Observatório Alviverde

23/08/2020

PALMEIRAS 2X1 SANTOS. A MÍDIA, AS ORGANIZADAS E OS INCAUTOS QUE QUERIAM A DEMISSÃO DE LUXEMBURGO. AINDA QUEREM?

A limpa e indiscutível vitória sobre o Santos, desarma "c-o-m-p-l-e-t-a-me-n-t-e" os inimigos do Palmeiras que se escondiam em nossas próprias trincheiras, dispostos a aniquilar Luxa.  

Mas, estejam certos,  na primeira oportunidade voltarão à cena e tentarão, primeiro desqualificar e, depois, derrubar o competente treinador.

Os argumentos dos caras, isto é, seus sofismas parecem tão reais que conseguem trazer a dúvida até a palmeirenses como eu, daqueles que indicaram e recomendaram o treinador para o Verdão.

Em razão disso faço um apelo patético aos palmeirenses de bom-senso e que, de fato, amam o Verdão: "Deixem o homem trabalhar!"

AGORA QUERO DESTACAR O SEGUINTE:

Luxa segue sendo o estrategista que sempre foi, mas nem assim seus algozes da mídia, mancomunados com os doidivanas da mancha & catervas uniformizadas, tanto e quanto os despersonalizados "vão com as outras" da torcida comum, conseguem perdoá-lo pelos terríveis pecados de estar vencendo e de ser um vencedor. 

Na circunstância da continuidae de Luxa à frente do time e diante das perspectivas de uma excelente campanha que a simples presença dele já sinaliza, todos esses caras querem vê-lo pelas costas, humilhado, de malas prontas e com a carta de dimensão na mão.

Eles só não sabem que Luxa, além do grande profissional que, é tem uma estrela profissional          pujante, transcendente e luminosa, independentemente da enciclopédia tática que ele, conquanto não seja perfeito, também, o é...

Contra o Curica sua tática anulou Wágner o grande articulador do adversário, mediante uma postura especial da equipe que, aplicada em campo e mesmo sem jogar bonito, chegou ao título paulista desta temporada. 

Hoje, inesperadamente, ele entrou com Bruno Henrique, fortaleceu a parede do meio para o lado esquerdo da defesa e assim anulou Marinho, elemento criativo, desequilibrante e o melhor jogador do adversário. 

Quando, ainda  hoje (por necessidade) colocou Mayke no lugar de Marcos Rocha, ordenando que ele exercesse u'a marcação forte em Soteldo e só avançasse para o apoio "na boa", liquidou ofensivamente o rival, anulando os seus jogadores de criação. 

Além disso e de tudo, seu time jogou mais, infinitas vezes mais e melhor do que o Santos quase que o tempo todo do espetáculo. 

No entanto e apesar de tudo, tenho certeza de que seus desafetos  darão prosseguimento ao autêntico trabalho de sapa ora em curso, fazendo tudo para derrubá-lo.

Independentemente dele acertar ou não, de errar ou não, de trabalhar bem ou mal e de ser feliz ou não nas substituições e até nos resultados, tudo promete seguir igual,  porque o enredo dessa farsa nunca foi de ordem técnica e nos restritos limites da bola, mas, exclusivamente, pessoal.

Aí eu pergunto: quando irá acabar essa hipocrisia, essa falta de sensibilidade e até de caráter de alguns grupelhos que, pensando mais em si do que no clube, insistem em demitir um técnico recém-campeão e invicto há nove jogos?

A grande questão é esta: até quando vão continuar em conluio com a parte podre da mídia que vive alegando que o time ganha mas joga feio e mal? 

Por que e para que? 

Jogar bonito  não é e nunca foi condição "sine qua non" para que um time ganhe os títulos que dispute. Como dizia um dos "monstros sagrados da transmissão esportiva do Brasil" o saudoso mestre e palmeirense Enio Rodrigues Caraçi da Rádio Bandeirantes dos bons tempos, "o que vale é bola na rede!"  

Essa frase é a síntese de tudo, mas muitos fingem não aceitar porque aquilo de futebol feio ou de mau futebol não é real e, de um ponto de vista prático, é apenas um pano de fundo, uma desculpa, para derrubar o treinador.

Para os idiotas da estética e do futebol arte eu indico u'a modalidade denominada "Free-Style" que representa o ápice da habilidade com uma bola de futebol, um local onde até Falcão, aquele do Futsal, não passa de um aprendiz!

Dito isto quero deixar claro que não estou tentando impedir, nem mesmo restringir as críticas tático-técnicas contra Luxa, até porque as críticas construtivas podem vir a se constituir numa ajuda substancial visando ao aprimoramento do técnico e do time. Ninguém, nem Luxemburgo, é isento de críticas ou o dono da verdade! O que não pode existir é maldade, como vem ocorrendo.

