Observatório Alviverde

21/11/2018

PALMEIRAS 4 x 0 AMÉRICA MINEIRO . NINGUÉM SEGURA MAIS (espero) O VERDÃO, UM GRANDE CAMPEÃO!!


Apesar da goleada de 4 x 0, aplicada sobre o América Mineiro, o esperado grito "É Campeão", "É Campeão", "É Campeão", foi adiado para domingo no Rio de Janeiro contra o Vasco!

O PRIMEIRO TEMPO (Comentário escrito no intervalo do jogo)

Apesar de minha discordância em relação ao não aproveitamento de Felipe Melo, o novo time de Felipão foi muito bem.

Não que tenha jogado um futebol de excepcional, mas, ainda que sem jogar o que pode e sabe, dominou completamente as ações e esteve a pique de abrir o marcador diversas vezes.

O novo velho ou, com queira,, o velho novo time de Scolari, de um modo geral, melhorou em relação ao segundo tempo do jogo contra o Paraná, na medida em que teve muito mais posse de bola, tomou as iniciativas e criou N situações para marcar.

Tivesse o Verdão um centroavante superior ao limitado Borja e um meia que se apresentasse mais (até tem, Scarpa, suspenso) e o jogo já teria sido definido o confronto ainda neste 1º tempo.

Tiago Santos, que substituiu Felipe Melo, ao contrário do que se imaginava quando foi anunciado como titular, não cumpre as mesmas funções de Melo.

Joga como um líbero, às vezes à frente e outras atrás da zaga, como se fosse um terceiro zagueiro, muito mais preocupado em marcar do que em apoiar.

O mesmo comportamento teve Bruno Henrique embora atue um pouco mais à frente e de quando em vez arrisque e se apresente para o apoio e o arremate.

Lucas Lima, embora individualmente não esteja comprometendo e não esteja sendo tão omisso quanto no domingo contra o Paraná é um jogador que me faz ter saudades de Scarpa, igualmente técnico e categorizado, mas muito efetivo e objetivo.

Apesar, segundo a TV, de o Verdão ter chutado 14 vezes ao gol do América neste 1º tempo, contra nhum do adversário,  Palmeiras não fez um grande jogo neste primeiro tempo.

É óbvio que o time sente bastante falta da presença do líder em campo Felipe Melo, que além de colocar ordem na defesa, habilita os atacantes em lances de bola comprida.

Para o 2º tempo, eu sacaria Borja e colocaria Deyverson.

Em relação ao jogo creio que vai ser difícil, mas creio, firmemente, que o Palmeiras vai chegar lá...(AD)

O SEGUNDO TEMPO

Felipão, ontem iluminado, começou a ganhar o jogo a partir da saída de Borja, cuja atuação esteve abaixo do razoável.

Em condições normais ele retiraria o colombiano após mais dez ou doze minutos de bola rolando, como de costume.

Tenho certeza, porém, de que  gol perdido por Borja aos 45 do 1º tempo, foi a razão detonadora da antecipação da alteração para o intervalo. Via de regra, Scolari só mexe no time aos dez ou quinze minutos do 2º tempo.

A entrada de Deyverson no lugar de Borja, deu muito mais dinâmica ofensiva ao Palmeiras que começou a aproximar-se mais da área e a criar situações de arremate a gol, levando muito perigo à meta americana.

Ouso afirmar que com as seguidas deslocações e a volta constante para ajudar na marcação , Deyverson, impôs a sua correria e confundiu defesa americana tirando o sossego dos defensores fazendo tudo o que Borja não conseguiu fazer, até gol..

Sua enorme mobilidade passou a perturbar os zagueiros americanos e desfez completamente a até então incólume retranca de Givanildo.

O Palmeiras sem Borja e com Deyvrerson abriu o marcador logo aos 13 minutos do segundo tempo. 

