Observatório Alviverde

27/01/2013

RENEGADOS UM, O RETORNO!





Não sou contra Kleina tentar o reaproveitamento dos "renegados- repelidos" Amaro, Patrik e Capixaba.

Na atual conjuntura do Palmeiras e em pleno Paulistão, os três são perfeitamente, aproveitáveis, encaixáveis...

Não apenas em razão do elenco minguado e da recorrente falta de peças até para compor o banco.

Principalmente pelo nivel técnico limitado do campeonato estadual.

Se o Palmeiras lhes paga os salários, por que não aproveitá-los na atual circunstância de elenco reduzido?

Que o aproveitamento seja emergencial, mas possa servir como uma segunda chance aos três jogadores, agora dentro de um esquema de jogo mais racional do que aquele de Felipão.

***

Capixaba, dos três, é o mais fraco! Não aposto nele! 

Não acredito que venha a render satisfatoriamente, suficientemente para conquistar a confiança de Kleina, ao ponto de ganhar um lugar no elenco. Em todo o caso, vou esperar...

***

Amaro é um zagueiro jovem, de boa estatura, resoluto, forte, mas com algumas deficiências técnicas, principalmente em relação ao posicionamento, ao jogo aéreo e a saída de bola. Lembremo-nos, porém, que chegou a fazer boas partidas em nossa zaga.

Motivado e bem orientado, dentro de uma dinâmica de jogo diferente daquela de Scolari, tem condições de compor elenco desde que tenha humildade, se proponha a aprender e que o Palmeiras tenha alguém superior a ele para a titularidade...

***

Patrik, castrado em suas melhores características por Felipão, obrigado a exercer trabalhos táticos de volante de contenção, incompatíveis com as suas características, entre os três, é aquele que pode vir a se tornar um jogador aproveitável.

Lembro-me bem de Patrik, estrela do Palmeiras B, artilheiro da equipe, jogador promissor de quem muito se esperava, mas que submergiu e soçobrou em um "tsunami"de mediocridade chamado "era-Felipão", talvez o  maior da história do Palmeiras, de 1914 aos dias de hoje.

***

Vivemos uma fase de transição em que os investimentos, como manda a prudência, virão, apenas e tão somente, após o novo presidente equacionar e direcionar a situação financeira do Palmeiras, sabidamente caótica.

Neste hiato, entre a posse e a data em que Paulo Nobre terá em mãos um balancete completo da atual situação do clube, não creio que o Palmeiras anuncie novos nomes.

Isto é ruim porque estamos no limiar da Libertadores 2013 e não haverá tempo hábil para a ambientação, introdução, entrosamento e ajuste de possíveis contratados, ao time que está sendo montado para a competição.

Que não se assustem vocês, mas a Libertadores tem início em exatos 18 dias e a competição seguirá o seu curso implacavelmente, em espaços que irão se tornando cada vez mais apertados.

Menos mal que não teremos nesta primeria fase equipes de maior tradição na competição.

Muitos consideram o chaveamento palmeirense fácil, mas não é bem assim.  Trata-se de um grupo muito complicado.

***

O Sporting Cristal é um time peruano e o futebol do Peru melhorou demais nos últimos tempos. 

A cada ano que passa, as equipes brasileiras, principalmente jogando em Lima, vem encontrando mais dificuldades para vencer.

O Libertad é um time presidido por (leia-se, propriedade, de) Leoz o presidente da Conmembol, e é bastante protegido no quesito arbitragem.

O terceiro adversário deve ser o Tigres da Argentina, mas se for desclassificado pelo venezuelano Anzoátegui teremos de enfrentar uma equipe perigosa do emergente futebol bolivariano. 

Em relação ao Tigres, desnessário se torna qualquer advertência, pois trata-se de uma equipe argentina.

Ademais, os recentes acontecimentos da decisão contra o São Paulo vão ser transferidos para o Palmeiras, que terá de arcar com o ônus das supostas agressões dos seguranças sãopaulinos sobre os jogadores argentinos.

Outro elemento complicador, o mais importante entre tantos outros que podem ser citados, é o fato de, a uma quinzena do início da competição, o Palmeiras não ter um time pronto, apenas esboçado, e já sem tempo para uma preparação mais acurada e mais adequada de uma equipe competitiva.

Pode-se dizer que, em termos de Libertadores, ao menos nesta fase inicial, o Palmeiras será, apenas e tão somente, um livre atirador (embora a torcida não pense assim)  e o que vier, em termos de bons resultados e classificação, será computado como lucro.

A grande realidade é que não nos preparamos convenientemente para iniciar a Libertadores e estamos tentando estancar os furos de nossa embarcação, com o barco em movimento.

Talvez por isto que Brunoro tenha dito que a prioridade um do Palmeiras é voltar para a Série A.

TABELA DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES
14/2 - Palmeiras x Sporting Cristal
28/2 - Libertad x Palmeiras
6/3 - Deportivo Anzoátegui ou Tigre x Palmeiras
2/4 - Palmeiras x Deportivo Anzoátegui ou Tigre
11/4 - Palmeiras x Libertad
18/4 - Sporting Cristal x Palmeiras


***
HOJE, NO PACAEMBU,
PALMEIRAS X PENAPOLENSE

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X PENAPOLENSE
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/ hora: 27/1/2013, às 17h
Árbitro: Fabio de Jesus Volpato Mendes
Assistentes: Daniel Luis Marques e Vitor Carmona Metestaine
PALMEIRAS: Fernando Prass; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos, Juninho, Márcio Araújo, João Denoni, Wesley, Maikon Leite, Barcos. Técnico: Gilson Kleina.
PENAPOLENSE: Marcelo; Alex Travassos, Jailton, Biro, Rodrigo Biro, Liel, Anderson Carvalho, Neto, Guarú, Fio e Viola. Técnico: Edison Só

É a primeira vez que a Penapolense joga no Pacaembu.

O Palmeiras vai tentar a segunda vitória, novamente com Valdívia no banco, mas com entrada no time garantida para o segundo tempo.

FALE SOBRE A ESCALAÇÃO DO VERDÃO E O QUE VOCE ESPERA DO JOGO!

COMENTE COMENTE COMENTE
 

***

Aos que não corcordam com a minha tese e