Observatório Alviverde

26/05/2020

A CARTA TESTAMENTO DE VARGAS ADAPTADA À SITUAÇÃO ATUAL VIVIDA PELO PRESIDENTE JAIR BOLSARO!


Vendo tantas injustiças e sacanagens daqueles que se julgam os donos do Brasil tentando derrubar um presidente eleito legalmente pelo povo, lembrei-me de um episódio ocorrido há 66 anos, da luta, da resistência, do suicídio e da carta-testamento de Getúlio Vargas.

Não há como estabelecer um paralelo ideológico nas duas situações, completamente distintas, pela própria diferença radical da maneira de pensar de Bolsonaro em relação a Getúlio.

Mas há que se registrar que do final dos anos 50s, em que Eurico Gaspar Dutra comandou a república, aos dias de hoje, nenhum presidente brasileiro -nem Jango ou qualquer outro-, teve contra si oposição mais odiosa e persecutória do que o Capitão Jair Messias Bolsonaro, um verdadeiro linchamento, e sem qualquer dúvida o maior da história da república brasileira.

Nem Getúlio Dorneles Vargas, que morreu cercado e isolado dentro do Palácio do Catete, antiga sede do governo Brasileiro, no tempo em que o Rio de Janeiro era a capital federal, obrigado a se suicidar. Nem ele, repito, sofreu tanto quanto sofre Bolsonaro.

Com as tropas adversas predominantemente da aeronáutica cercando o palácio, Getúlio estaria até lá até hoje se continuasse esperando pelo prometido resgate do General Zenóbio e seus soldados da elite  do exército brasileiro.

Para que se use um termo do "snooker" foi uma sinuca de bico com bloqueio de passagem da branca que meteram em Vargas,  justamente o que as mesmas "forças terríveis" (eu diria que os descendentes delas) estão fazendo com Bolsonaro objetivando encurralá-lo.

Do jeito que as coisas andam e a julgar pelos legislativo e judiciário podres que temos, espero que não!

Getúlio, para que não viesse padecer de remorsos e para não submeter-se à suprema desmoralização de uma deposição forçada suicidou-se para a estupefação de seus detratores e, ao final de tudo, venceu-os a eles todos impondo-lhe fragorosa derrota.

Os brasileiros que acreditaram em Bolsonaro, que votaram em Bolsonaro sabem, todos, que ele age com correção porque não fosse assim a grande mídia não o combateria com tanta veemência e da  forma como o combate.

Em razão disso o queremos vivo para que lute pelos interesses do país e de nosso povo.


A CARTA-TESTAMENTO DE VARGAS E JAIR BOLSONARO!


(sic)

Getúlio - "Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da minha morte. 
(Bolsonaro só não morreu em razão da dedicação dos médicos de Juiz de fora)


Getúlio -Levo o pesar de não haver podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. (Tudo do bom ou do melhor que Bolsonaro tentou fazer foi criticado pela mídia, rejeitado pelos adversários, barrado politicamente pelo legislativo e -pasmem- proibido pelo judiciário!


Getúlio -A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa. (Mas não é exatamente isso o que está acontecendo?)


Getúlio - Acrescente-se a fraqueza de amigos que não me defenderam nas posições que ocupavam, a felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês e a insensibilidade moral de sicários que entreguei à justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país, contra a minha pessoa. (Esta frase premonitória soa como que um vaticínio, como uma antevisão do governo de Bolsonaro. Os episódios protagonizados por Mandetta e, sobretudo, por Moro são descritos de uma forma límpida e clara pela carta do político mais popular e mais importante do Brasil de 1930 a 1952. Até em sicário -Adélio-  que em latim significa o homem da faca, ele fala)


Getúlio - Se a simples renúncia ao posto a que fui elevado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranquilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria ensejo para com fúria, perseguirem-me e humilharem.(Bolsonaro ainda não chegou a essa condição e tomaram, não chegue!)


Getúlio - Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. (Essa frase cai como uma luva e define a situação atual de Bolsonaro, abordando o papel sujíssimo da Rede Globo nesse processo)


Getúlio - Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. (Desse período gramatical a gente tem de colocar que, na comparação com Getúlio, Bolsonaro só não foi para a espiritualidade. De fato, o presidente não só tem combatido a corrupção como, também, luta para que o maligno isolamento horizontal seja interrompido. Essa situação vem degradando uma população cada vez mais desesperada que se encaminha para uma situação famélica.  Agora, anotem: tudo isto cairá por terra instantaneamente, se a Globo, os políticos, o judiciário et caterva consigam perpetrar o hediondo crime de derrubar o nosso presidente, com tentam fazê-lo ininterruptamente, desde que ele foi legalmente eleito pelo povo)

E conclúi a carta-testamento de Getúlio Vargas, escrita em 24 de agosto de 1954:


Getúlio - Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos! Existe alguém, hoje, no Brasil que esteja sofrendo mais do que o Capitão Jair Messias Bolsonaro?
Não tanto, sou convicto disto, pelas pancadas que vem recebendo da Globo, da Folha, dos políticos, do judiciário e dos inimigos do regime, mas por tudo aquilo que ele deseja implementar e fazer pelo Brasil, sem, no entanto consegui-lo!


Getúlio - Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus.Os brasileiros de bem e do bem aqueles que querem o melhor para o país e para o povo têm de lutar para evitar que outra vez o sangue de um brasileiro de estirpe volte a ser derramado em vão!


Getúlio - Agradeço aos que de perto ou de longe trouxeram-me o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde....Bolsonaro -é de sua índole- tem proferido muito a primeira frase, mas aquilo pelo qual agradece vale muito pouco no contexto tormentoso que o Brasil vivencia. É necessário mais, muito mais!
Espero que o povo dê uma resposta forte e imediata, sem mais filigranas ou delongas, erguendo e usando a clava forte, por estarmos ainda na plena vigência dos eventos, de suas intercorrências e consequências. Faz-se necessário um enfrentamento forte à súcia de maus prefeitos e de governadores desonestos que, não obstante o terrível drama por que passa o povo brasileiro, tem a desfaçatez de superfaturar o custo de tudo aquilo que tem de ser usado no tratamento do vírus, como remédios, máscaras, materiais médicos e, principalmente, respiradores e  hospitais de campanha! (AD)

Viram como a história se repete?

Quem quiser comentar e-mail-me:  

alcidesdrummond@yahoo.com,br