Foi um lance em que Lucas Lima recebeu pela esquerda e cruzou ao rés do chão. Na tentativa de afastar, Messias chutou, mas a bola tocou em Luan e só parou dentro no gol. Verdão 1 x 0.

Os jogadores americanos, inconformados com a validação do lance, botaram a boca no mundo e exigiam que fosse marcado o impedimento de Deyverson, 

Mas como a arbitragem poderia apenar o Palmeiras se a bola, antes, chegou aos pés de Luan tocada por um zagueiro americano? 

O mais difícil era a abertura do placar. um objetivo que tardou, mas não falhou, embora tenha trazido muito desgaste ao time e intenso nervosismo e preocupação à torcida alviverde

O gol de abertura veio só se materializou após 60 (repito, por extenso, s-e-s-s-s-e-n-t-a)  expectantes, angustiantes e sofridos minutos em que o Palmeiras atacava, arrematava, concluía e insistia o tempo todo mas a bola não entrava.

Como se diz no interior, em cerca que passa um boi passa a boiada, e, foi a partir daí que virou cacos a defesa americana constantemente fustigada pelo ataque palmeirense. 

Ainda assim, há que se registrar que o America manteve o jogo aberto por outro quarto de hora, visto que o Verdão só voltou a pontuar aos 30 do 2º tempo.

Após suportar várias incursões ofensivas palmeirenses e de ter visto Willian perder uma boa chance  cara a cara com João Ricardo, o América acabou sofrendo o segundo gol. 

Foi uma jogada em que Dudu, após cruzamento de Mayke pela borda direita, apanhou um rebote dentro da área e tocou na medida para finalização precisa de William que redimiu-se da perda do gol a que nos referimos ocorrida alguns minutos antes.

Convicta da vitória, a torcida "que canta e vibra" iniciou uma festa no Allianz, indo ao êxtase os 32 minutos, quando Bruno Henrique lançou Dudu em profundidade e ele, partindo do meio de campo avançou tão velozmente que ao chegar na área americana constatou que nenhum companheiro o acompanhara.

Então, em vez de seguir para aproximar-se do gol, ele parou, viu a posição do goleiro e disparou um petardo no ângulo esquerdo do goleiro americano carimbando a pule da vitória. Verdão 3 x 0.

Àquela altura a torcida ainda que sem o registro justo, isento e merecido das câmeras globais (como eles são parciais e mesquinhos) fazia uma festa de imensas proporções e até gritava o "É campeão!"

A festa foi coroada em grande estilo quando Mayke cruzou da direita e Deyverson fechou o placar com uma cabeçada certeira e fez o coelho a cair de quatro. (AD)

=====================================
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 X 0 AMÉRICA-MG
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP) em 21/11/18

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Luiz H Souza Santos Renesto (PR)
NOTA 8 para o trio

Público: 39.429 torcedores Renda: R$ 2.615.582,46
Cartões amarelos: 
América-MG: Ademir, Ricardo Silva, Norberto, Christian, Matheus Ferraz e Leandro Donizete
GOLS: (Todos no 2º tempo)
PALMEIRAS: 
Luan, aos 13, Willian, aos 30, Dudu, aos 32, e Deyverson, aos 36 minutos.


TIMES:
AMÉRICA-MG: 
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; 
Christian, Juninho (Gerson Magrão), e Matheusinho (Robinho); 
Ademir (Leandro Donizete), Luan e Rafael Moura
PALMEIRAS:
Weverton: Não foi exigido. Soube sair jogando e comandar a defesa. NOTA 7,5
Mayke - Defendendo ou atacando, regularíssimo. Um dos melhores em campo. NOTA 8.
Luan - Pouca técnica, muita disposição. avançou quando pôde e até fez gol. NOTA 7,5.
Gustavo Gómez - Apareceu pouco para a torcida mas foi um esteio para o time. NOTA 7,5.
Victor Luis: Cumpriu função tática, defendendo muito e atacando pouco. NOTA 7,5.
(Moisés): Entrou no fim só para que Tiago Santos fosse ovacionado pela massa. SEM NOTA.
Bruno Henrique: Além de ajudar a defesa, foi o único volante que apoiou. NOTA 7,5.
Lucas Lima: Surpreendentemente, bem. Com Scarpa teria sido mais fácil. NOTA 7.
Willian - Tático, versátil, inteligente, moderno, fez até gol. NOTA 8. 
(Felipe Melo) - Só entrou para que também Dudu fosse aplaudido. SEM NOTA
Borja - Lutador, responsável, empenhado, interessado, esforçado, mas pouca bola. NOTA 5.
(Deyverson) - Deu nova dimensão ao time e ao ataque e até fez gol. NOTA 7,5.

