí vem o jogo contra o Corinthians e quem é escalado? O mesmo Klauss, com quem, no apito, o Palmeiras dificilmente vence e que houvera cometido todas as irregularidades adredemente citadas.

Estivesse Klauss atuando em um país de futebol sério, de imprensa séria, os órgãos competentes das confederações já teriam comunicado a sua suspensão antecipada dos campeonatos em que atua por facciosismo crônico e clubismo reiterado para uma consequente reciclagem .

Para ilustrar o que digo e para que todos possam mensurar a gravidade do que afirmo, lembrarei três lances cruciais do "derby" de sábado passado, através dos quais ele ajudou descaradamente o Corinthians.

Não sei se por ordem do treinador ou se por iniciativa dos jogadores, o Corinthians foi para o "derby" incluindo em seu plano de jogo o jogo violento nos minutos iniciais objetivando intimidar o time do Palmeiras, e, se possivel retirar de campo algumas de suas melhores peças.

Aos dois minutos o deslealíssimo Fausto Vera (tinha de ser um argentino), entrou em cima de Rôni de maneira violenta, acintosa e criminosa, dessas para tirar o adversário do jogo. 

Menos mal que Klauss tenha aplicado o cartão amarelo, mas a falta exigia expulsão direta e reta. Cadê que Klauss cumpriu a lei? E eu pergunto: fosse ao contrário e ele seria tão clemente e bonzinho?

Nem vou falar de outros lances, como aquela cotovelada do Fagner (acho que em Piquerez) e outros parecidos, alguns dos quais puníveis por cartão amarelo...

Falo de outro, aquele de Róger Guedes que entrou de sola para quebrar Gustavo Gomez e merecia, também, ser imediatamente expulso.

Nesse mesmo lance houve um segundo motivo para que fosse dado cartão a Guedes: pela primeira vez visualizo um jogador entrando na área do Var, assistindo à exibição do tape que mostra um lance dele junto ao árbitro. Mas cadê o cartão amarelo número dois, Klauss? 

Detalhe justificativo: O cartão referente à falta já havia sido mostrado. Pela invasão (inédita) em seguida à área do VAR, Guedes deveria ter sido expulso recebendo o segundo cartão amarelo.

Importante: 

"... Pela coincidência dos jogadores que os corintianos tentaram tirar do jogo via violência, dá para que se imagine que tudo foi pensado antecipadamente, tanto e quanto as tentativas de entradas excessivamente fortes em cima de Weverton visado ao choque, em todos os lances, na pequena área. 

O lance mais revelador do interesse que o árbitro parecia ter em prejudicar o Palmeiras ocorreu quase ao final do jogo, numa bola dividida por Rafael Navarro e um zagueiro do Corinthians que estava avançado à altura do meio de campo e tentando o ataque. 

Sem fazer falta e sem, sequer, tocar no corintiano, Navarro tomou-lhe a bola e quando partia, livre, para o gol com amplas chances de fazer o segundo, ninguém sabe como Klauss, perto do lance, teve a ousadia de apontar que Navarro houvera cometido falta sobre o jogador corintiano. 

Aqui, oh, que ele assinalaria perigo de gol, isto é, a falta, se ocorresse do outro lado!

Alguns desses espaços ditos midiáticos, para mim, antiprofissionais, (como está baixo o nível moral da imprensa brasileira) até mencionaram a falta, embora devessem ser todos porque foi lance crucial.

Só que não opinaram porque foi um lance interpretado da forma como Klauss sempre interpreta quando apita os jogos do Palmeiras, isto é, sempre pró adversário e o adversário de sábado era o Corinthians.

Tivesse o Palmeiras uma diretoria destemida, reclamaria à diretoria da CBF e representaria contra Seneme que, desde que assumiu o cargo de diretor de árbitros da CBF só escala árbitros viciados a prejudicar o clube que parecem não suportar e odiar, a SE Palmeiras.

Na TV o tal  Sandro Meira Ricci (que deixa transparecer ser corintiano fanático) deveria ser proibido de opinar em jogos do Palmeiras, pois se sabe, perfeitamente, o que ele vai dizer antes mesmo de ser anunciado em relação aos lances. 

De qualquer forma, creio que ele começa a entender que agora exerce a nobilitante função de analista, (ainda mais de arbitragem), que requer desapego a dogmas, simpatias, antipatias e clubismos.

Digo isso porque depois de tanto tempo em que ocupa um lugar na profissão e na Globo, ele emitiu, finalmente, um primeiro conceito favorável ao Palmeiras, ao dizer que não fora pênalti aquele lance em que a bola bateu no braço de Murilo cujos membros superiores estavam colados ao corpo. 

O Palmeiras, leia-se, Dona Leila, precisa crescer em cima de Seneme, cobrar dele a razão das inexplicáveis escalas de Klaus (2 vezes) de Daronco e Vuaden, árbitros que sempre apitaram, como o próprio Seneme, contra o Palmeiras!

Se, de forma antecipada, não forem tomadas as devidas providências, vou repetir porque é grave, o Palmeiras poderá ter o mesmo dissabor e a mesma frustração de uma arbitragem facciosa colocar abaixo o trabalho de tantos anos.

Vale, também, para a Libertadores! 

COMENTE COMENTE COMENTE