De minha parte considero Luxa, muitas vezes, teimoso, obstinado e fora do prumo! Querem um exemplo? A insistência com Lucas Lima, não se sabe a título de que! 

O time perde muito com a lentidão desse atleta, extremamente moroso, que lateraliza demais as jogadas e tem estreita visão de verticalidade, justamente aquilo que Cláudio Coutinho chamava de "ponto futuro".

O fato, porém, de eu discordar -por exemplo- da titularidade de Lucas Lima e considerar que existem melhores alternativas no elenco, não significa, necessariamente, que eu esteja com a razão e ele errado, ou que eu considere Luxa um técnico fraco, demodê, ruim e incompatível ou que eu esteja reivindicando sua saída.

No caso em questão, por questões de racionalidade, razoabilidade e até de caráter, devo reconhecer que Lucas Lima, ontem, melhorou ainda mais de produção em relação às partidas anteriores em que já apresentara progressos. 

Registre-se que, pela primeiras vez em dezenas de jogos ele ficou em campo até o final do jogo, fato que evidencia e  realça que, aos olhos de Luxa, ele cumpriu integralmente (e bem) as suas funções.

Mas não pensem que torci ou torço para que Lucas Lima jogue mal e, com isso, justifique as minhas críticas...

Ao contrário, torço para que ele acerte em campo, arrebente com o jogo, leve o Palmeiras às vitórias e que eu esteja sempre completamente errado em minhas previsões. 

Se vier a dar certo o reaproveitamento desse atleta, (parece que se encaminha para tal) serei forçado a reconhecer que o errado sou eu e não Luxemburgo. 

Terei então honestidade e humildade -não são virtudes mas obrigações- suficientes para voltar atrás do que disse e admitir a titularidade de Lucas Lima, cuja contratação (não tenho vergonha em admitir, recomendei, apoiei e elogiei !

COMENTE COMENTE COMENTE  


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2X1 SANTOS

Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Dia/Horário: 23/08/2020, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos SP)
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Luiz Adriano, Rony e Gabriel Silva (PAL);                      Felipe Jonatan, Alison e Diego Pituca (SAN)
Cartão Vermelho: Alison, 47' do 2º Tempo (SAN)

GOLS: 

Palmeiras: Luiz Adriano, 46' do 1ºTempo (1-0), Ramires (contra), 2' do 2ºTempo  (1-1), Patrick de Paula, 27' do 2º Tempo (2-1)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, 27'1T), Luan, Gustavo Gómez, Diogo Barbosa; Gabriel Menino (Gustavo Scarpa, 24'2T), Bruno Henrique (Ramires, Intervalo), Patrick de Paula, Lucas Lima; Rony (Willian, 14'2T) e Luiz Adriano (Gabriel Silva, 24'2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SANTOS: João Paulo; Pará (Madson), Lucas Veríssimo, Luan Peres, Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca (Jobson, Intervalo), Sanchéz (Marcos Leonardo); Soteldo, Marinho (Tailson) e Kaio Jorge (Lucas Braga). Técnico: Cuca.


PALMEIRAS X SANTOS REEDITAM HOJE O MAIS CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS DO FUTEBOL DE SÃO PAULO.

O que vou dizer aqui é lógico, histórico, aferível, constatável...

Prova, de maneira cabal, que o Palmeiras, de longe, é o clube mais importante do futebol paulista.

Para quem não acredita basta um olhar isento em relação aos clássicos do estado

O de maior público: Palmeiras x Corinthians.

O de maior rivalidade: Palmeiras x Corinthians.

O mais conhecido: Palmeiras x Corinthians.

O que mais provoca brigas entre os contendores: Palmeiras x Corinthians.

O que mais causa polêmicas: Palmeiras x Corinthians.

O mais badalado e comemorado: Palmeiras x Corinthians.

O mais conhecido fora do Brasil.

Importante: se alguém duvida do que estou dizendo, pergunte ao Vampeta!!! 

Quando o falso palmeirense PVC quis, na TV, forçar Vampeta a dizer que o maior clássico paulista era Curica x Bambis, levou uma enquadrada do baiano em pleno ar.

Vampeta disse que ele estava ficando louco e que não tinha nem comparação entre as rivalidades e que um Corinthians x São Paulo ele considerava, apenas, um jogo difícil, mas normal. 

Foi bom demaaais ver PVC enfiar a viola no saco e recolher-se aos seus "de cór". 
Meninos, ninguém me contou, eu vi!

E, no entanto...

O clássico mais carregado de maldade, ódio e inveja é o Palmeiras x São Paulo. Sabem por que?

A história revela que os bambis já tentaram inúmeras manobras escusas contra o Verdão entre as quais tomar-lhe o patrimônio e o próprio estádio. 