PERSONAGEM DO JOGO:
Thiago Santos - NOTA 8,5.
Sem a obrigação de atacar, mas, apenas de defender, foi Thiago quem deu equilíbrio e estabilidade à defesa e, (viram?) liberdade para que Luan se transformasse em elemento surpresa e atacasse em muitos momentos do jogo.
Pode-se dizer que Thiago encarnou a garra palmeirense e, sem qualquer dúvida foi o jogador que mais lutou e se esforçou em campo, sem jamais se omitir.
Sua entrada alterou bastante a forma de jogar da equipe, que, antes, com Felipe Melo, se utilizava dos lançamentos longos e das viradas de jogo.
Com Thiago que não tem como ponto forte o lançamento longo, mas o toque curto, o time foi obrigado a sair de trás à base do toque de bola.
Como eu disse outro dia, por sua capacidade física acima da média e por sua versatilidade, Tiago provou novamente que é o reserva mais importante deste Campeonato Brasileiro.

O CRAQUE DO JOGO: 
DUDU - NOTA 9
Só não leva um dez em decorrência de ter demorado um pouco para assimilar as nuances táticas do jogo e começar rendendo o que pode e sabe..

A partir do momento em que se acalmou e esqueceu da ansiedade, arrebentou com o jogo.

Dudu, disparadamente, foi o melhor em campo e para coroar a sua extraordinária atuação marcou um dos gols mais bonitos deste brasileiro, disparando um petardo, à média distância, no ângulo esquerdo do goleiro João Ricardo.

Nenhum jogador, neste brasileiro, jogou melhor do que Dudu que, se não prevalecerem a politicalha, o clubismo ou qualquer outro fator alheio ao futebol na escolha dos melhores, ele será entronizado como "o craque do Brasileirão/2018.

TÉCNICO: LUIZ FELIPE SCOLARI - NOTA 8,5
Critiquei, antecipadamente, Scolari pelas novas mudanças introduzidas no time, mas, desta vez, ele acertou e eu errei.

COMENTE COMENTE COMENTE 
PS 
A partir da vitória de ontem, o Palmeiras, agora, só precisa de dois dos seis pontos que irá disputar para conquistar o Campeonato Brasileiro de 2018. 

A goleada aplicada  no América-MG (4 a 0) embora não definisse matematicamente o desfecho da  competição, propiciou ao Verdão dar outro passo decisivo rumo ao título.

O resultado manteve o Palmeiras com 5 pontos a mais do que o Fla que derrotou o Grêmio no Maracanã, mas eliminou definitivamente o Inter da rota da conquista pelo fato de o time gaúcho ter perdido em casa para o Galo.

Totalizando, agora, 74 pontos na tabela, o Palmeiras, que com os 4 x 0 sobre o América  sustentou a liderança isolada da competição, sabe que, nessas duas rodadas que restam e que antecedem o fim do Brasileiro, só pode ser alcançado pelo Flamengo  que tem 69.

Entretanto, para que o Verdão perdesse o título, seria necessário que perdesse para o Vasco, domingo que vem em São Januário e, para o Vitória na rodada final, em jogo a ser travado no Allianz Park. 

