Observatório Alviverde

07/08/2016

NÃO DISSE QUE O FLAMENGO IRIA CHEGAR? O URUBU CHEGOU!



Lembram-se de quando eu alertei que o Flamengo corria -desapercebidamente para o público e para os leigos- em direção à liderança do Brasileirão? 

Estava escrito, não nas estrelas, mas nos sonhos, delírios e desejos da CBF, da RGT e de parte ponderável da mídia brasileira fora do estado de São Paulo!

Recordam-se de quando eu cravei que muitos prejuízos infligidos contra o Palmeiras objetivavam indiretamente a beneficiar também o Fla, clube preferido da CBF, da mídia e sustentado pela RGT? 

Inopinadamente, sem que qualquer cidadão concebesse ou pudesse ter imaginado que ocorresse, o time carioca ressuscitou entre os mortos, levantou-se da campa, ressurgiu das cinzas, sacudiu a poeira, deu a volta por cima e é o novo líder do Brasileiro.

Responda rápido (não é assim que recomendam os testes?)!

Qual clube foi detonado a fim de que o time da RGT pudesse chegar onde chegou? 

Simplesmente o Palmeiras que disparou à frente do Campeonato mas foi punido injustamente por não fazer parte dos planos políticos da CBF e dos planos de marketing dos globais.

Pode-se dizer, sem medo de errar, que interessava à súcia mafiosa que domina o futebol brasileiro o fracasso e o desencaminhamento do time do Palmeiras sem que, em momento algum, essa camorra houvesse se importado com tamanho do investimento do Verdão!

Isso tudo foi obtido por tantos e seguidos erros de arbitragem, sem os quais o Palmeiras já teria pavimentado o caminho do título e a esta altura já estaria transitando altaneiro e sem companhias pelo roteiro da conquista! 

Infelizmente o amadorismo (para que não se diga cabacismo) continua preponderando no departamento de futebol palmeirense entregue a alguém que, na prática, é amador.

Se o Palmeiras houvesse questionado as arbitragens desde as primeiras "sacanagens" e repelido com estardalhaço e rigor tudo o que fizeram com o clube, certamente teria revertido os dolorosos quadros iniciais e não perderia todos os pontos que deixou de conquistar por dolo comprovado de tantos sopradores.

Certa vez, ainda na década de 80, a propósito de reiteradas omissões e acovardamentos de diretorias do Palmeiras em face do mesmo problema das arbitragens, doença crônica que perdura até hoje e da qual o clube não consegue -nunca- se livrar, o então comentarista da Rádio Bandeirantes, Sérgio Cunha cunhou (sem trocadinho) a seguinte frase:

"O Palmeiras é o único clube do Brasil cujos dirigentes tomam no c.. com dignidade e sem apresentar reações".

Em vez de ir pra briga franca, direta e exposta os dirigentes palmeirenses têm, por tradição, se acovardar, recorrendo, exclusivamente, à anti-funcionalidade da diplomacia, ou, como fizeram Mattos e Nobre, ao envio de "devedezinhos denunciantes" que nunca serão vistos e jamais considerados serão por ninguém!

De que adianta mostrar as imagens dos esbulhos ao insensível Sr.Corrêa que já provou por a+b que não gosta do clube?

Informar Del Nero para quê e a título de quê, se ele anda muito mais preocupado em sobreviver como presidente da CBF? 

Ou o presidente que diz ser palmeirense não sabe nada dessas coisas que acontecem há tempos, tanto e quanto tantas outras figuras ligadas à cumeeira do futebol nacional?

Essas atitudes, próprias de uma diretoria ingênua e boazinha demais, infelizmente não funcionam, sobretudo quando se constata, claramente, que o Palmeiras também tem sobre si o imensurável peso do desprezo e da depreciação midiática! 

Os dirigentes palmeirenses têm de parar com a chamada guerra de trincheiras e partir decididamente para as agressiva das batalhas corpo a corpo! Só elas, efetivamente, resilvem! A diplomacia palmeirense -faz tempo- já mostrou-se incompetente e não resolve nada! 

Em suma, é preciso reagir! "Já chega de tanto tomar no c... com dignidade!!

Um catarinense apita o Palmeiras x Vitória desta tarde no Allianz. Gosto da indicação, menos pelo árbitro a quem não conheço, mas por sua procedência.

Como ninguém é perfeito, eu, com todos os defeitos que possam ter, sou mais simpático às indicações de árbitros sulistas.