O SPFC foi o clube que mais trabalhou e se esforçou no sentido obrigar o Palestra a mudar de nome por estar de olho -constantemente- no patrimônio do rival. 

Na época da guerra, acuado politicamente por causa do nome e sem alternativas, o Palestra Italia virou Palmeiras, mas quis o destino que aquele Palestra forte e vencedor fizesse seu derradeiro jogo na qualidade de líder e morresse líder contra o São Paulo e o novo Palmeiras fizesse o primeiro jogo contra eles e se tornasse campeão.

No episódio conhecido como "Arrancada Heróica" o Verdão venceu os Bambus na decisão de 1942 com uma "surratunda" de 3 x 1 que provocou uma conveniente fuga de campo dos adversários para que não sofressem uma goleada porque o quarto gol, de pênalti, era iminente.

Assim, o Palestra morreu líder e o Palmeiras já nasceu Campeão!

Os bambis jamais perdoaram o Palmeiras por essa humilhação, até pelo sonho que sempre alimentaram e jamais alcançaram, de se tornar a segunda força popular do Estado de São Paulo.

Nem as péssimas performances do Palmeiras em determinadas épocas, vítima medíocres administradores e nem o bombardeio midiático contínuo via sórdidas campanhas de esvaziamento, nem as pesquisas constantes desprovidas de lógica, senso e sentido,  impostas sistematicamente pelo mentiroso Data Folha, nada disso conseguiu alterar aquilo que todos sabem de cor e salteado: 

"O Palmeiras, sem favor algum é, d-i-s-p-a-r-a-d-a-m-e-n-t-e, a  segunda força popular do Estado de São Paulo, conquanto, do ponto de vista da importância, seja a primeira". 

Querem a prova?

Perguntem a corintianos, sãopaulinos e santistas qual é o time que mais os incomoda entre os grandes paulistas e do qual mais gostam de ganhar? 

A maioria esmagadora, superior a 90%,  responderá, imediatamente, que é o Palmeiras. Até os santistas dirão!

E, no entanto, o clássico dos clássicos do futebol bandeirante sempre foi Palmeiras x Santos.

Da era Pelé aos nossos dias nenhum outro clássico paulista tem mais charme e beleza e do que um Palmeiras x Santos que eu reputo como sempre e invariavelmente o melhor e que eu reputo como "o  clássico dos clássicos".

Um Palmeiras x Santos é sempre um jogo de muita luta, de disputa renhida, de muito empenho e esforço, mas que não perde jamais o seu "glamour" de  clássico dos clássicos. 

Ah, vocês querem mais adjetivos para qualificar o clássico dos clássicos?  Ei-los: 
encanto, fascínio, sedução, atração, atrativo, beleza, elegância, feitiço, formosura, graça, magnetismo, simpatia.

A propósito, lembro-me muito bem de um SANTOS 7 x 6 PALMEIRAS em 1958 que, seguramente, foi o maior jogo da história do futebol brasileiro.

Forneço a ficha técnica ressaltando que morreram três pessoas em face da emoção transmitida pelo "clássico dos clássicos":

Local: Pacaembu – São Paulo (SP) pelo Rio/São Paulo de1958

Público: 43.068   Renda: Cr$ 1.676.995,00 Juiz: João Etzel Filho

GOLS:  

SANTOS: Pelé 21', Pagão 25', Dorval 32', Pepe 38', 45' + 1', 83' e 86' – 

PALMEIRAS: Urias 18' e 79', Nardo 26', Paulinho 61' (p), Mazzola 64' e 72'

ESCALAÇÕES:

 SANTOS: Manga; Hélvio (Urubatão) e Dalmo; Fioti, Ramiro e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Pagão (Afonsinho), Pelé e Pepe. Técnico: Lula 

PALMEIRAS:  Edgard (Vitor), Waldemar Carabina e Édson; Formiga (Maurinho), Valdemar de Fiúme e Dema; Paulinho, Nardo (Caraballo), Mazzola, Ivan e Urias. Técnico: Oswaldo Brandão.

Quando haverá novamente um clássico como esse? 

SERÁ HOJE, NO MORUMBI, SEM  PRESENÇA DE PÚBLICO?

NA VERDADE A HISTÓRIA MOSTRA DE MANEIRA BEM CLARA E EXPLÍCITA QUE PALMEIRAS E SANTOS SEMPRE FORAM OS PROTAGONISTAS MAIS CATEGORIZADOS DO FUTEBOL PAULISTA! 

SÓ ELES CONSEGUEM FAZER O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS!

COMENTE COMENTE COMENTE 

PS 

Quem quiser abordar apenas os temas do jogo de hoje, pode fazê-lo livremente!