Paralelamente o Fla teria a obrigação de vencer (não pode sequer pensar em empatar) os seus dois últimos adversários, respectivamente o Cruzeiro em Belo Horizonte e o Atlético Paranaense em Curitiba.

Em hipótese ruim para o Verdão, se o Flamengo vencer os seus dois jogos derradeiros e o Palmeiras empatar um jogo e perder o outro, Fla e Verdão alcançariam 75 pontos, mas o título seria do Fla pelo critério de desempate do número de vitórias: Fla 22 x Palmeiras 21.

Se o Palmeiras empatar com o Vasco e com o Vitória, isto é, somar dois pontos ou vencer apenas um desses dois jogos, e somar 3 pontos, ficará com a Taça.

Embora eu saiba que tudo é possível no mundo do futebol, não creio, h-o-n-e-s-t-a-m-e-n-t-e, que os cariocas consigam sequer reverter as posições, quanto mais inverte-las como tanto precisam. (AD)

O PALMEIRENSE ESPERA QE CADA JOGADOR DO VERDÃO CUMPRA O SEU DEVER!


Foram 37 mil os ingressos vendidos antecipadamente para o Palmeiras x América desta noite. 

Não sei informar se ainda há entradas disponíveis, mas o número revelado dos "tickets" vendidos sugere que não,  porque os lugares já estão -todos- encomendados.

Por isso, quem dormiu no ponto e não garantiu o seu acesso de maneira antecipada, das duas uma: ou recorre ao ingresso do câmbio negro mediante preços estratosféricos ou não assistirá à decisão ao vivo, só na TV. 

Embora chateado, estou solidário com os milhares de palmeirenses que não assistirão ao jogo devido à lotação antecipada do Allianz.

Por outro lado, não posso negar que sinto a deliciosa sensação da popularidade e da força descomunal desse gigantesco clube do futebol brasileiro denominado Palmeiras,  pelo qual tenho a ventura, o prazer, o deleite, o regozijo, a alegria, e a subida honra de torcer.

As sequentes lotações do Allianz são o atestado irrefutável da grandeza e da força descomunal da "Leal", a torcida que canta e vibra, justamente aquela de maior poder aquisitivo do país.

Em suma, "uma torcida classe A" muito exigente, que na alegria ou na tristeza apoia lealmente  o time e não abre mão de cobrar forte a diretoria, o técnico e os jogadores nos momentos de crise, quesitos nos quais supera todas as concorrentes. Hoje, contra o Coelho vai ser assim! 

O Palmeiras x América desta noite, movimentará  a antepenúltima rodada do Brasileirão/18 e tem hora exata para começar, 21H45m... Com TV. Fechada, é claro!

Começará, como de hábito, tão logo seja executado aquele "hit"arrepiante que será entoado por 40 mil vozes, entre os pagantes, as gratuidades e os caronas,  o "Palmeiras meu Palmeiras".

E o jovem Allianz continuará se constituindo no único estádio do país em que o torcedor comprovadamente exulta, sente prazer e solta a voz a plenos pulmões quando é executado o Hino Nacional Brasileiro. Tinha de ser Palmeiras!

O mais interessante em relação a esse Palmeiras x América é que o jogo, que tem hora para começar,  mas encontra-se sob o agradável risco de não ter hora pra terminar.

Explico:

Se o Palmeiras cumprir sua obrigação e abater o Coelho (resultado normalíssimo)...

Se o Fla perder ou empatar no Rio para o Grêmio, (hipóteses possíveis)
Se o Inter perder ou empatar em casa para o Galo (também possível)

Se, enfim, essa lógica, exequível da tríplice combinação de resultados ocorrer (muito possível)...

 "o Verdão levantará o caneco hoje mesmo, dará a volta olímpica e irá festejar a conquista nos braços da massa!"

Nesse cenário, com 74 pontos garantidos e apenas mais duas rodadas a cumprir, o Palmeiras poderia até perder os seus dois jogos derradeiros (Vasco e Vitória) sem que Fla e Inter possam alcançá-lo.

