Observatório Alviverde

17/03/2022

PALMEIRAS DE ABEL FERREIRA TEM ESTA NOITE NO DERBY, ÓTIMA CHANCE DE MOSTRAR QUE É O MELHOR!


O Palmeiras x Curica desta noite será no Allianz e o retardamento do jogo deveu-se à participação palmeirense no Mundial. 

De minha parte quero dizer que considero o "derby" o maior clássico interclubes do Brasil, o mais imponente, o mais lendário, o mais motivado e o mais equilibrado do que qualquer outro disputado, do Oiapoque ao Chuí.

Uma pena que a TV (sobretudo a Globo) movida por interesses inconfessáveis (via de regra os piores), tenha tentado sempre colocar um limite na importância desse clássico, tratando-o como inferior a Bambis x Curica, a Santos x Bambis, a Santos x Bambis e a Flamengo x Curica, raramente providos de "pushing" pegada e disputa, quanto mais de rivalidade. 

O fato, meus amigos, sem medo de incorrer em erros, transmito-lhes o que aprendi em mais de um século anos de observação do futebol brasileiro, é que o Palmeiras é o clube que protagoniza os maiores clássicos contra a maior parte dos clubes brasileiros, clássicos esses sem concessões, sempre eivados de rivalidade e competividade, fato esse que se explica por outros dois fatores muitíssimo visíveis: 
1) O Palmeiras, entre todos os clubes, é o maior vencedor do futebol brasileiro 
2) O Palmeiras é, também, o maior protagonista, isto é, é o clube que mais tem vitórias sobre os adversários (mais de 95% deles) como nenhum outro tem.

Vou além. De que clube paulista as torcidas Curicana e Bambi nunca admitem perder?  Qual o clube que provoca mais crises e mais trocas de treinadores ao Curica e aos Bambis ou ao Santos em caso de derrota? 

Pergunte a um corintiano a um sãopaulino ou a um santista, quantas vezes seus clubes mudaram de treinador após perderem clássicos para o Verdão!

Quando se analisa o Palmeiras em face dos demais clubes do país, uma das primeiras coisas que passam pela nossa lembrança é o fato de clubes brasileiros se recusaram a vender jogadores ao Verdão mesmo a preços maiores? 

O derby desta noite tem um pouco de tudo isso, até as costumeiras simpatia e torcida escancaradas da mídia contra o Palmeiras. 

Para essa gente até  jogando o fino da bola e estando invicto, o time palmeirense é criticado, censurado, menosprezado, nunca merece as vitórias obtidas e é acusado de "só estar invicto por estar jogando na retranca".

Na retranca ou fora dela, nada me importa senão a campanha primorosa que o clube vem realizando até agora e que fosse de qualquer outro grande paulistae seria considerada modelar e extraordinária.

Mas nós, palmeirenses, já aprendemos a lidar com isso, a ponto de criar uma frase alusiva a tanta sem-vergonhice da parte da mídia que com raras exceções é um antro de clubismo desenfreado e de defesa de interesses clubísticos, 

A frase é, justamente, esta:

"O Palmeiras é igual à clara de ovo. Quanto mais a mídia bate no Verdão ele mais ele cresce"!

Mas não tem sido assim, no decorrer da história?

Horário, transmissão, arbitragem, prováveis escalações: os dados de Palmeiras x Corinthians

Data: 17 de Março de 2022, quinta-feira;
Horário: 20h30 (de Brasília);
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP;
Árbitro: Marcelo Delgado Candançan;
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira;
VAR: José Claudio Rocha Filho, Fabricio Porfirio de Moura e Ana Paula da Silva Oliveira          

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Cantillo), Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gustavo Mosquito e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

Transmissão:

– YOUTUBE 
– PAULISTÃO PLAY (aplicativo de streaming da FPF);
– PREMIERE (pay-per-view).

COMENTE COMENTE COMENTE