Via de regra, eles têm muito mais personalidade tanto e quanto são menos influenciáveis do que a maioria oriunda de outras regiões, não obstante os Simons da vida que, como assombrações, aparecem de vez em quando na trajetória do Palmeiras e fazem com o clube tudo o que ele fez.

Bráulio da Silva Machado, aspirante à Fifa, será coadjuvado por seus dois coestaduanos, Nadine Schramm Câmara Bastos, da Fifa e Helton Nunes, também aspirante. O árbitro assistente, será o paulista Vinicius Forlan.

Embora eu esteja satisfeito com a indicação dos três "barrigas-verdes" indicados para a mediação de Palmeiras x Vitória, faço esta ressalva que, imagino, reflita fielmente a filosofia da CBF de Del Nero, de Corrêa e de tantos outros dirigentes e resumida na seguinte frase:

"Aos amigos (Curica, Bambi, Fla e Sardinhas), tudo! Aos indiferentes e aos inimigos, leia-se ao Palmeiras, na impossibilidade de prejudicá-lo mais do que já prejudicamos, imponha-se, agora, o rigor draconiano da lei.

Em relação ao jogo deste domingo as 16 H contra o Vitória na Allianz Arena, o Palmeiras deve ter todo o cuidado embora ciente de sua imensa superioridade técnica e individual.

Como já sentiu inúmeras vezes na própria pele o dissabor de derrotas doídas para o time baiano, o Palmeiras tem de estar sempre atento para a possibilidade da ameaça de zebra.

Da mesma forma, tem de se cuidar porque o Vitória mantém sempre times de boa qualidade capazes de surpreender ainda que não estejam tão bem na tabela e atuando fora de seus pagos. 

Na campanha dos times neste Brasileiro, Palmeiras e Vitória jogaram 18 vezes e fazem hoje o jogo que fecha o primeiro turno.

O Palmeiras, (depois de Flamengo 2 x 1 Atlético Pr e antes do jogo das 11 H em BH entre América e Santos), está em 3º lugar com 33 pontos, perdendo para o Santos no saldo de gols, 16 a 14 e superando o Curica 14 a 13.

O Vitória tem 22 pontos e está em 13º lugar

O Palmeiras ganhou 10 vezes, empatou 5 e perdeu 3. O Vitória ganhou 5, empatou 5 e perdeu 7.

Palmeiras x Vitória em São Paulo fecha o turno para os dois times, e, consequentemente, o próprio Campeonato dia 04 de dezembro.

Os últimos resultados da equipe parece que esfriaram um pouco o ânimo da torcida e a última notícia a respeito das vendas, dá conta de que apenas 25 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, muito longe de outros jogos até com equipes de menor expressão que o Vitória.

O time que eu escalaria?

Jailson (por antiguidade e experiência, 

João Pedro (o único lateral direito de ofício que o Palmeiras tem), 

Thiago Martins, (não deveria ter saído do time) 

Vitor Hugo (o melhor zagueiro do time)
 e 
Egídio (com metade do aparato de cobertura que Cuca proporciona a Zé Marcha-a-ré, o jogador do futebol brasileiro que mais recua a bola pra defesa. Ou vocês sabem de outro? 

Detalhe: saco Zé pelo que deixa de fazer e pelo sacrifício tático que sua presença impõe ao time. Individualmente, na restritíssima e antiquada função de lateral que não apoia ele está bem. O problema é o sacrifício imposto ao time.

Thiago Santos tem de ser titular absoluto e seria o meu primeiro volante.

O segundo, Gabriel (se estiver bem) ou Jean (chega de improvisações. Jean, ótimo volante  não é um lateral eficiente e não sabe fazer a passagem!

Tchê Tchê mais à frente e fechando o quarteto com Moisés. Dudu precisa reencontrar a forma e o modo de jogar mas pode entrar no decorrer do jogo!

O ataque pode ter dois jogadores rápidos Róger Guedes e Eric se revesando nos dois flancos para confundir a defesa, com Róger mais pela direita e Eric mais pela esquerda.  

Esse time pode dar-se ao luxo de jogar com Barrios ou com outro centro-avante especialista fazendo o pivô pois, com João Pedro e Egídio (com a cobertura decorrente do quadrado de meio de campo) são especialistas nas passagens e nos cruzamentos!

Mas sabem quando Cuca tentaria um time assim, abrindo mão de sua "política de grupo"?

NUNCA!

COMENTE COMENTE COMENTE