O Fla, com 66 pontos, mesmo que derrotasse seus dois últimos adversários (Cruzeiro e Atlético PR) chegaria, no máximo, aos 72...

O Inter, com 65, mesmo que vencesse o Flu em casa e o Paranazinho (será em Londrina?)  chegaria a um teto de 71 pontos e sequer alcançaria o próprio Flamengo.

Viram como eu tinha razão quando afirmei que as previsões de título são cambiantes, mutáveis e se alteram de acordo com as rodadas? 

Se, por desventura ou acidente (domingo ocorreu um) o Palmeiras vier a tropeçar, ainda que seja mediante um simples empate, o quadro classificatório e as previsões se alteram radicalmente.  

É por isto que, de minha parte, eu prefiro aguardar o confronto e esperar quietinho e sem alarde, sempre pelo melhor. 

Parto, habitualmente, da premissa mais otimista de que o Palmeiras tem muito mais time do que o América, tem, melhores jogadores e joga em casa onde é o dono, o criador do cenário e o patrão do ambiente...

De quebra, como tem jogadores mais técnicos e experientes, o alviverde é muitos furos melhor que o adversário e, sem nenhuma dúvida o favorito natural do jogo

Observando o cenário lindo e o ambiente favorável, quedo-me tranquilo em minha convicção de outra vitória do Verdão, perfeitamente cônscio e consciente de que o Palmeiras de Felipão não vai estar para brincadeiras na noite de hoje e haverá de cumprir o seu dever.

Não quero emitir palpites e nem, tampouco, arriscar um resultado para o jogo de hoje. 

Sabem por que?

Os meus quase setenta anos de palmeirismo atuante e partícipe, ensinaram-me que nunca nada foi e nem é fácil para o Verdão.

Vou mais além e reafirmo o que digo há muitos anos:"o  Palmeiras, é o único clube do planeta que para ser campeão tem de ter um elenco, no mínimo, dez vezes melhor que os adversários.

Além de impor-se aos adversarios tem de -ao mesmo tempo- derrotar as confederações, as federações, os tribunais, os árbitros e a maior parte da mídia que, a cada dia, se revela mais lesiva, inimiga e "ondeira".

Em razão de tudo isso, ressalvada uma ou outra exceção como a poderosa segunda academia, lembro-me apenas de uma decisão em que o Palmeiras se impôs com grande facilidade.

Ocorreu em 2008, na decisão de um Paulistão, quando o Verdão de Luxa, Marcos, Cavalieri, Pierre,  Martinez, Kleber, Leandro, Valdívia e Alex Mineiro goleou  a Ponte por 5 x 0 após ter vencido a mesma Ponte no primeiro jogo  da decisão em Campinas por 1 x 0, gol do Gladiador. 

Embora o jogo desta noite não possa ser antecipadamente colocado na condição de decisivo, há que se reconhecer que possui uma aura decisiva, podendo influir na decisão, encaminhar na decisão ou a depender dos resultados de Fla e Inter, transformar-se na decisão.  

Sem equilibrar-me sobre o muro da indefinição quero dizer que estou levando fé e acreditando muito na possibilidade de o Palmeiras derrotar  o Ameriquinha esta noite, até com uma certa folga.

Se não rolar, ao menos é essa a minha expectativa! (AD)

FICHA TÉCNICA PROVÁVEL:
PALMEIRAS X AMÉRICA MINEIRO
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP) 4ª Feira 21/11/18
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Luiz H Souza Santos Renesto (PR)
(Gosto das ndicações dos paranaenses, árbitros sérios)

OS TIMES:
AMÉRICA-MG: João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, Leandro Donizete e Matheusinho; Ademir, Aylon e Rafael Moura
Técnico: Givanildo Oliveira
 
PALMEIRAS: 
Weverton -  Admito Weverton mas prefiro Prass om Jailson, mais completos e experientes.
Mayke - Tem de jogar muito, após o pálido jogo que cumpriu domingo contra o Paraná.
Luan - Falta-lhe segurança e estabilidade. Não me passa firmeza ou total confiança.
Gustavo Gómez - Sua volta era uma gritante necessidade. É o melhor zagueiro do Verdão.
Victor Luis  - Teria ter sido titular contra o Paraná. É melhor do que Diogo Barbosa,
(Diogo Barbosa) - Está saindo do time porque não jogou nada contra o Paraná.
Thiago Santos - Campo pesado,  deveria ter entrado no lugar de Moisés, não de Felipe Melo.
(Felipe Melo) - O melhor meio-campista de Felipão. Tem de jogar e ser titular sempre..
Bruno Henrique - Outro que deveria ter entrado de cara, como titular, contra o Paraná;
Moisés - Fora de forma física está comprometendo. Tem de ir para o banco de reservas.
Willian - Fora de forma física não vem rendendo tudo o que sabe e pode.
Borja - Se não for montado um esquema especial para ele não funcionará a contento.
Dudu - Uma andorinha solitária não faz verão, Precisa  melhorar nos jogos  decisivos do Brasileiro!
Técnico: Luiz Felipe Scolari


COMETE COMENTE COMENTE

En passant: 

ontem no "Fox Sports Rádio" o jornalista Fábio Sormani insinuou de uma forma muito clara e explícita, que a Crefisa tinha interesses paralelos em vários segmentos do futebol brasileiro, insinuando que a patrocinadora do Palmeiras ingeria e influenciava nos bastidores do futebol a fim de ajudar o clube.

Medindo as palavras, talvez sem provas ou sem coragem para externar os pensamentos que insinuava,  passou aos telespectadores a imagem de que a empresa interferia subrepticiamente em  setores ligados à bola forma favorável ao Palmeiras.

Não sou advogado formado, mas a escola da vida me ensinou que no caso em epígrafe o Palmeiras e a Crefisa poderiam, perfeitamente, abrir uma interpelação judicial contra esse jornalista a fim de que ele esclareça melhor o assunto. Nosso ilustre causídico Verde Insuperável pode esclarecer e indicar, talvez, o melhor caminho.

Quando ele mais insinuou do que declarou (faltaram-lhe peito, personalidade e provas) sobre o assunto, eu mesmo me senti enganado e ludibriado em minha boa fé ...

Se os fatos insinuados, efetivamente, existirem, isto é, de o Palmeiras precisar que a Crefisa invista financeiramente e de maneira ilegal e irregular  nos bastidores para o time ser campeão, eu mesmo, enquanto torcedor,  irei me sentir usado, ridículo e fazendo papel de palhaço.

Não é a primeira vez que esse torcedor de microfone santista (ele não consegue abordar um único tema ou assunto sem citar exemplos ou algo referente ao Santos FC), fanático, sectário, tendencioso e injusto, emite as suas diatribes contra o Palmeiras visando (não se sabe porquê) deslustrar-lhe os feitos e descolorizar-lhe as conquistas.

Para aqueles que não o acompanham na TV (A Fox Sports não está em todos os pacotes de TV por assinatura) basta que se diga que ele definiu o "bloqueio manual" do zagueiro do Paraná,  quase em cima da linha do gol, domingo passado contra o Palmeiras como um erro da arbitragem.

Sormani, hoje, é o inimigo midiático número dois do Palmeiras pois apesar de se esforçar muito nesse afã, só não consegue ser mais nefasto, maligno e peçonhento do que o decadente Juca do PT. 

Do mais alto de sua pretensão, arrogância e necessidade doentia de aparecer e ser diferente, ele  foi o único cronista brasileiro (entre os que vi, li e ouvi) que teve o desplante e a cara-de-pau  de afirmar que o bloqueio de volei do zagueiro do Paraná Clube, a um metro da linha do gol, utilizado para interceptar a passagem da bola e impedir o gol do Palmeiras não foi pênalti.

 (AD)